AMMPLA informa que avaliação psicológica para candidatos a Agente de Trânsito e Transportes deste domingo (18) foi suspensa

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa aos candidatos inscritos para o cargo de Agente de Trânsito e Transportes do concurso público regido pelo Edital nº 01/2023, que a Avaliação Psicológica marcada para a tarde desse domingo (18) foi suspensa.

A decisão acata pedido do Ministério Público do Estado de Pernambuco, por conta da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), que está sendo realizada neste domingo. Em breve, será informada uma nova data para a realização da Avaliação Psicológica.

Petrolina mantém feriado da Padroeira e decreta ponto facultativo na sexta-feira

A Procuradoria Geral do Município informa que foi estabelecido ponto facultativo nos órgãos públicos municipais nesta sexta-feira (16). Com isso, não haverá expediente neste dia e nem no feriado da Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos (15). O atendimento ao público retorna na segunda-feira (19).

De acordo com o decreto Nº 004/2024, publicado em 23 de janeiro, o ponto facultativo não altera o funcionamento de órgãos e serviços considerados essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Parto Normal, segurança, trânsito e a coleta de lixo. As escolas e creches municipais seguirão o previsto no calendário letivo, portanto, só não haverá aula na quinta-feira (15).

Quem precisar de algum serviço público pode buscar através da plataforma ‘Petro Online’ que está disponível no site da prefeitura. No link é possível solicitar atendimento da Ouvidoria, consultar andamento de ofícios, abrir e consultar requerimentos, solicitar alvará de construção/demolição; emissão de nota fiscal; contracheques; parcelamento de débito; Certidão negativa de débitos municipais; entre outros.

DNIT fará uma alteração no tráfego da BR-407 onde está sendo construído o viaduto em Petrolina-PE; Confira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta que a partir desta quinta-feira (15/08) haverá alteração de tráfego na altura do km 126, da BR-407/PE, no entroncamento com a BR-428/PE, local onde está sendo construído um viaduto, em Petrolina-PE.

O desvio será realizado no sentido Juazeiro-Afrânio da BR-407/PE, onde o tráfego será alterado para a BR-428/PE (Avenida Sete de Setembro).

Para quem segue no sentido Afrânio-Juazeiro da BR-407/PE, o fluxo permanece normal, sem alteração, com passagem pela ponte metálica provisória instalada em parceria do DNIT com Exército Brasileiro.

Já para quem vem pela BR-428/PE (Avenida Sete de Setembro) o tráfego será desviado para a Avenida dos Tropeiros. Os veículos pesados que vem de Lagoa Grande pela BR-428/PE, serão desviados para a Rodovia Transnordestina até acessarem a BR-407/PE.

As alterações vão funcionar até a conclusão dos serviços no local, prevista para o final de setembro deste ano.

Estas alterações deverão ser utilizadas até a conclusão dos serviços no local. Os desvios são necessários para a conclusão da construção do viaduto e da nova ponte sobre Riacho Porteiras, no entroncamento das rodovias BR-407/PE e BR-428/PE (rotatória da Gontijo) – obras que integram a obra de duplicação da Rodovia BR-407/PE, para adequação de capacidade, melhoria operacional e de segurança viária.

O trecho estará devidamente sinalizado, informando aos motoristas sobre as mudanças do tráfego, visando à segurança e orientação dos usuários.

Semana Mundial de Aleitamento Materno começa com Simpósio do Biama em Petrolina

Começou nesta quinta-feira (01), o II Simpósio Regional do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina. O evento é promovido pelo Biama do HDM Ismep com o tema : Amamentação, apoie em todas as situações.

O Simpósio é parte da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que debate a importância de alimentar os bebês principalmente nos seis primeiros meses de vida exclusivamente com o leite materno.

A mesa redonda trouxe experiência de mães e de uma avó que compartilharam histórias de superação pelo objetivo de amamentar. A para atleta olímpica Nani dos Santos, que não tem os dois braços, relatou o esforço e a dedicação para amamentar o filho Luca, de 1 ano e 10 meses. “Eu tive muito medo de não amamentar meu filho. Foi esforço, empenho e auxílio da minha rede de apoio que me permitiram amamentar,” contou.

Na rede de apoio de Nani está o marido, o também para atleta Wanderson Oliveira. ” Eu participei e participo até hoje de todo o processo, colocando no peito, estimulando Nani, e nos construímos isso junto,” destacou emocionado.

A pneumopediatra Monique Taise França contou que ficou 45 dias em atendimento no Biama. “Como médica eu achava que seria fácil. Mas eu não conseguia amamentar. No Biama eu era recebida com sorrisos da equipe. Foi muito bem acolhida e o cuidado de Dra. Flávia Guimarães foi essencial no processo de amamentação, ” destacou.

Angela Lisboa é avó de Roberto que nasceu prematuro quando a mãe teve covid-19 em estágio grave em 2020. Entre o medo de perder a filha para a doença e os cuidados com o neto, ela recorreu ao Biama. “Dra. Flávia e toda a equipe me apoiaram em todos os sentidos. Eu sabia que minha filha estava nas mãos de Deus e eu era quem precisava garantir a sobrevivência do meu neto. Ele rejeitou a fórmula e precisava do leite materno e Biama fez uma campanha com as mães para a doação de leite. Foi muito amor,” contou emocionada.

A coordenadora do Biama, a médica pediatra Flávia Guimarães, destacou que o apoio faz a diferença na amamentação. ” A engrenagem da amamentação começa quanto a mãe recebe apoio. Conscientizar sobre isso é uma das principais missões do Biama,” frisou.

Programação

A programação do II Simpósio Regional do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan prossegue até esta sexta-feira (02), com minicursos, palestras e o mamaço com várias mães amamentando seus filhos. A Semana Mundial de Aleitamento Materno continua dentro do HDM Ismep, com o dia do laço dourado e o forró do peito.

Por: Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep

Consulta a terceiro lote de restituição do IR 2024 começa hoje

A partir das 10h desta quarta-feira (24), a Receita Federal libera a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2023, com a inclusão de cerca de 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões. Segundo o Fisco, quase todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Os residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração em julho entraram na lista de prioridades. No mês passado, 252.738 contribuintes gaúchos receberam restituição, inclusive de exercícios anteriores.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 5.711.130 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em seguida, há 172.719 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Este é o primeiro lote a contemplar contribuintes não-prioritários.

Em terceiro, há 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em quarto, vêm 54.241 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quinto lugar, estão 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes são 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos e 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Consulta

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Edição: Sabrina Craide/Agência Brasil

Orla de Petrolina será interditada para competição de triatlo neste domingo

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa que a Avenida Cardoso de Sá será interditada neste domingo (21), no trecho entre o Restaurante Bêra D’água e a rotatória do 5º BPM, no horário das 6h às 10h, devido a competição ‘Triathlon Mãe Malvada’.

De acordo com a Autarquia, também será proibido estacionar nesse mesmo trecho, no horário das 00h até às 10h. Durante todo o evento, os agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos para fazer a devida organização do fluxo de veículos.

INSS orienta segurados a usarem serviços digitais durante greve

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou nesta quinta-feira (18) no terceiro dia. Embora sustente que a paralisação dos servidores não impactou significativamente os serviços prestados à população, o órgão reforçou as orientações a quem precisar de determinados atendimentos.

Segundo o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site Meu INSS; pela plataforma de mesmo nome, que tem versão para celular (app) ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

O INSS também orienta os cidadãos que necessitarem de atendimento pericial para a obtenção do auxílio-doença a utilizarem o Atesmed, serviço de avaliação remota de documentos que o instituto implantou prometendo tornar a análise mais rápida e menos burocrática, dispensando a realização de perícia presencial.

Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS”, orienta o instituto.

Os servidores do INSS entraram em greve na terça-feira (16), por tempo indeterminado.

Reivindicações

Além da recomposição de perdas salariais dos últimos anos, os servidores reivindicam a reestruturação e o reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; o cumprimento do acordo de greve de 2022; o nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social; incorporação de gratificações; jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei; revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho; condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade de trabalho; fim do assédio moral institucional; e reestruturação dos serviços previdenciários.

Um novo balanço do impacto da paralisação será divulgado ainda nesta quinta-feira.

Edição: Fernando Fraga/Agência Brasil

Adagro convoca Organizações de Controle Social (OCS) relacionadas no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos para recadastramento

Atenção produtores de orgânicos do Estado de Pernambuco. Está aberto o chamamento público para o recadastramento das Organizações de Controle Social (OCS) relacionadas no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) – órgão responsável pela fiscalização do comércio de produtos orgânicos do estado -, em conjunto com a Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de Pernambuco (SFA/PE), estarão recebendo dos representantes das OCS a atualização cadastral e a documentação necessária, através de formulários que devem ser impressos, preenchidos e entregues presencialmente nos escritórios da Adagro e na sede da SFA, no Recife.

O objetivo é garantir que agricultores familiares, cooperativas e associações que atuam no sistema de produção orgânica mantenham o acesso ao Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) para a comercialização dos seus produtos em feiras orgânicas de Pernambuco. O prazo para comparecimento e regularização é de 90 dias, contados a partir da data de publicação do edital.

A ação conjunta realizada pelos órgãos federal e estadual de defesa agropecuária acontece por meio do convênio Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e visa à reabertura do Sistema de Informações Gerenciais da Produção Orgânica – SIGOrg e necessidade de inserção dos dados produtores orgânicos, unidades de produção e seus produtos, vinculados às Organizações de Controle Social.

De acordo com o diretor de defesa e inspeção vegetal a Adagro, Jurandir Cavalcante Júnior, “é de extrema importância que os agricultores de produtos orgânicos, reunidos em associações e cooperativas, atendam ao chamamento público e procurem os nossos escritórios ou a sede da SFA/PE para fazer o recadastramento. Quem perder o prazo ficará fora do Sistema SIGORg e impedido de comercializar os seus produtos”, alertou o diretor da área vegetal.

Para a regularização, os produtores devem ficar atentos ao preenchimento do Cadastro de Organização de Controle Social (OCS), Formulário de Unidade de Produção por unidade de produção familiar vinculada, informando a relação de produtos e quantidades estimadas de produção de 2023, além do Termo de Compromisso com a Garantia da Qualidade Orgânica.

Em caso de dúvidas com relação à documentação ou ao preenchimento, os agricultores e responsáveis pelas OCS poderão entrar em contato com a diretoria de defesa e inspeção vegetal da Adagro, no Recife, através do telefone (81) 3181-4515, para esclarecimentos.

Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária apontam que o setor de produtos orgânicos abriga “mais de 25,4 mil registros no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos”. Em Pernambuco, estão cadastrados cerca 1.312 agricultores familiares, vinculados a 76 Organizações de Controle Social (OCS), que atuam na Região Metropolitana do Recife e em outras nove regiões de desenvolvimento do estado. Acesse os formulários para o recadastramento das Organizações de Controle Social (OCS) de Pernambuco disponíveis para download:

  • Formulário Cadastro OCS1 – Solicitação de Cadastro de Organização de Controle Social (CLIQUE AQUI)
  • Formulário Cadastro OCS 2 – Dados Cadastrais da Unidade de Produção Vinculada (CLIQUE AQUI)
  • Formulário Cadastro OCS 3 – Termo de Compromisso com a garantia da qualidade orgânica (CLIQUE AQUI)
  • Locais para o recadastramento(CLIQUE AQUI)

Foto: Adagro / Divulgação

Restaurante Popular de Petrolina não irá funcionar nesta sexta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informa que o Restaurante Popular de Petrolina irá passar por um procedimento de dedetização nesta sexta-feira (19). Portanto, o equipamento não funcionará nesta data. A ação tem como intuito o controle preventivo de pragas nas áreas internas e externas.

O funcionamento será retomado na próxima segunda-feira (22). A feijoada que é servida tradicionalmente às sextas-feiras, será servida nesta quinta-feira (18).

Caravana das Juventudes da SCJ-PE percorre o Sertão do estado para oferecer serviços à população jovem

A juventude do Sertão pernambucano está sendo beneficiada por mais uma edição da Caravana das Juventudes, promovida pela Secretaria de Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). A iniciativa, que ocorre entre os dias 16 a 19 de julho, visa oferecer de forma gratuita uma série de serviços e informações essenciais que promovem a inclusão social e o acesso a direitos básicos à população jovem.

A ação, que nesta semana abrange os municípios de Salgueiro, Orocó, Cabrobó e Petrolândia, conta com a oferta de emissão de documentação, certidões de nascimento, casamento e óbito, e primeira via de CPF, além de oferecer orientações sobre programas sociais destinados aos jovens de 15 à 29 anos como o Co.liga, Qualifica-PE, Jornada do Empreendedor, Programa Bora Empreender, dentre outras ações e iniciativas oferecidas pelo Governo do Estado.

“Estamos interiorizando as nossas ações, levando os serviços do Governo de Pernambuco para todas as regiões do estado, a fim de proporcionar às juventudes pernambucanas oportunidades reais para o desenvolvimento profissional deste público”, pontua o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra.

Na edição do último mês de maio, a Caravana atendeu mais de 700 pessoas, facilitando o acesso à direitos básicos pelos povos tradicionais e população sertaneja de forma gratuita. Nesta nova etapa, a expectativa é atender mais 450 pessoas, especialmente jovens que não foram contemplados durante a primeira fase.

Confira a programação:

Salgueiro
16/07 – local: Salgueiro-  Comunidade Quilombola de Conceição das crioulas
Local : Centro de Produção Artesanal-CPA.

Orocó
16 e 17/07 – local: na Creche Nova Orocó.
18/07- local: Escola Estadual Bem-te-vi (Projeto Brígida)

Cabrobó
18/07 – Local: Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand
Rua Maria Luiza Cavalcante Angelim, N° 195, Centro, Cabrobó-PE

Petrolândia
19/07- Local: SCFV – Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, S/N, Centro (Prédio do antigo PETI)

Fotos: Luana Guedes/SCJ-PE