Vereador eleito Wanderley Alves faz seleção para contratar jovens para assessoria de gabinete

O vereador eleito de Petrolina, Wanderley Alves (PDT) abriu um processo seletivo simplificado para o preenchimento de vagas para sua assessoria parlamentar, na Câmara de Vereadores do município. A iniciativa é inovadora, pois visa jovens que estão em busca do seu primeiro emprego com carteira assinada.

Os interessados devem a partir de 18 anos, ter concluído o ensino médio, disponibilidade de horário, nunca ter trabalhado formalmente de carteira assinada e morar em Petrolina. Os currículos devem ser entregues na Galeria Madrepérola (Av. Guararapes, Centro – sala 3), até o dia 12 de dezembro, às 14 horas.

A seleção terá duração indeterminada, mas outros processos serão realizados ao longo dos 4 anos de mandato do vereador Wanderley Alves. “A minha equipe será formada por profissionais e jovens que desejem fazer a diferença e que terão a oportunidade de contribuir diretamente com a população de Petrolina. Já temos outras pessoas na equipe que terão pela primeira vez sua carteira assinada e fico muito feliz em poder ajudar a essas pessoas”, explicou o vereador.

A proposta é um compromisso firmado em campanha, como forma de ajudar os jovens de Petrolina que ainda não tiveram a oportunidade do primeiro emprego.

Wanderley Alves foi o segundo vereador mais bem votado de Petrolina na eleição de 2024, sendo eleito com 4.634 votos.

Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios

Telefonia móvel 5G

A partir desta segunda-feira (2), as operadoras de telefonia estão livres para instalar a tecnologia 5G em todos os municípios do país. A ativação do sinal é possível após a retirada total das interferências que impediam a ativação do sinal nos 5.570 municípios brasileiros.No último dia 26, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), destinada ao 5G. No entanto, a liberação do sinal ocorreu nesta segunda-feira.

Antes da chegada do 5G ao país, essa faixa era usada por serviços de radiodifusão e de televisão aberta via satélite, principalmente por antenas parabólicas, que operavam na Banda C. Essa tecnologia funciona na faixa de 3,7 GHz a 6,4 GHz, muito próxima da faixa do 5G.

Ao longo dos últimos anos, a Anatel agiu em duas frentes: na migração da Banda C e na eliminação da interferência na faixa próxima de 3,5 GHz. Em relação à migração, foram desocupadas 1.482 estações satelitais profissionais (FSS), usadas por emissoras de rádio e TV, instituições de ensino a distância e até pela Aeronáutica, que operavam na Banda C Estendida. O processo acabou em março deste ano, dois anos antes do previsto.

A segunda etapa foi a limpeza da frequência, com a instalação de filtros nas parabólicas para atenuar interferências das torres nos dispositivos móveis, e a distribuição de cerca de 4,3 milhões de kits de conversão gratuitos para famílias beneficiárias de programas sociais federais que dependem da parabólica tradicional para ter acesso ao sinal aberto de TV.

Cronograma

Todo o processo foi executado pela EAF, entidade que reúne as operadoras de telefonia que arremataram o sinal 5G. Com a liberação da faixa, as operadoras podem instalar a tecnologia 5G em qualquer cidade do país, mas o edital do leilão só estabelece a ativação em todos os municípios em 2029.

A liberação do sinal foi concluída nesta segunda-feira, com a eliminação das interferências em 190 municípios da Bahia. A limpeza, informaram a Anatel e a EAF, foi concluída com 14 meses de antecedência. Beneficiários de programas sociais do governo podem agendar a instalação do kit gratuito por meio do telefone 0800-729-2404 ou pelo site da EAF.

A limpeza do sinal da Banda C usou uma parceria semelhante à observada no desligamento da televisão analógica. Para liberar a frequência da TV analógica de 700 megahertz (MHz) para a adoção do 4G, as operadoras de celular arcaram com os custos da distribuição de antenas UHF e de conversores para a televisão digital às famílias mais pobres.

Fonte: Agência Brasil

Faculdade de Petrolina abre processo seletivo de docência

A UNINASSAU Petrolina abriu inscrições para o processo seletivo de docentes para o semestre 2025.1. A contratação e/ou formação de cadastro reserva é destinada aos cursos de Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Engenharia Elétrica. O currículo pode ser enviado até o dia 15 de dezembro.
Dentre os pré-requisitos para concorrer à vaga estão possuir título de doutor, mestre ou especialista na área, e ter pós-graduação específica relacionada à disciplina escolhida. O processo seletivo é dividido em três fases, sendo a primeira a análise de currículos.
Os candidatos selecionados vão participar de mais duas avaliações. A primeira será escrita, elaborada sobre assunto pertinente à disciplina. A segunda será didático-pedagógica, onde os concorrentes vão dar uma aula com duração de 20 minutos sobre temas relacionados à ementa. Ambas são classificatórias.
Os interessados devem enviar o Currículo Lattes atualizado e informar a vaga almejada para o e-mail do curso desejado, que se encontra no edital. O documento também pode ser acessado por meio do link disponível na conta oficial da Instituição no Instagram (@uninassaupetrolina).

Como medida de segurança, testes sonoros serão realizados na Usina Hidrelétrica de Sobradinho-BA

A Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil, é parceira na implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Eletrobras Chesf na cidade. A partir desta segunda-feira (02) até sexta-feira (06) serão realizados testes sonoros nas sirenes instaladas nas áreas logo abaixo da Barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Em Petrolina, as sirenes foram instaladas na região da Tapera, porém, nesse primeiro momento, os equipamentos não serão acionadas. Os testes vão ocorrer somente nas cidades de Casa Nova e Sobradinho.

A Defesa Civil reforça que não há riscos eminente de rompimento da Barragem de Sobradinho, que está operando em situação de total normalidade. O órgão ressalta ainda que a comunicação está sendo divulgada também na cidade sertaneja para que seja evitado qualquer circulação de notícias falsas.

Os testes têm como objetivo avaliar o alcance sonoro das cornetas em sua potência máxima e a comunicação entre as sirenes fixas e a sala de comando, que está localizada na Usina Hidrelétrica, onde também está instalado o centro de supervisão do sistema de alerta de emergência da Barragem. Além disso, a avaliação é fundamental para avaliar o desempenho da Rede de Alerta de Emergência na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem.

A Defesa Civil explica que a Zona de Autossalvamento, ou apenas ZAS, é o nome dado para a área de impacto imediato em caso de emergência, localizada logo abaixo da barragem. Neste caso, as sirenes fixas têm o papel de alertar, por meio da emissão de sinal sonoro, a população que vive nessas áreas a se dirigir até o ponto de segurança mais próximo, utilizando as rotas de evacuação já sinalizadas.

Os testes

Os testes sonoros serão feitos pelo turno da manhã entre os horários de 8h35 às 10h30, já no período da tarde entre 13h30 às 14h30. Durante a ação, serão testados 4 tipos de mensagens e as sirenes serão acionadas pela sala de comando da Usina, onde está instalado o sistema de supervisão e acionamento do Plano de Ação de Emergência.

Texto: Luzete Nobre
Assessora de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública

Em Petrolina, meninas de nove e 12 anos têm o registro tardio de nascimento expedido. Entenda como é possível solicitar

No dia 12 de novembro deste ano, o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Petrolina abriu o processo para a emissão de registro tardio de duas das dez filhas do casal de agricultores Geraldo Lima e Rosimar Pereira da Silva. Para dar entrada no registro tardio, o casal apresentou, entre outros documentos, o cadastro de saúde das crianças e duas testemunhas. O processo foi concluído nesta segunda-feira (25), com a emissão das certidões de nascimento de Maria Manuela e Maria Clara.

Devido ao fato de os partos terem sido realizados em casa, a família declarou dificuldade no registro das filhas, quando ainda moravam na cidade de Juazeiro, na Bahia, o que impossibilitou as meninas, de 9 e 12 anos, de acessar inúmeras políticas públicas e a serviços básicos de cidadania, como ingresso na escola, por exemplo.

Segundo o IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Sem o documento, o cidadão não consegue comprovar sua filiação e nem acessar os seus direitos básicos garantidos por Lei. “A base de todas as outras documentações de um cidadão passam pelo registro civil de nascimento. A certidão também é essencial para a obtenção de outros documentos, além de garantir o acesso a benefícios governamentais e a projetos públicos”, explica o presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen/PE), Marcos Torres.

O Art.50 da Lei 6.015/73, prevê que “todo nascimento que ocorrer no território nacional deverá ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residência dos pais, dentro do prazo de quinze dias, que será ampliado em até três meses para os lugares distantes mais de trinta quilômetros da sede do cartório”.

“A Arpen Pernambuco reconhece a importância do ato de registro de qualquer cidadão brasileiro e parabeniza o casal Geraldo e Rosimar por não terem desistido de comprovar a existência das suas filhas, por terem buscado, assim, garantir-lhes todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana”, enfatiza Marcos Torres.

Como é realizado o procedimento para solicitar o registro tardio de nascimento?

  • Dirigir-se ao cartório de registro civil mais próximo da residência;
  • Ir acompanhado de duas testemunhas;
  • Apresentar todos os documentos possíveis para comprovar os dados;
  • O requerimento de registro deve conter: dia, mês, ano e lugar do nascimento, sexo do registrando, nome e sobrenome do registrando;

Adagro prorroga prazo da atualização cadastral de rebanhos e propriedades até 15 de dezembro

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) estendeu até 15 de dezembro o prazo para que os produtores rurais do estado realizem a atualização cadastral de rebanhos e propriedades. A Portaria Adagro nº 076, de 26/11/24, ampliou o prazo para a declaração de animais de interesse na defesa agropecuária, como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos, aves comerciais animais aquáticos e abelhas, além do fornecimento da geolocalização, ou seja, das coordenadas geográficas da fazenda ou sítio, em cada município.  A medida visa reforçar as ações defesa agropecuária e a vigilância para febre aftosa e outras doenças no estado, bem como manter a condição de Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, com reconhecimento nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Portaria MAPA nº 678, de 30/04/24).

Os produtores devem procurar os escritórios da Adagro do seu município ou realizar a atualização no site www.adagro.pe.gov.br , acessando o Sistema de Integração Agropecuária. No momento da declaração, devem ser apresentados documentos do criador (RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e documento do estabelecimento agropecuário), além do formulário de declaração dos rebanhos preenchido. A declaração é obrigatória, quem não atender à legislação da Adagro terá a propriedade bloqueada e ficará impedido de transitar com os animais.

Para mais informações, acesse as Portarias Adagro nº 065, de 29/10/24 (lançamento da campanha de atualização cadastral no estado e Adagro nº 76, de 27/11/24 (que prorroga o prazo da atualização de rebanhos e propriedades).

Foto: Pablo Amaral

Prefeitura de Juazeiro informa relação de novos contemplados no programa Bolsa Família, no mês de dezembro

Em dezembro, Juazeiro contará com mais de 531 famílias incluídas na lista de contemplados do programa Bolsa Família, do governo federal. A lista de beneficiários já está disponível e pode ser consultada no site da Prefeitura de Juazeiro. Atualmente, o município conta com mais de 39 mil famílias contempladas.

O número de novos contemplados é definido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão executor do programa. A mediação com as famílias é feita pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Para ter acesso ao benefício, o responsável familiar contemplado deve procurar a Caixa Econômica Federal, respeitando a sua data de pagamento, indicada pelo último dígito do NIS, ou baixar o aplicativo Caixa Tem, onde também pode encontrar as informações necessárias para acesso ao benefício.

Agendamento online

Para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Cadastro Único (CadÚnico), a Prefeitura disponibiliza o agendamento online. Basta acessar www.juazeiro.ba.gov.br e clicar no banner ‘O Cadastro Único agora está com agendamento online’. O agendamento é realizado no dia 15 e no último dia útil de cada mês.

 

Ascom/PMJ

Petrolina Legal: População pode fazer a regularização de imóveis

A 12ª edição do ‘Bora Petrolina’ vai acontecer no sábado (30), e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs) estará com uma equipe do setor de regularização fundiária para atender a população. O mutirão de serviços vai ocorrer na Escola Municipal Mãe Vitória, localizada na Avenida Jatobá, no Henrique Leite, das 8h às 13h. Os cidadãos do Vila Vitória, Henrique Leite e Fernando Idalino vão poder dar entrada em seu processo de regularização gratuitamente, além de tirar dúvidas e verificar o andamento de seu processo
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Contrato de Compra e Venda do imóvel, cópia do Título de Doação ou documento equivalente; Cópia da Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio; Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cópia do Registro Geral (RG); Cópia da Carteira Profissional de Trabalho; Cópia do Título de Eleitor; Cópia da Certidão de Nascimento dos Filhos; Cópia de Matrícula Escolar dos Filhos; Comprovante de Residência do Cadastrado e foto colorida da frente do imóvel.
O ‘Petrolina Legal’ é o maior programa de regularização fundiária que a cidade já viu, e que já entregou mais de 12 mil títulos de posse e 625 escrituras públicas.

Aposentados e pensionistas do IGEPREV relatam o impacto da educação financeira na prevenção do endividamento

“Eventos como esse são importantes. Vim com várias dúvidas no meu caderno e com toda paciência o pessoal me explicou. Foi uma manhã maravilhosa e de muito aprendizado. Parabéns a todos os envolvidos, agora já sei como me organizar melhor”. Esse foi o relato da aposentada Francisca Rodrigues, que participou da segunda edição do ciclo de palestras sobre educação financeira, realizado pela Prefeitura de Municipal, através do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV).

Durante a manhã dessa terça-feira (26), aposentados e pensionistas do IGEPREV se reuniram para discutir sobre educação financeira. Durante o encontro, conduzido por um representante da Sicoob, foram abordados os seguintes temas: ‘Consumo consciente’, ‘Orçamento Pessoal’ e ‘Como lidar com as dívidas. A aposentada Valdelice Laranjeira, explica que momentos assim trazem uma reflexão de como está sendo gasto o dinheiro. “O encontro foi ótimo, o pessoal deu uma aula de como evitar dívidas, não cair em golpes, e eu fiquei atenta a tudo. Sempre gostei de me organizar e agora, mais do que nunca, vou começar a me planejar melhor pra ter uma vida equilibrada”, explica.

O objetivo desse ciclo de palestras é levar conhecimento para os aposentados e pensionistas, a fim de educar e contribuir com uma maior qualidade de vida, evitando golpes e o endividamento excessivo.

Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa 1,2 milhão sem água no Nordeste

Foto: 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado

Desde a segunda-feira (25), a Operação Carro-Pipa foi suspensa devido à escassez de recursos federais em seis estados do Nordeste. Este mês, a ação beneficia 344 municípios do semiárido da região em situação de emergência devido à seca ou estiagem, e sem ela, 1,25 milhão de habitantes sofrerão com a falta de água.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, financiador oficial do programa, e o Exército, responsável pela sua implementação, confirmaram a informação à coluna.

Em comunicado, o Escritório Nacional da Operação Carro-Pipa do Comando Militar do Nordeste declarou que “suspendeu a distribuição de água no dia 25 de novembro em grande parte do semiárido, devido à ausência de descentralização de recursos pelo governo federal.”

O Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia são afetados pela interrupção da Operação Carro-Pipa. “Sem mais para agora”, afirma o texto.

Pessoas que eram atendidas pela operação em novembro:

  • Alagoas – 134.599 (31 municípios)
  • Bahia – 339.529 (55 municípios)
  • Paraíba – 139.399 (90 municípios)
  • Pernambuco – 508.443 (93 municípios)
  • Piauí – 52.372 (18 municípios)
  • Rio Grande do Norte – 72.094 (57 municípios).

No total, a operação tem capacidade para abastecer 1,4 milhão de pessoas em novembro em todo o Nordeste (o número de beneficiados varia de acordo com os meses) em 379 municípios de oito estados (apenas o Maranhão, no Nordeste, está excluído da lista por não se enquadrar no semiárido). As atividades em Sergipe e Ceará não serão interrompidas. A informação foi obtida do site oficial da operação.

Informação na sexta-feira
A falta de recursos foi comunicada pelos comandos regionais do Exército aos motoristas de caminhões, conhecidos como pipeiros, que interromperam a distribuição de água nesta segunda-feira (25).