Comércio de Juazeiro estará fechado no feriado de 2 de Julho, informa Sindilojas

O Sindicato do Comércio Varejista de Juazeiro (Sindilojas Juazeiro) informou que o comércio da cidade estará fechado na próxima quarta-feira, 2 de julho, data em que se comemora a Independência da Bahia.

De acordo com o sindicato, apenas os supermercados poderão funcionar, com horários especiais definidos por cada estabelecimento. O funcionamento deve seguir as normas trabalhistas vigentes, incluindo o pagamento de horas extras e o fornecimento de alimentação aos funcionários convocados para o expediente.

O Sindilojas orienta os consumidores a se programarem com antecedência para evitar transtornos e destaca que o fechamento do comércio está previsto em convenção coletiva.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Sindilojas Juazeiro, por meio dos canais oficiais.

O dia 2 de julho é oficialmente reconhecido como feriado estadual na Bahia, em comemoração à Independência da Bahia, data magna do Estado. A Constituição Estadual (Art. 6º, § 3º) estabelece que essa data é uma celebração cívica obrigatória em todo o território baiano.

Em 2025, o 2 de julho cairá numa quarta-feira, e o feriado remete à vitória final das tropas brasileiras sobre os portugueses em 2 de julho de 1823

Mônia Ramos – Jornalista
Ascom

Prefeitura de Petrolina divulga esquema de trânsito para o Forró da Espora e Missa do Vaqueiro neste fim de semana

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), estará presente neste fim de semana para garantir a segurança e a fluidez do trânsito em dois eventos importantes para a cultura e a tradição petrolinense: o Forró da Espora, que acontece na noite deste sábado (28), e a tradicional Missa do Vaqueiro, no domingo (29) pela manhã.

Para o Forró da Espora, que será realizado no Estádio Paulo Coelho, a AMMPLA implementará um esquema especial de trânsito a partir das 18h deste sábado (28). Haverá interdição parcial da Rua Félix Pinto (Centro), para organizar o fluxo de pedestres e veículos. Além disso, o estacionamento será proibido na lateral do Estádio, visando deixar livre a via e garantir a segurança dos participantes. A população deve buscar estacionamento em ruas adjacentes ou utilizar transportes por aplicativo.

Já no domingo (29), a Missa do Vaqueiro, a mais antiga de Pernambuco, reunirá fiéis e a comunidade na Orla da cidade. Para assegurar a tranquilidade do evento e a segurança dos vaqueiros e dos animais que acompanham a celebração, a AMMPLA informa que haverá proibição de estacionamento e do fluxo de veículos na Porta do Rio, desde as primeiras horas da manhã até o final dos festejos. Os condutores devem ficar atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito que estarão no local. A medida visa garantir o espaço necessário para a celebração e a segurança de todos os presentes.

Texto: Irislane Pacheco

Sesc Pernambuco abre seleção para 12 municípios

O Sesc Pernambuco está com seleção aberta para profissionais interessados em trabalhar na instituição. São 27 vagas para contratação, além da formação de cadastro de reserva. As inscrições são online e seguem até as 15h do dia 30 de junho, de forma exclusiva pelo site sescpe.org.br.

As oportunidades estão distribuídas em 12 municípios do estado: Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Surubim e Recife. A capital pernambucana também contará com formação de cadastro reserva.

As vagas contemplam diferentes áreas de atuação, como administrativa, contabilidade, nutrição, lazer, arquitetura e cultura. As oportunidades são para atendente de copa e cozinha; cozinheiro; garçom; assistente administrativo; operador de som e audiovisual; desenhista técnico de arquitetura (Cadista); instrutor de atividades artísticas (música) e instrutor de recreação; analista administrativo; analista contábil; analistas culturais; nutricionista, além de professores de audiovisual, de dança, de literatura, de música e de teatro.

Como se inscrever – Para participar da seleção, é necessário acessar o site do Sesc, pelo https://sescpe.org.br e clicar na aba “Sobre o Sesc”. Em seguida, na área “Trabalhe Conosco”, que vai direcionar para a página de carreiras da instituição. Lá também estão disponíveis os descritivos de cada vaga, detalhamento das etapas seletivas, além de informações sobre salários, benefícios e políticas e regulamentos de contratação.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Seleção Sesc Pernambuco

Data: até 15h de 30 de junho de 2025

Inscrições: https://sescpe.org.br

Mais de 3 mil atendimentos marcam o compromisso social da Prefeitura no São João de Petrolina

O São João de Petrolina é, além de grandioso e vibrante, uma celebração do cuidado, da empatia e da inclusão. Todas as ações sociais desenvolvidas durante o evento integram o Programa Petrolina Acolhe, da Prefeitura de Petrolina, desenvolvido através da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Foram aproximadamente 3.300 atendimentos ao longo dos festejos, com destaque para o acolhimento das crianças filhas de ambulantes e catadores no Stand Social, o espaço garantiu cuidado, recreação e segurança para 98 crianças enquanto seus responsáveis trabalhavam. Além disso, 2.826 crianças foram identificadas com pulseiras de segurança, assegurando mais tranquilidade às famílias que participaram da festa.
Entre as iniciativas voltadas à acessibilidade, três ações se destacaram: o Lounge da Acessibilidade, com 30 vagas por noite mediante inscrição prévia; a Área PCD, de acesso livre e estrutura adaptada no pátio; e a primeira edição do Forró da Acessibilidade. No Lounge, pessoas com deficiência e seus acompanhantes desfrutaram de um ambiente reservado e confortável, com equipe de apoio e localização privilegiada. Já a Área PCD garantiu visibilidade para os shows, segurança e banheiros adaptados, permitindo uma experiência inclusiva e segura. A Vila São Francisco também foi palco de um momento inesquecível: o Forró da Acessibilidade. O evento emocionou o público ao reunir diversidade, respeito e alegria em uma celebração única, com destaque para a apresentação dos alunos da APAE, que homenagearam o vaqueiro nordestino com dança e sensibilidade.
No compasso do forró, a campanha “São João Sem Violência” também ocupou um lugar especial nas noites de festa levando informação, orientação e acolhimento para o enfrentamento à violência contra a mulher. Diariamente, equipes sensibilizaram o público sobre a importância da denúncia, distribuindo material informativo e divulgando os canais oficiais da rede de proteção. A ação fortaleceu o sentimento de segurança entre as mulheres, ampliando a rede de cuidado em meio à celebração.
Com um total de 3.247 atendimentos, a Prefeitura de Petrolina mostrou que fazer o melhor São João do Brasil também é garantir que todos tenham o direito de viver a festa com alegria e dignidade. Em cada sorriso acolhido, em cada gesto de cuidado, fica a certeza de que celebrar, em Petrolina, é também cuidar.
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Deivid Menezes

Especialista do HU-Univasf alerta sobre riscos de lesões nos olhos durante os festejos juninos

Época festiva mais esperada no Nordeste, o mês de junho é marcado por fogueiras acesas e fogos de artifício. As fogueiras reúnem as pessoas, enquanto os fogos celebram e anunciam o início das festividades. Embora sejam símbolos do São João, ambos podem representar riscos à saúde ocular, provocando desde irritações até queimaduras térmicas nos olhos.
O oftalmologista Francisco Ferraz, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh), ressalta que “os danos mais comuns causados pelos fogos de artifício incluem conjuntivite, ceratite, presença de corpos estranhos na superfície ocular, além de queimaduras decorrentes da explosão dos artefatos”.
Em casos mais graves, os estilhaços de pólvora ou fragmentos lançados com força pela explosão dos fogos podem comprometer estruturas importantes do olho. “Esses traumas podem causar lesões profundas e até irreversíveis no globo ocular”, destaca Ferraz.
A fumaça das fogueiras também merece atenção. A exposição direta pode provocar sintomas como vermelhidão, lacrimejamento, ardência, sensação de areia nos olhos, embaçamento da visão e dor. “É importante evitar o contato próximo e prolongado com a fumaça. Caso ocorram sintomas, recomenda-se lavar os olhos com água corrente em abundância e utilizar colírios lubrificantes, prescritos por um médico, para alívio”, orienta o especialista.
Outro ponto de atenção nas festas juninas são as brincadeiras com objetos pontiagudos, especialmente entre crianças. “Esses objetos podem causar traumas diretos nos olhos, levando a lesões leves ou graves, que afetam desde a pálpebra até a córnea e a esclera. Por isso, é essencial supervisionar as brincadeiras e evitar o uso de itens pontiagudos”, aconselha o oftalmologista.
Lesões oculares mais graves, como queimaduras ou traumas que afetam a integridade do globo ocular, podem causar perda visual imediata e dor intensa. Esses casos geralmente estão associados a acidentes com explosões ou impactos diretos.
O que fazer em caso de acidentes com fogos de artifício ou faíscas?
A primeira medida é lavar os olhos com água corrente limpa, de forma abundante. “Se os sintomas como dor, lacrimejamento, sensação de corpo estranho ou embaçamento visual persistirem após a lavagem, é essencial procurar atendimento médico de urgência”, reforça o profissional.
Ferraz também alerta para os perigos da automedicação. “Usar colírios ou outras substâncias sem orientação médica pode agravar o quadro. Além de não tratar o problema, isso pode mascarar os sintomas e atrasar a busca por atendimento especializado. O ideal é procurar um oftalmologista o quanto antes”, finaliza.

Em Nota Oficial, Prefeitura de Juazeiro informa que terá Ponto Facultativo nos dias 23 e 24

A Prefeitura de Juazeiro informa que foi decretado ponto facultativo nos dias 23 e 24 de junho (segunda-feira e terça-feira), no âmbito da Administração Direta e Indireta do município, em decorrência das comemorações do São João.

Os serviços públicos essenciais, cuja prestação não admita interrupções, seguirão funcionando normalmente. A população que necessitar de atendimento de urgência ou emergência poderá procurar a UPA, a Unidade Pediátrica/UPED, ou o SAMU, que funcionam em regime de plantão 24 horas.

Unidades Básicas de Saúde/UBSs
Os postos de saúde, da sede e do interior, funcionarão da seguinte forma: Quinta 19/06 (feriado de Corpus Christ) – Fechado/ponto facultativo; Sexta-feira 20/06 – Fechado/ponto facultativo; Segunda-feira 23/06 – Fechado/ponto facultativo; Terça-feira 24/06 (São João – feriado municipal) – Fechado. A Secretaria de Saúde/Sesau reforça que o atendimento será retomado normalmente a partir da quarta-feira (25), em todas as UBSs do município.

Já os demais setores deverão cumprir o expediente dos dias facultados por compensação de jornada, com acréscimo de uma hora diária, a ser regulamentado por Instrução Normativa da Secretaria de Administração do Município. A Secretaria de Administração tomará as medidas necessárias para assegurar o fiel cumprimento da Portaria GAB/PGM Nº 202/2025. A decisão acompanha o decreto estadual de nº 23.763/2025.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a valorização das tradições culturais e com a organização administrativa que assegure a continuidade dos serviços públicos essenciais.

Ascom PMJ

Feriado de São João altera serviço de coleta de lixo domiciliar em Petrolina

Na próxima terça-feira (24), feriado de São João, o serviço de coleta de lixo domiciliar será suspenso em Petrolina. A medida, prevista no calendário oficial da limpeza urbana do município, visa garantir a segurança dos coletores e evitar danos causados pelas fogueiras tradicionais da data.

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU) reforça o pedido para que os moradores não coloquem lixo nas calçadas durante o feriado, a fim de evitar que os resíduos sejam espalhados por animais. O serviço será retomado normalmente na quarta-feira (25), a partir das 7h, conforme cronograma estabelecido, atendendo tanto a zona urbana quanto a zona rural da cidade.

Durante o ano, a coleta é interrompida apenas em três ocasiões: no dia 1º de janeiro (Confraternização Universal), na Sexta-Feira da Paixão e no feriado de São João.

Compesa lança campanha “Quita Fácil” para regularização de débitos

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa lança, a partir do próximo dia 16 de junho, a Campanha Quita Fácil 2025, oferecendo aos clientes condições facilitadas para a negociação de débitos em atraso. A ação segue até o dia 31 de julho. Entre os benefícios oferecidos, desconto de 100% em juros e multa para pagamentos à vista, que podem ser feitos com boleto, PIX, ou parcelado em até 21 vezes no cartão de crédito, proporcionando ainda mais agilidade e comodidade para quem deseja quitar seus débitos de forma imediata. A campanha é aberta a todos os clientes Compesa com contas vencidas, inclusive os inscritos na Tarifa Social Pernambucana e na Tarifa de Vulneráveis.

O Quita Fácil ainda oferece a opção de parcelamento em até 60 vezes sem juros direto na fatura (desconto de 50% sobre juros e multa), com entrada mínima a partir de R$ 50,00, permitindo que o cliente regularize a sua situação de forma mais acessível. Essa facilidade abrange, inclusive, quem já realizou algum acordo anterior, mas não conseguiu concluir os pagamentos.

Segundo o gerente de Arrecadação da Compesa, Bruno Lisboa, a campanha foi estruturada para garantir mais flexibilidade na negociação de dívidas. “Nosso objetivo é facilitar o acesso dos clientes à regularização de seus débitos, com opções  acessíveis e adaptadas à realidade financeira da população”, afirma.

A negociação pode ser feita presencialmente, nas lojas de atendimento da Compesa, ou por meio dos canais digitais:

Site da Compesa (www.compesa.com.br): o cliente deve acessar a área “Negociação de Débitos”, realizar o login, visualizar os valores pendentes e escolher a melhor proposta;

Aplicativo Compesa: após o login, basta acessar o ícone “Negociação de Débitos” e seguir as instruções;

Atendimento presencial: disponível em todas as lojas da Compesa, onde os atendentes estão preparados para apresentar as condições da campanha.

Caravana das Juventudes da SCJ-PE leva serviços de cidadania para a RMR

A busca por cadastro no ID Jovem, pela emissão de carteiras de identidade e de segundas vias de certidões de registro civil, além do encaminhamentos para vagas de emprego, foram alguns dos serviços mais procurados na Caravana das Juventudes, da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), que nesta terça-feira (10) aportou no Instituto JCPM, na capital pernambucana, para levar cidadania e acesso às políticas públicas à população jovem.

A Caravana é uma ação itinerante da SCJ, em parceria de diversas Secretarias Estaduais, por meio do Comitê Intersetorial de Políticas para as Juventudes, que leva do litoral ao sertão do estado um ambiente inclusivo e de acesso ampliado aos direitos básicos das juventudes, visando o fortalecimento da participação social e o incentivo do protagonismo juvenil.

“O Governo de Pernambuco entende que é importante e necessário garantir cidadania à sociedade como um todo. E, neste sentido, a Caravana chega aos municípios como um espaço de prestação de serviço e de acolhimento. Nestes espaços, a juventude é ouvida e impulsionada a reconhecer os seus direitos e o seu papel como parte ativa na transformação das políticas públicas e, consequentemente, das suas realidades”, pontuou a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.

A funcionária do Instituto, Karla Valeska Santos, deu entrada na primeira via do RG da filha, Maylla Emanoella, de apenas 9 anos, e comemorou a realização da Caravana. “Facilitou muito minha vida, porque não tenho tempo de ir nos outros espaços, como o Expresso Cidadão, para dar entrada na carteira de identidade da minha filha”, disse Karla.
O momento contou, ainda, com atendimento dos Programas Atitude e Mães de Pernambuco; com a emissão do Passaporte de Turismo de PE; orientações sobre IST`s; além de orientações para a confecção de currículo profissional, encaminhamento de vagas de emprego, orientação ao empreendedor e oferta de cursos pelo Qualifica PE.

Fotos: Luiz Fesari/SCJ-PE

Governo de Pernambuco propõe novo Programa Especial de Recuperação de Créditos com benefício direto aos contribuintes

O Governo de Pernambuco encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) Projeto de Lei Complementar, que institui um novo Programa Especial de Recuperação de Créditos (PERC). Com lançamento planejado para julho, o programa traz uma proposta mais robusta e abrangente que a do Dívida Zero, aprovado pela Alepe e implementado em 2023, e amplia significativamente as possibilidades de regularização de débitos com o Estado.
De acordo com a governadora Raquel Lyra, com o novo PERC, Pernambuco irá reforçar a arrecadação de forma sustentável, sem abrir mão da escuta ativa aos contribuintes e do incentivo à regularização espontânea, assegurando recursos para fortalecer os serviços públicos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.
“O nosso governo é um aliado dos contribuintes. Para Pernambuco continuar crescendo e avançando, como tem acontecido desde 2023, investimos nas áreas sociais, na infraestrutura do Estado, na segurança pública e também na justiça fiscal, que é disso que trata o PERC. Estamos de mãos dadas com a população, facilitando as condições de pagamento dos contribuintes pernambucanos e atuando firmemente para que as mudanças necessárias ao desenvolvimento do nosso Estado continuem ocorrendo”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O novo programa oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para pagamentos à vista, além da possibilidade de parcelamento em até 120 meses. Também permite o uso de créditos acumulados de ICMS — inclusive, não limitado às matrizes e filiais — para a quitação de débitos tributários. Pela primeira vez, o programa inclui créditos não tributários, possibilitando a adesão de contribuintes com pendências em órgãos do Estado, na forma disciplinada por seus titulares.
Outro ponto de destaque é a regularização de débitos relacionados à taxa de prevenção e combate a incêndios dos últimos cinco anos, agora respaldada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STD) que reconheceu, em março, a constitucionalidade da cobrança por serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros (Tema 1.282).
REESTURUAÇÃO – O envio do projeto ocorre em um momento estratégico de reestruturação institucional da Secretaria da Fazenda. A governadora promoveu a reestruturação da pasta, que por meio do Decreto nº 38.744/2025 criou a Diretoria de Conformidade Tributária, órgão voltado à promoção de uma cultura de conformidade voluntária e à melhoria da relação entre o Fisco e o contribuinte. A nova abordagem fundamenta-se na orientação, transparência e no incentivo ao cumprimento espontâneo das obrigações fiscais.
“Esse programa é um instrumento que alia justiça fiscal com eficiência arrecadatória. Mais do que recuperar créditos, buscamos construir uma relação mais equilibrada com o contribuinte, pautada no diálogo, na confiança e na previsibilidade. O programa dialoga com a nova estrutura da Sefaz, que reforça nosso compromisso com uma administração tributária moderna, transparente e próxima da sociedade”, afirmou o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula.
Foto: Yacy Ribeiro/Secom