Compesa lança novo aplicativo que irá agilizar a prestação dos serviços

O App Compesa, que tem design mais moderno, já está disponível para Android e iOS e apresenta 14 serviços a mais, totalizando 31 funcionalidades. O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), na sede administrativa da estatal, no bairro de Santo Amaro, Recife, e contatou com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, do presidente da Compesa, Alex Campos, do diretor de Inovação e Eficiência, Nilo Otaviano, e demais diretores da Companhia.

Dentre as novas funcionalidades, agora é possível reportar vazamentos anexando imagens (fotos e vídeos) e utilizar a geolocalização para esse e outros serviços, como informar a falta de água no imóvel ou na rua, sem a necessidade de digitar o endereço da ocorrência. Esta ação é importante no momento em que a Companhia iniciou novos contratos de prestação de serviços que preveem agilidade no conserto de vazamentos em redes de abastecimento de água na RMR. Com as imagens anexadas no próprio aplicativo, a resposta das equipes de manutenção da Companhia será ainda mais rápida, especialmente com relação aos vazamentos de grande porte. Outra novidade é que o usuário do aplicativo agora pode informar furto do medidor de água diretamente na plataforma.

Além da solicitação de serviços relacionados ao hidrômetro, como a verificação das condições, instalação ou remoção do equipamento, e a instalação ou substituição da caixa de proteção, a atualização também disponibiliza o acesso à segunda via do contrato de adesão do cliente, tabela de serviços e estrutura tarifária da Companhia; o cliente agora pode compartilhar a conta de água pelo WhatsApp ou e-mail, um aperfeiçoamento da função que antes permitia apenas a visualização da fatura pelo usuário; fazer doações para instituições sociais pelo programa Conta Comigo; e ainda é possível, com a atualização, fazer uma avaliação do atendimento. Quem já utiliza a ferramenta no celular pode acessar a sua loja de aplicativos para baixar a atualização. Depois, basta entrar novamente no app usando login e senha cadastrados na versão anterior.

O presidente da Compesa, Alex Campos, destacou que a modernização do aplicativo traz mais uma comodidade para os clientes, voltada ao combate às situações que implicam desabastecimento da população. “Conseguimos reunir nessa atualização serviços solicitados com mais frequência pelos nossos clientes, que agora contam com mais de 30 funcionalidades na palma da mão. Essa ação coloca a empresa em um outro patamar, permitindo que o cliente consiga resolver as situações com maior comodidade e que a nossa resposta às solicitações seja ainda mais rápida em benefício da população”, afirmou.

A população poderá, também, informar a necessidade de conserto de um vazamento anexando imagens do local. De acordo com o gestor, essa é uma funcionalidade complementar aos novos contratos de manutenção de redes de água da Companhia na região metropolitana, para dar maior celeridade aos consertos. “O objetivo dos contratos é reduzir consideravelmente o tempo entre as etapas do serviço nas redes de água e, nesse sentido, a atualização do aplicativo vai facilitar a contribuição dos usuários com informações precisas do local onde a rede de água está danificada, estimulando uma resposta cada vez mais rápida das nossas equipes de manutenção”, complementou Campos.

Agricultores podem agendar nos dias 8 e 9 de julho para receberem auxílio técnico do Sintraf Petrolina e da Agroconsulting

O agricultor que quer investir na sua propriedade rural, plantar, colher e comercializar tem a oportunidade de receber, gratuitamente, as orientações técnicas de profissionais habilitados do Sintraf Petrolina e da Empresa Agroconsulting – Soluções Agropecuárias.

Nos dias 08 e 09 de julho (segunda e terça) das 08 às 14h, os profissionais estarão prontos para atender o agricultor na sua assistência técnica inicial. Agende sua consultoria pelo telefone/whatsapp (87) 38621664
Parceria Sintraf Petrolina e Agroconsulting

Agora os agricultores familiares de Petrolina terão acompanhamento técnico e financeiro, fruto de uma parceria firmada entre o Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina Sintraf e a Agroconsulting – Soluções Agropecuárias.

Os agricultores ganham a oportunidade única de fortalecer sua produção com noções e soluções técnicas rurais de produção agrícola para a promoção do fortalecimento da Agricultura Familiar.

O Sintraf Petrolina fica localizado na Rua da Simpatia, nº 320 – Centro, Petrolina – PE, 56304-440. Agende seu horário e garanta a elaboração de projetos e soluções para o seu empreendimento.

Ascom Sintraf Petrolina

Junho Vermelho: Prefeitura de Petrolina conscientiza população sobre importância da doação de sangue 

Ao longo deste mês de junho, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, tem realizado ações sobre a ‘Campanha Nacional Junho Vermelho’ de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Em diversas Unidades Básicas de Saúde acontecem, diariamente, palestras em salas de espera, alertando a população sobre a importância do ato de doar sangue e deixar o estoque do Hemope sempre abastecido.
.
Além disso, as equipes multiprofissionais (E-multi) estão abordando outros temas de saúde relevantes, como a prevenção de queimaduras e a obesidade infantil. Essas ações do Junho Vermelho têm como objetivo principal informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância de ser um doador de sangue regular, contribuindo para salvar vidas. As palestras sobre prevenção de queimaduras e obesidade infantil também reforçam a necessidade de adotar hábitos saudáveis e cuidados preventivos no dia a dia.
.
A Prefeitura de Petrolina faz um convite a todos os cidadãos a participarem dessas atividades nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas residências e a se engajarem na causa da doação de sangue, um ato simples que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Cerca de 4,26 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em julho e agosto podem sacar, a partir desta segunda-feira (17), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Ao todo, o governo vai liberar R$ 4,5 bilhões, dos quais R$ 3,9 bilhões para o PIS e R$ 613 milhões para o Pasep. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto.

Neste mês, o pagamento continua a ser antecipado aos trabalhadores do Rio Grande do Sul nascidos de setembro a dezembro que regularizaram a situação após 15 de maio.  Serão beneficiados 3.109 trabalhadores com recursos de cerca de R$ 3,5 milhões. Em maio, 756.121 trabalhadores do estado, afetado pela enchente, tiveram o pagamento antecipado.

Neste ano, cerca de R$ 27 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,98 milhões trabalham na iniciativa privada e receberão o abono do PIS e 2,89 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O saque começará nas datas de liberação dos lotes e acabará em 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Calendário 2024

Nascidos em: Recebem a partir de:
Janeiro 15/02/2024
Fevereiro 15/03/2024
Março 15/04/2024
Abril 15/04/2024
Maio 15/05/2024
Junho 15/05/2024
Julho 17/06/2024
Agosto 17/06/2024
Setembro 15/07/2024
Outubro 15/07/2024
Novembro 15/08/2024
Dezembro 15/08/2024
O Abono Salarial estará disponível para saque até 27/12/2024

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre por meio de crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode fazer a transferência via TED para conta de sua titularidade nos terminais de autoatendimento, no portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil

São João de Petrolina: AMMPLA indica pontos de embarque e desembarque de transportes públicos e privados

O São João de Petrolina, que inicia nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 24 de junho, já está consagrado como um dos destinos mais procurados nesse período junino. Para que petrolinenses e turistas possam curtir a festa em segurança, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa que, além dos 16 ônibus gratuitos do Expresso do Forró, as pessoas poderão contar com a comodidade dos serviços de 390 táxis, 836 mototáxis, 250 vans de transporte complementar e 2.400 transportes por aplicativo, que estarão todas as noites à disposição da população.
Quem optar pelo Expresso do Forró, poderá fazer o embarque/desembarque na Praça da Sementeira, no ponto de ônibus ao lado da Avenida da Integração e na Avenida Sete de Setembro próximo ao Posto de Gasolina (cruzamento com a Estrada da Banana). Para quem for utilizar Táxis, Mototáxis e Transporte por aplicativo (cadastrado) poderá embarcar/desembarcar na rua de acesso ao Camarote e ao lado do Posto de Gasolina no cruzamento entre as Avenidas da Integração e das Nações. Já os transportes por aplicativo que não sejam cadastrados na Autarquia, só poderão fazer o embarque/desembarque na Praça da Sementeira (em frente ao Pede Aí).
– Para quem optar por ir com seu transporte, segue a relação dos locais dos estacionamentos privados:
Estacionamento Norte 1: Terreno localizado entre a Avenida Fernando Farias e Avenida da Redenção;
.
Estacionamento Norte 2: Terreno localizado entre a Avenida Fernando Farias, Avenida da Redenção e Av. Sete de Setembro;
.
Estacionamento Sul 1: Terreno localizado entre Avenida das Nações, Avenida Nilo Coelho e Avenida da Integração;
.
Estacionamento Sul 2: Terreno localizado entre Avenida das Nações e Avenida Nilo Coelho;
Estacionamento Sul 3: Terreno localizado entre Avenida Nilo Coelho e Avenida Sete de Setembro.

Bairro KM2 funcionará como um condomínio provisório durante o São João de Petrolina

Pensando no conforto e segurança dos moradores do KM2, a Prefeitura Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), irá transformar esse bairro em uma espécie de condomínio provisório. A medida foi tomada para somente os moradores terem livre acesso durante as noites do São João, realizado no Pátio Ana das Carrancas, localizado ao lado da comunidade.
Durante as dez noites de São João, no horário das 17h até o término da festa, os moradores do KM2 só poderão ter acesso ao bairro pelas Avenidas da Integração e das Nações. As demais vias estarão fechadas por correntes. Desde maio, a Autarquia tem realizado um cadastro prévio de todos os moradores, que estão recebendo um adesivo com QR Code com os dados de cada um.
Qualquer morador que tiver dificuldade de acesso também pode entrar em contato com a Central da Ammpla através do número (87) 99606-7339.

Brasil registra 781 mortes por acidentes elétricos e se aproxima dos EUA, que tem 1 mil por ano

No Brasil, no ano passado, ocorreram 2.089 acidentes elétricos, incluindo choques, incêndios e raios. Em comparação com 2022, quando foram registrados 1.828 casos, houve um aumento de 261 ocorrências. Dos 2.089 casos de acidentes elétricos em 2023, 781 resultaram em óbitos. Esses dados foram compilados no novo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade (Abracopel).

Dos acidentes registrados, 674 foram causados por choque elétrico, 67 por incêndios devido a sobrecarga de energia e 40 por descargas atmosféricas (raios). Um dado que chamou atenção é que os locais com maior incidência de mortes por choque elétrico continuam sendo as redes aéreas, totalizando 418 ocorrências, com 267 mortes. Nas residências, foram registradas 274 ocorrências, resultando em 210 mortes. Entre os acidentes residenciais, 37 mortes foram causadas por fios desprotegidos dentro de casa, 31 por eletrodomésticos e 24 devido à manutenção doméstica inadequada. Esses foram os principais fatores por trás dos acidentes residenciais.

Ainda em relação aos acidentes por choque elétrico, a região Nordeste foi a que registrou o maior número de ocorrências, com um total de 291 acidentes, representando 29,5% do total. Em seguida, vem a região Sul, com 233 casos, seguida pelo Sudeste com 189, Centro-Oeste com 146 e Norte com 127. Em termos de óbitos, a distribuição foi a seguinte: Nordeste (218), Sul (136), Sudeste (118), Centro-Oeste (94) e Norte (108). Isso significa que, no Nordeste, 73 pessoas sobreviveram aos acidentes de choque elétrico, enquanto no Sul foram 97, no Sudeste 71, no Centro-Oeste 52 e no Norte apenas 19.

“Uma notícia preocupante do Anuário deste ano é que o número de registros de mortes por choques elétricos, que em 2022 tinha diminuído, voltou a aumentar, crescendo 13,7% em relação ao ano anterior. No período acumulado de cinco anos (2019-2023), foi observada uma redução de 3,3% no número de fatalidades, entretanto, um aumento de 7,2% no número total de acidentes. Mesmo com a leve redução no número de vítimas, este não é um motivo para comemoração, pois os números continuam elevados”, explica Vinicius Ayrão Franco, presidente da Abracopel.

É importante seguir medidas de segurança ao lidar com eletricidade, como desligar a fonte de alimentação antes de fazer reparos ou manutenções, usar equipamentos de proteção individual adequados e garantir que as instalações elétricas estejam em boas condições. Além disso, é fundamental evitar o contato com água ao manusear aparelhos elétricos e jamais sobrecarregar as tomadas. Em caso de choque elétrico, é importante buscar ajuda médica imediatamente e nunca tentar tocar na pessoa enquanto ela estiver em contato com a corrente elétrica.

Fabio Amaral, sócio-diretor da Engerey, especializada na fabricação de painéis elétricos, ainda ressalta “As pessoas devem estar atentas também a utilização do Dispositivo Diferencial Residual (DR) em instalações elétricas, juntamente com a presença de sistemas de aterramento funcionais, condutores de proteção (fio terra), pontos de tomada e ter uma instalação elétrica que atenda às normas técnicas vigentes. Esses são elementos essenciais para garantir a segurança mínima necessária em instalações elétricas de baixa tensão, e é o que reduzirá as chances de acidentes causados por choques elétricos dentro de casas e edifícios”.

Fábio Amaral, CEO da Engerey

Marco A. Stoppa, dirigente da Reymaster Materiais Elétricos, reforça a importância da seleção adequada de materiais elétricos e da manutenção regular para garantir o funcionamento seguro de toda a instalação.

Além disso, Stoppa também chama atenção para a realização de inspeções periódicas que devem ser conduzidas exclusivamente por profissionais qualificados. “Somente eles podem detectar possíveis falhas e garantir a segurança do sistema elétrico como um todo. A manutenção preditiva em instalações elétricas é comparável a uma revisão de carro: é essencial para o funcionamento ideal a longo prazo e para evitar gastos desnecessários com reparos futuros. Investir em prevenção é investir na segurança e eficiência das instalações elétricas residenciais.”

Em relação à faixa etária, a maioria dos acidentes por choque elétrico envolve pessoas com idades entre 31 e 40 anos, totalizando 286 ocorrências e 182 óbitos. Em seguida, estão as pessoas de 41 a 50 anos, com 192 acidentes, seguidas pelas de 51 a 60 anos, com 97 ocorrências. O especialista observa que, assim como nos Estados Unidos, os acidentes envolvem principalmente indivíduos que trabalham com eletricidade, independentemente de sua experiência no assunto.

Portanto, tanto para Fábio Amaral quanto para Marco Stoppa, é fundamental investir em campanhas educativas e medidas de prevenção voltadas para faixas etárias mais propensas a esses acidentes.

Incidências de choques elétricos

As áreas de geração e distribuição de energia lideraram em incidências de choques elétricos, totalizando 418 casos e 267 mortes. Em seguida, as áreas residenciais foram apontadas como a segunda maior causa de acidentes e fatalidades, com 274 registros, dos quais 210 resultaram em óbito. “É crucial que as pessoas estejam cientes dos cuidados necessários ao lidar com eletricidade em casa e, ao detectarem sinais de problemas, busquem imediatamente ajuda especializada para evitar riscos à sua integridade física e à conservação do patrimônio”, destaca Fábio Amaral.

Segundo a avaliação da Abracopel, os acidentes residenciais geralmente são causados pela energização acidental de equipamentos elétricos com partes metálicas externas, pelo envelhecimento e pela falta de manutenção adequada dos equipamentos, pela ausência de aterramento elétrico adequado e pela falta do dispositivo Diferencial Residual (DR) nas instalações, como indicado pelas investigações.

Importância do Dispositivo Residual

O Dispositivo DR desempenha um papel fundamental na segurança das pessoas e na proteção dos equipamentos elétricos nas instalações. atua detectando correntes de fuga que podem causar choques elétricos ou incêndios, interrompendo instantaneamente o circuito e prevenindo acidentes graves. Essa tecnologia é essencial para garantir um ambiente elétrico seguro e confiável em residências, empresas e outros locais.

No Brasil, o uso do Dispositivo DR é regulado pela norma técnica NBR 5410, que define as condições apropriadas para a instalação elétrica de baixa tensão em edifícios, residências, estabelecimentos comerciais, industriais e outras áreas. Essa norma estabelece diretrizes específicas para garantir a segurança elétrica e a proteção contra choques elétricos, incêndios e outros riscos associados à eletricidade.

Contudo, apesar de ser de uso obrigatório desde 1997, sua exigência não é seguida na maioria das residências, principalmente em construções antigas que não foram modernizadas. Segundo o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) apenas 27% dessas edificações possuem DR.

“O dispositivo reconhece que por determinada fiação está vazando um percentual de corrente elétrica diferente do habitual, como no caso de uma criança colocando uma chave na tomada. Assim, o DR desarma os circuitos que estão ligados a ele, interrompendo o choque elétrico”.

Comparativo Internacional

O Brasil registrou 781 mortes por acidentes elétricos em 2023, e se aproxima dos EUA, que tem 1 mil por ano.

Nos Estados Unidos, os acidentes elétricos causam cerca de 1.000 mortes por ano, sendo aproximadamente 400 decorrentes de alta tensão. Em relação aos raios, eles resultam em 50 a 300 mortes anualmente. Essas estatísticas são da National Library of Medicine, a maior biblioteca médica do mundo, operada pelo governo federal norte-americano.

Segundo a instituição, há pelo menos 30 mil incidentes de choque por ano que não resultam em morte. Anualmente, aproximadamente 5% de todas as admissões em unidades de queimados em hospitais nos Estados Unidos são devido a lesões com causas elétricas. Cerca de 20% de todos os acidentes acontecem em crianças (com mais frequência em casa) enquanto em adultos, são mais comuns em ambientes de trabalho e representam a quarta causa de morte traumática relacionada ao trabalho.

O SAAE de Sobradinho/BA informa a todos que são inverídicas as informações sobre a qualidade da água servida para os consumidores

Ultimamente foi publicado nas redes sociais denúncias contra essa Autarquia Municipal, contestando a qualidade da água servida para os consumidores. As pessoas que fizeram as denúncias, além de não ter conhecimento técnico, vivem pregando a discórdia e colocando a população de Sobradinho sobre suspeita dos serviços oferecido pelos os órgãos públicos, afim de tirar proveito político em benefício próprio.

O SAAE de Sobradinho/BA informa a todos que são inverídicas as informações de que a água distribuída pelo SAAE tem sal e que está causando problemas de saúde nos consumidores. Nós temos um gerador de cloro que produz hipoclorito de sódio (cloro ativo) através da eletrólise da salmoura e somente o hipoclorito é usado na desinfecção da água. Os produtos químicos utilizados no tratamento de água precisam passar por testes que demonstram que os mesmos não são prejudiciais à saúde, com o cloro que utilizamos no nosso sistema de tratamento de água usamos o mesmo procedimento, conforme Laudo de Atendimento aos Requisitos de Saúde – LARS nº 6059-PQT30-161-21 (Avaliação da Conformidade de Produtos Químicos Utilizados no Tratamento de Água para Consumo Humano – NBR 15.784 – 2017) que segue em anexo, atestando que o cloro utilizado em nosso sistema não oferece risco à saúde muito menos que está causando crises de pressão alta ou que pessoas estão fazendo tratamento de hemodiálise por causa da água que é consumida.

Outra informação importante é que atesta a utilização do cloro em nosso sistema é o Relatório Final da Avaliação da Conformidade de Produtos Químicos para Tratamento de Água (que também segue em anexo). Este documento mostra que não há interferentes no cloro produzido em nossa estação de tratamento de água, sendo considerado APROVADO no referido relatório final.

Outro indício forte de que não há cloreto de sódio (sal) na água tratada é a própria percepção do paladar humano, que consegue perceber variações na concentração de substâncias. Se houvesse sal em nossa água, os consumidores, de forma sumária, não iriam querer consumir tal água, visto que há uma sensibilidade robusta no paladar humano, percebendo pequenas variações ao ingerir alimentos que contenham um teor salino maior, como é o caso das águas de poço.

Por fim, informamos que a água distribuída pelo SAAE de Sobradinho/BA não contém sal e não oferece riscos à saúde dos consumidores, prova disto é que a água fornecida pela nossa empresa é considerada 100% própria para o consumo humano e uma das poucas cidades do Brasil que se bebe água diretamente das torneiras.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONFIRA

Maio_2024 – Controle de Qualidade_Hidroquímica_SAAE de Sobradinho_ETA_Água tratada_compressed

NSF – Certificado LARS val. 24.05.2023 (1) (5)_compressed

FDS – HIDROGERON HIPOCLORITO REV.06 – Clicksign_compressed

Ascom/SAAE

Caravana das Juventudes garante documentação de quase 700 pessoas no Sertão de PE

Em três dias de atividades pelo Sertão de Pernambuco, a Caravana das Juventudes, uma iniciativa das Secretarias da Criança e Juventude (SCJ) e de Defesa Social (SDS) levou cidadania e garantia de direitos para as cidades de Salgueiro e Orocó. Na ação foram emitidos quase 700 documentos, entre primeiras vias de RGs, certidões de nascimento e casamento e CPF, com foco nos jovens com idade de 15 a 29 anos, pertencentes aos povos tradicionais da região.

Para o secretário da SCJ-PE, Ismênio Bezerra, “a interiorização das políticas públicas em todas as áreas e eixos de atuação do Governo de Pernambuco é uma determinação e uma cobrança permanente da governadora Raquel Lyra”. Ainda de acordo com o gestor, a Caravana das Juventudes já passou por cidades da Zona da Mata e, agora, contemplou o Sertão. “Seguiremos avançando e ofertando à população esses serviços tão necessários para o pleno exercício da cidadania”, finalizou Ismênio.

Nas comunidades indígenas Atikum e Conceição das Crioulas, em Salgueiro, a representante da Associação local, Aparecida Mendes, comemorou a passagem da Caravana das Juventudes pela região. “Esse é o reconhecimento de algo que já é um direito nosso e, com certeza, fortalece ainda mais as nossas lutas” disse. A ação foi finalizada na cidade de Orocó, com a emissão de documentos e orientação de cadastramento no ID Jovem ao público participante.

Somando-se as ações desenvolvidas no último mês de abril, nas cidades de Paudalho, Lagoa do Carro e Feira Nova, a Caravana das Juventudes, executada pela Superintendência das Juventudes da SCJ-PE, já ultrapassa o número de 1200 pessoas beneficiadas com as atividades.
Fotos: Luana Guedes/SCJ-PE

Restituição do Imposto de Renda do 1º Lote será pago hoje

Cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa recebem nesta sexta-feira (31) o primeiro dos cinco lotes de restituição de 2024. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e inclui todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber.

No maior lote de restituição do Imposto de Renda da história, a Receita Federal vai desembolsar R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes. O pagamento será feito ao longo do dia, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

A maior parte, 2.595.933 contribuintes têm entre 60 e 79 anos. Em seguida, há 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em terceiro, vêm 886.260 declarações de contribuintes gaúchos, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão.

Em quarto lugar, estão 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento. O restante dos contribuintes são 258.877 idosos acima de 80 anos e 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

O contribuinte que quiser saber se está incluído no lote pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Edição: Aécio Amado/Agência Brasil