Residencial Vivendas recebe primeira edição do Bora Petrolina em 2025

A Prefeitura de Petrolina retorna com os serviços e ações do “Bora Petrolina” no ano de 2025. O evento, que já está em sua 13ª edição, será realizado no próximo sábado (22), das 8h às 13h, na Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada na rua F, no Residencial Vivendas, e vai atender os moradores do Condomínio Vale do Sol, Residencial Monsenhor Bernardinho, Vale das Esmeraldas e Topázio, além do Residencial Vivendas 1 e 2.

Com mais 180 mil atendimentos em diversos bairros, na zona rural e área irrigada do município, o “Bora Petrolina” vai disponibilizar diferentes serviços nas áreas jurídica, saúde, social, além de recreativa e esportiva. Entre os serviços na área jurídica, a comunidade vai contar com orientações aos consumidores e processos referentes à pensão alimentícia, divórcio e regularização fundiária. Durante o evento, profissionais da área de saúde, estarão realizando consultas médicas, atendimentos odontológicos, exames de rotina e especializados, bem como aferição de pressão arterial e glicemia.

Para reforçar a campanha de arborização no município, o “Bora Petrolina” vai contar também com o retorno da participação da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), através do programa “Bora Arborizar”, que distribuirá mudas de árvores. Na área social, a comunidade vai contar com alguns serviços, entre os quais, a realização do Cadastro Único e atualização de dados cadastrais do auxílio Bolsa Família e cortes gratuitos de cabelo. Para a criançada, o Bora Petrolina promoverá várias brincadeiras com atividades lúdicas, recreativas e jogos.

Os parceiros que já confirmaram a participação na 13ª edição do Bora Petrolina são: os Correios, Senac, Defensoria Pública, OAB, INSS, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA), CDI, Farmácia Diariamente, Defensoria Pública de Pernambuco, Fundação Nilo Coelho, Faculdade Soberana, Instituto Federal IF Sertão, 5° Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM), Neoenergia, e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Fotos: Deivid Menezes

Plataforma Petro Online é uma ferramenta de ligação entre a Prefeitura e a população

A Prefeitura de Petrolina tem investido em ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação entre o município e os cidadãos. Uma das principais inovações dos últimos anos foi a criação do Petro Online, um sistema online que visa aproximar a administração municipal da população, garantindo agilidade e eficiência no atendimento das demandas da comunidade.

A ferramenta pode ser acessada através do site da Prefeitura, https://petrolina.pe.gov.br/. O cidadão encontra de maneira simples a aba da ‘Ouvidoria’, por exemplo. Lá é possível registrar reclamações e sugestões, informar a localização exata do problema, inserir fotos ou vídeos, e não é obrigatório se identificar. O sistema ainda permite acompanhar o status da solicitação, garantindo assim maior transparência e confiança no processo.

Além disso, o Petro Online oferece também a possibilidade de consultar a viabilidade de uma construção; solicitar informações públicas sob aguarda do poder municipal; consultar a autenticidade e o andamento de ofícios recebidos; abrir requerimentos administrativos; consultar a autenticidade de intimações recebidas; entre outras informações. Esse tipo de interação online não só facilita a vida da população, como também contribui para a otimizar os serviços prestados pela Prefeitura.

Outro ponto importante do Petro Online é a sua contribuição para a transparência nas ações da Prefeitura. Com a plataforma, a população tem mais facilidade para acessar informações sobre os serviços prestados, e pode acompanhar o andamento de suas solicitações, a exemplo de denúncia de obras irregulares ou falta de algum serviço nas unidades básicas de saúde, segurança no bairro, entre outros. Isso fortalece a confiança entre a administração pública e os cidadãos, além de incentivar uma maior participação nas iniciativas do governo municipal.

A ferramenta também contribui para a redução de custos administrativos, uma economia de cerca de quase R$ 2 milhões por ano. O Petro Online automatiza os processos e evita o excesso de burocracia, permitindo uma utilização mais racional dos recursos públicos.

Texto: Luzete Nobre – Assessora de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Renovação do Passe Livre Municipal: AMTT divulga calendário de recadastramento obrigatório

O recadastramento do Passe Livre Municipal para pessoas com deficiência é essencial para garantir a continuidade da gratuidade no transporte público coletivo urbano e rural em Juazeiro. O objetivo é atualizar os dados dos 1.718 usuários cadastrados. A renovação anual do Cartão de Gratuidade é necessária para manter o benefício ativo, conforme a Lei Municipal nº 2.655/2016, que assegura o direito à gratuidade para pessoas com deficiência, idosos e outras categorias.

Onde e quando fazer o recadastramento

O recadastramento será realizado no Auditório da Seduc, na Rua Joaquim de Queiroz, com entrada acessível. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, entre os dias 18 e 25 de fevereiro. Serão distribuídas 286 fichas por dia, seguindo a ordem alfabética, para garantir organização e agilidade no processo.

Calendário de recadastramento (por ordem alfabética):

A à C: 18 de fevereiro;
C à F: 19 de fevereiro;
F à J: 20 de fevereiro;
J à M: 21 de fevereiro;
M à Q: 24 de fevereiro;
R à Z: 25 de fevereiro.

Documentos necessários

Para o recadastramento, é obrigatório apresentar os seguintes documentos, em original e cópia:
Cartão de Passe;
RG e CPF;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovante de renda familiar (CadÚnico, contracheque ou carteira de trabalho);
Laudo médico atualizado com CID, emitido há no máximo um ano.

Documentação adicional:
Crianças sem RG: apresentar certidão de nascimento;
Pessoas casadas: apresentar certidão de casamento para comprovar a renda do cônjuge;
Beneficiários com direito a acompanhante: apresentar a documentação do acompanhante (exceto o laudo médico).

A não realização do recadastramento resultará no bloqueio do cartão até que a situação seja regularizada junto à AMTT (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes).

Ascom PMJ

Trecho da Avenida da Integração será interditado nesta segunda-feira

A Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que um trecho da Avenida da Integração, próximo ao Hospital da Unimed, será interditado a partir das 20h desta segunda-feira (10). A medida é para que uma obra de ligação da rede de esgoto seja executada, a previsão é de que o trecho esteja liberado no início da manhã desta terça-feira (11).

O tráfego ficará interditado no cruzamento entre a Avenida da Integração e a Rua Jonas Brandão, no bairro Colônia Imperial. A AMMPLA orienta que os condutores façam desvios pela Rua Marcos Passos, no bairro Vila Eduardo, para acessar a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio; e pela Rua Projetada, no bairro Colônia Imperial, para ter acesso a Avenida Cardoso de Sá.

A Autarquia destaca que o trecho interditado estará sinalizado, porém os condutores devem ficar atentos. Os Agentes de Trânsito e Transporte da AMMPLA estarão no local para fazer o ordenamento do tráfego.

 

Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Comunicação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA)
—-
Foto: Ayrton Latapiat

📰 🎙️📱Secretaria de Comunicação de Petrolina 🇬🇳

Junta Militar de Petrolina convida jovens nascidos em 2007 para fazer o Alistamento Militar Obrigatório

A Prefeitura de Petrolina convoca todos os jovens nascidos no ano de 2007 para realizarem o Alistamento Militar Obrigatório. O procedimento deve ser feito por todos os homens residentes no município até o dia 30 de junho de 2025, independentemente de já terem completado 18 anos, de forma presencialmente na sede da Junta Militar ou de forma on-line por meio do site oficial do Exército Brasileiro. Caso o alistamento não seja feito, o jovem pode sofrer pena de multas e outras penalidades.
A Procuradoria do Município, através da Junta Militar, reforça a importância dos jovens se atentarem aos prazos e realizarem o alistamento dentro do período determinado. A Junta Militar está localizada no Núcleo Administrativo, na Avenida Clementino Coelho, nº 174, bairro Atrás da Banca. É necessário levar os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento original, RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, não é necessário realizar agendamento. De forma on-line, basta acessar esse link: www.alistamento.eb.mil.br e seguir o passo a passo.
O Alistamento Militar garante que o jovem tenha sua situação regularizada junto às Forças Armadas, assegurando o direito de emitir passaporte ou a participação em concursos públicos. Para maiores informações pode entrar em contato pelo número: 3983-7112.
———————
Texto: Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Junta Militar

Compesa suspende abastecimento de água no bairro Dom Avelar para obra de drenagem da prefeitura

Atendendo à solicitação da empresa responsável pela obra de drenagem da prefeitura de Petrolina, a Compesa precisará suspender, na próxima segunda-feira (10), a partir das 07h, o abastecimento de água do bairro Dom Avelar.

A interrupção temporária no abastecimento permitirá que a empresa contratada pela prefeitura de Petrolina implante a rede de drenagem na Avenida da Redenção. A Compesa também aproveitará a paralisação programada para fazer a troca de 6 metros de tubulação no local.

A expectativa é que as intervenções sejam finalizadas às 20h da segunda-feira. Em seguida, o abastecimento será retomado de forma gradativa no bairro.

Lista final classificatória do Processo Seletivo da Seduc é publicada no Diário Oficial do Município de Juazeiro-BA

Já está disponível a relação final com a classificação no Processo Seletivo da Secretaria de Educação de Juazeiro. O documento com o resultado do certame, após a avaliação dos recursos, foi publicado no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira (07). 

Processo Seletivo Simplificado n° 001/2025, que visa atender e manter os serviços essenciais e urgentes da Seduc, conta com mais de 100 vagas e a formação de cadastro de reserva para funções de agente de portaria, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de atendimento educacional especializado (AEE).

A contratação terá um prazo de dois anos, podendo ser renovada por igual período, ou extinta antes do prazo, na hipótese de substituição por servidor efetivo.

CLIQUE DO PDF LOGO ABAIXO E CONFIRA A LISTA

O que fazer ao encontrar um enxame de abelhas? Secretaria de Meio Ambiente orienta cuidados para evitar ataques

No verão, a circulação de abelhas nos centros urbanos tende a aumentar. Isso ocorre porque, na primavera, período anterior, esses pequenos insetos se reproduzem mais. Para garantir a segurança da população e evitar possíveis incidentes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Juazeiro informa orientações sobre o que fazer ao se deparar com enxames.

Durante o mês de janeiro, a pasta atendeu a mais de 40 pedidos de ajuda para retirar abelhas de locais públicos e casas na região, um número um pouco superior à média mensal, que costuma variar entre 25 e 30 casos.

A Sema pode ser chamada para realizar a remoção gratuita desses animais caso estejam presentes em áreas públicas, como praças, calçadas e órgãos públicos, ou em residências de pessoas de baixa renda. Para ocorrências em empresas ou áreas como condomínios residenciais, a recomendação é que apicultores sejam acionados.

O que fazer caso encontre um enxame de abelhas?

A orientação principal é não aplicar fumaça e nenhum tipo de veneno, além de não mexer no enxame ou colmeia de abelhas, explica o diretor de Meio Ambiente Hudson Duarte. Além disso, deve-se entrar em contato com a secretaria, o que pode ser feito presencialmente ou por meio da ouvidoria.

Outras importantes ações são: evitar barulho ou som alto, pois pode incomodar e agitar as abelhas, e não aplicar nas colmeias ou enxames produtos com cheiro forte, como perfume e produtos de limpeza (ex: água sanitária).

Quando acionar a secretaria?

“Ao notar a presença do enxame, pode nos avisar e nossa equipe irá até o local para fazer uma avaliação e, se possível, realizar a captura imediatamente. Caso a retirada precise ser feita à noite, situação aplicável a alguns enxames, agendamos o serviço e vamos ao local no horário adequado para realizar a remoção”, diz Duarte.

A Sema fica localizada na Rua Oscar Ribeiro, Centro, no prédio da antiga Semaurb. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.

Já para falar com a ouvidoria, basta entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br ou pelo portal virtual, que pode ser acessado no site da Prefeitura.

Por que é importante?

Segundo o secretário de Meio Ambiente Cláudio Fernandes Leal, nos últimos anos, em Juazeiro, tem sido observado um processo crescente de adaptação das abelhas ao meio urbano. Com isso, o projeto de retirada dos animais se torna cada vez mais importante. Segundo ele, acionar a secretaria nesses casos é fundamental para garantir a segurança da comunidade.

Ascom PMJ Layla Shasta

Simão reivindica a ministro dos Aeroportos permanência de voo Recife-Petrolina

O prefeito Simão Durando ligou, na manhã desta quinta (30), para o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para solicitar a manutenção dos dois voos diários entre Petrolina e o Recife. A redução para apenas um horário por dia está previsto para ocorrer a partir do dia 10 de março.

Na conversa, o prefeito alertou o ministro para o impacto econômico da mudança anunciada pela Azul Linhas Aéreas. “Petrolina é uma cidade exportadora que a cada ano tem ampliado fortemente suas vendas de frutas e outros produtos. É gente indo e voltando todo dia. Essa mudança da Azul seria muito ruim para Petrolina. É perda financeira, é redução do turismo e outros problemas para a logística de uma cidade que teve a população que mais cresceu em todo o Nordeste. Portanto, não faz sentido a cidade estar bombando de negócios, serviços, de obras, de exportações e a Azul cortar pela metade os voos”, explicou Simão.

Após a ligação, o prefeito afirmou estar confiante que o ministro dos Aeroportos conseguirá interceder para impedir a suspensão do voo. “Silvio tem sido um grande parceiro de nossa cidade. Quando relatei o impacto dessa decisão, o ministro de imediato garantiu que vai falar com a Azul para não permitir que essa mudança”, informou o prefeito.

Atualmente, a rota Petrolina-Recife é feita em dois horários. Com a mudança, a saída do Recife ficará unificada apenas para as 13h20 e chegada em Petrolina às 14h50. Já o retorno passará a ocorrer às 15h20, com o pouso na capital pernambucana às 16h50.

Trânsito na rampa de descida da ponte Presidente Dutra volta a ser liberado a partir desta sexta-feira (31)

Com o objetivo de minimizar o congestionamento no trânsito registrado durante toda esta semana na Ponte Presidente Dutra, no sentido Petrolina-Juazeiro, a primeira alça de descida da ponte, que estava interditada, será temporariamente liberada.

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (30) com representantes do DNIT, empresa responsável pelas obras da Travessia Urbana, AMTT, AMPLA e Polícia Rodoviária Federal. A determinação já passa a valer a partir das 8h desta sexta-feira (31).

É preciso atenção porque terá uma nova mudança: logo ao descer da rampa, o condutor deverá acessar a direita e seguir pela Orla II de Juazeiro em direção à Vila Bossa Nova. Para evitar um congestionamento no local foi necessário demolir parte do passeio da Orla II.

O DNIT reforça que a medida de liberar novamente o trânsito na rampa de descida da ponte será temporária, no decorrer das obras da Travessia Urbana o trecho voltará a ser interditado.

Interdição da alça da Ponte Presidente Dutra

No último sábado (25), o trecho da rampa de descida da Ponte Presidente Dutra, no lado de Juazeiro, ficou completamente interditado. A empresa responsável pelo projeto informou que a previsão para finalizar a ampliação da rampa é de 30 dias.