Governo federal decide adiar provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (3/5), por conta do estado de calamidade pública vivenciado pelos moradores do Rio Grande do Sul. O exame seria aplicado neste domingo (5/5), em 228 municípios do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu chamar os ministros Esther Dweck (MGI) e Paulo Pimenta (Secom) no Palácio do Planalto para deliberar sobre o adiamento do Concurso Unificado. O anúncio deverá ser feito após a reunião.

A medida ocorre em meio à devastação no RS, causada pelas enchentes. Até o momento, foram registradas mais de 30 mortes e, ao menos, 74 pessoas desaparecidas. Conforme dados da Defesa Civil, há quatro dias, as chuvas no estado atingiu pelo menos 235 cidades gaúchas e mais de 24 mil pessoas estão fora de casa devido aos temporais.

Dos 96.592 mil inscritos para a prova no Rio Grande do Sul, mais de 9 mil indicaram Santa Maria para realizar o exame, uma das principais cidades afetadas pelas fortes chuvas. Toda a região em volta do município foi atingida pelo temporal, que provocou também bloqueios de muitas estradas.

Inicialmente, a decisão do Ministério da Gestão, órgão responsável pela organização do certame, era de manter o concurso. No entanto, candidatos, moradores do estado e políticos sustentaram a necessidade de adiar o exame.

PRODECON alerta consumidores sobre compras de presentes do Dia das Mães

Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma das datas de maior movimentação do comercio. Os consumidores costumam ir as lojas para garantir os presentes das mamães. Para orientar sobre uma compra segura, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON) elaborou algumas dicas para que os consumidores fiquem atentos.

Neste período, as compras pela internet costumam ser mais frequentes por conta dos descontos. Contudo, é preciso estar atento e observar se os sites são confiáveis, principalmente se os preços estiverem muito abaixo do normal, quais as condições de troca e prazos para entrega, e prestar atenção na descrição dos produtos. Para compras em loja física, o estabelecimento precisa deixar bem informado a diferença dos valores à vista e a prazo. Todas as publicidades que forem divulgadas pela loja precisam ser cumpridas. Já em caso de troca ou devolução, os estabelecimentos não são obrigados a efetuar caso o produto não esteja danificado. Sendo assim, antes de fazer a compra, é preciso verificar a política de troca de cada estabelecimento.

Outra dica para compras virtuais e em lojas físicas é exigir a nota fiscal do produto, pois dessa forma é possível preservar uma série de garantias com relação à compra, inclusive caso haja necessidade de troca ou devolução do produto. Caso necessite de atendimento, o consumidor pode procurar a sede do PRODECON, no horário das 7h às 13h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes. O consumidor também pode manter contato pelo número do telefone e Whatssap (87) 3861 – 3066.

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Primeiro título e biometria

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar.

Precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.

É necessário levar um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o registro geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. São aceitas certidão de nascimento ou de casamento.

Podem ser solicitados comprovantes de residência e, no caso de homens que pedem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.

De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.

Transferência de domicílio

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. “Os vínculos podem ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade”, informa a Justiça Eleitoral.

O procedimento, nesse caso, pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Título Net.

Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Estão isentos dessa condição os servidores civis ou militares, bem como seus familiares, que tenha se mudado em decorrência de transferência ou remoção.

Edição: Maria Claudia/Agência Brasil

AMTT comunica interdição em trecho de rua de Juazeiro, no bairro Alto da Maravilha para manutenção da via; Confira

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Juazeiro informa que o trecho da Rua Hermenegildo A. Brandão, no bairro Alto da Maravilha, será interditado a partir da próxima segunda-feira (06) para obras de reparo. Assim que o serviço for concluído, a via será liberada.

A AMTT colocará barreiras no trecho para evitar acidentes e os agentes de trânsito vão estar no local para orientar os condutores e garantir a fluidez no trânsito. Importante que os motoristas não removam as barreiras, para garantir a segurança de todos que circulam pelo local.

Prefeitura faz busca ativa para cadastro de mulheres no programa “Mães de Pernambuco”

Mulheres que moram em Pernambuco, que são beneficiárias do Programa Bolsa Família e estão com os dados do CadÚnico atualizados, responsáveis pela família, gestantes, mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos e que não tem vínculo empregatício formal vão poder participar do programa Mães de Pernambuco. A iniciativa do Governo do Estado vai pagar um auxílio mensal de R$ 300 para 100 mil mães e cuidadoras que vivem em vulnerabilidade no estado.

Em Petrolina, 3.160 mulheres estão aptas a receber este auxílio e 1.288 ainda não se inscreveram. Por isso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem realizado busca ativa, entrando em contato com as mulheres, com o objetivo de que 100% das beneficiárias consigam este auxílio.

O programa não se destina apenas às mães, mas também a cuidadoras, como tias, avós, madrinhas, entre outras. Para verificar se tem direito ao benefício, a mulher pode acessar o site: www.maesdepernambuco.pe.gov.br e informar seu Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento. Estando apta, a beneficiária deve confirmar que quer ter acesso ao auxílio.

O prazo para confirmação foi prorrogado até o dia 20 de maio. O pagamento para as mulheres que confirmaram até o dia 25 de abril está previsto para o dia 13 do próximo mês. Quem formalizar a confirmação até 20 de maio só receberá a partir de junho, quando os pagamentos passam a ocorrer mensalmente até o quinto dia útil.

Quem tiver dificuldades para confirmar interesse em receber o auxílio, pode procurar a unidade do Expresso Cidadão em Petrolina. Para esclarecer dúvidas ou saber se tem direito ao benefício, é só entrar em contato através da Ouvidoria Social, por meio do telefone 0800.081.4421; ou pelo e-mail ouvidoria@sas.gov.pe.br.

Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Confira o que abre e o que permanece fechado em Petrolina neste Feriado 1º de maio ‘Dia do Trabalhador’

Quarta-feira 1º de maio é feriado em comemoração ao DIA DO TRABALHADOR em todo o Brasil.  Abaixo confira o que abre e o que permanece fechado neste período, no comércio, órgãos públicos estadual e municipal em Petrolina, Sertão pernambucano.

Prefeitura de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina informa que não haverá expediente nos órgãos ligados à Administração Municipal na próxima quarta-feira (1°) devido ao feriado do Dia do Trabalhador. As creches e escolas municipais também não terão aulas e retornam às atividades na quinta-feira (02).

O feriado não afetará o funcionamento daqueles serviços considerados essenciais à comunidade como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Parto Normal, segurança, trânsito e serviços de limpeza pública.

Quem precisar de algum serviço público pode buscar através da plataforma ‘Petro Online’ que está disponível no site da prefeitura. No link é possível solicitar atendimento da Ouvidoria, consultar andamento de ofícios, abrir e consultar requerimentos, solicitar alvará de construção/demolição; emissão de nota fiscal; contracheques; desmembramento de IPTU; parcelamento de débito; alteração de endereço; Certidão Negativa de Débitos Municipais; entre outros.

Comércio

O comércios estarão fechados nesta quarta-feira (1º). A data de Dia do Trabalhador é um dos cinco feriados do ano em que não há flexibilidade de abertura do comércio.

Shopping

O shopping terá funcionamento diferente nesta quarta-feira (1º). As lojas e quiosques estarão fechados durante todo o dia. A praça de alimentação e lazer abre das 12h às 22h e o hipermercado funciona das 8h às 21h.

Detran-PE

DETRAN-PE, informa que, na quarta-feira (1º) não haverá expediente nos Ciretrans e nem no Expresso Cidadão. Na quinta-feira (2) estará aberto normalmente, tanto o Ciretran quanto o Expresso Cidadão.

Agências bancárias

As agências bancárias estarão fechadas, na quarta-feira (1º). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking), tanto no dia de feriado e nos fins de semana.

As contas de água, energia, telefone e carnês com vencimento no dia 1º de maio poderão ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira (2).

Em relação aos tributos, a Febraban informa que eles já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a orientação da instituição é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos com código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

LOJAS DE ATENDIMENTO DA COMPESA

As lojas de atendimento da Compesa espalhadas no Estado, e as oito unidades que funcionam nos Expressos Cidadãos, estarão fechadas na quarta-feira (1º). Todas as unidades voltarão a funcionar na quinta-feira (2) a partir das 8h, seguindo o atendimento até às 12h.

Apesar do feriado, os clientes continuam dispondo de todos os serviços oferecidos pela Compesa através dos vários canais de atendimento, a exemplo do 0800 081 0195, disponível 24 horas em todos os dias da semana, na Loja Virtual (www.compesa.com.br), pelo aplicativo Compesa Mobile, disponível para Android e iOS e ainda pelo WhatsApp 81 9488.2336.

 A Companhia informa, ainda, que os serviços considerados essenciais serão mantidos por equipes de técnicos que estarão de plantão durante o feriado.

Motoristas têm até terça-feira para fazer exame toxicológico

Condutores de veículos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E com exame toxicológico pendente têm até esta terça-feira (30) para regularizar a situação e fazer o exame obrigatório. O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E – com vencimento da CNH entre janeiro e junho deste ano – terminou em 31 de março. Após esta data, o Código de Trânsito Brasileiro concede mais 30 dias para que os motoristas realizem o exame e comprovem que não fizeram uso de drogas e/ou medicamentos estimulantes.

Desde março de 2016, o Código de Trânsito Brasileiro determina que os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da habilitação. A obrigação vale também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais.

O objetivo é identificar o consumo de drogas, o que pode interferir na capacidade psicomotora dos condutores e, assim, aumentar o risco na direção de veículos pesados para a ocorrência de acidentes de trânsito.

O diretor da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), Pedro Ducci Serafim, disse à Agência Brasil que a exigência salva vidas no trânsito.

“O exame toxicológico é uma política pública de eficácia comprovada na redução de acidentes e mortes no trânsito. Estudos mostram redução de mais de 30% em acidentes fatais depois da sua implementação”, observou.

Para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não regularizaram a situação em todo o Brasil. Para os condutores com CNHs que vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

Infração

O exame laboratorial é exigido até mesmo para quem não estiver dirigindo nestas categorias. Caso esses motoristas não façam o teste até esta terça-feira (30), podem ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal  a partir de 1º de maio, conforme sanções previstas no artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A não realização do exame no período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a uma multa automática de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Essas multas são apelidadas de multas de balcão porque estão associadas ao não cumprimento de uma obrigação administrativa, diferentemente das infrações cometidas na direção do veículo automotor.

Verificação

Os motoristas podem consultar se precisam ou não fazer o teste no portal de serviços da secretaria. Basta informar CPF, data de nascimento e data de validade da CNH nos espaços indicados para ter o detalhamento de prazos, vencimentos e alertas.

Outra forma de acesso às informações é o aplicativo da carteira digital de trânsito. Na área do condutor, o motorista também pode verificar se o exame toxicológico está em dia. No caso de o prazo ter vencido, o condutor deve buscar um dos laboratórios credenciados e fazer a coleta para a realização do exame toxicológico, em laboratórios especializados credenciados pela Senatran.

Camille Lages, diretora de Comunicação da ABTox, celebrou a disponibilização da página para consulta. “Essa ferramenta que o governo trouxe é muito importante para que os motoristas consultem se estão adimplentes com o exame toxicológico porque muitos deles não têm a carteira de habilitação digital baixada no celular e precisam dessa ferramenta para poder cumprir a obrigação até 30 de abril,” esclarece.

Não é necessária receita médica para fazer o exame, apenas a habilitação do condutor (CNH).

Exame

O exame toxicológico deve ser realizado pelos motoristas no momento da renovação da CNH nas categorias C, D ou E a cada dois anos e meio. Os motoristas com mais de 70 anos não precisam renovar o teste toxicológico antes do vencimento da CNH, que tem validade de três anos.

O teste laboratorial de amostras de cabelo, pele ou unha identifica se houve uso abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta (larga janela de detecção). Isto porque a queratina presente nos cabelos preserva as substâncias que foram consumidas e metabolizadas por mais tempo que o sangue e a urina, por exemplo.

O exame toxicológico não existe no modelo autoteste, portanto, é vedada a coleta da própria amostra para análise. O procedimento tem que ser feito por um laboratório, exclusivamente, em postos de coleta para garantir a segurança dos resultados. A coleta rápida -aproximadamente de 10 a 15 minutos – é classificada pelos laboratórios como não invasiva, não infectante e indolor.

Atualmente, são 17 laboratórios credenciados na Senatran, que formam a rede de coleta com mais de 13 mil unidades espalhadas em mais de cinco mil municípios em todo o país. O exame pode detectar pelo menos 12 substâncias: Acetilmorfina (heroína); Anfepramona; Anfetamina; cocaína e derivados (crack, merla); Codeína; Femproporex; Mazindol; MDA; MDMA; Metanfetamina; Morfina; e maconha e derivados (skunk, haxixe).

O preço médio do exame toxicológico é R$ 135 e pode variar conforme a região do país. Os exames exigidos pela Senatran, em geral, são  custeados pelos motoristas autônomos, mas podem ser bancados por empregadores.

Os laboratórios credenciados devem inserir o resultado no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renash) para controle dos órgãos de trânsito. No entanto, os laudos são sigilosos e entregues somente aos examinados. Portanto, não podem ser divulgados, por exemplo, ao empregador do motorista profissional.

Categorias da CNH

Os motoristas da categoria C dirigem veículos maiores como caminhões, caminhonetes e vans de carga, além dos carros, picapes e vans de carga. A categoria D da CNH permite a condução de veículos automotores e elétricos, destinados ao transporte coletivo de passageiros com mais de oito lugares, como vans, micro-ônibus e ônibus.

Na categoria E, habilitados podem dirigir ônibus articulados; caminhões tracionando carretas; veículos com trailers e demais modelos de veículos automotores.

Edição: Kleber Sampaio/Agência Brasil

Em Nota enviada à Imprensa, a Compesa informa que está surpresa com aplicação de multa da ARMUP e vai contestar judicialmente

A Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP) emitiu nesta semana um Auto de Infração grave, no valor de R$ 372.111,15 contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA).

Nesta manhâ de sexta-feira (26), a Compesa emitiu uma Nota a Imprensa informando que está surpresa com aplicação de multa; Confira.

Nota à Imprensa

A Compesa informa que recebeu a aplicação da multa com surpresa e vai contestar judicialmente a medida da Agência Reguladora Municipal de Petrolina- Armup, órgão vinculado à prefeitura de Petrolina.

A própria prefeitura decretou estado de emergência no dia 4 de abril em função da incidência de fortes chuvas que alagaram ruas e avenidas. O bairro João de Deus, onde fica a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), foi atingido, e a falta de drenagem para escoamento das águas pluviais, de responsabilidade do município, acabou provocando sobrecarga da ETE.

Para amenizar a ausência da drenagem, que tanto prejudica a operação do sistema de esgotamento sanitário, a Compesa deu início a uma obra estruturadora, no bairro João de Deus, por entender que a população não pode ser penalizada, com várias intervenções para ampliar a capacidade da rede coletora.

A obra está 40% executada e vai melhorar a capacidade operacional da ETE.

ASCOM – COMPESA

DINC divulga edital de convocação da 3ª e última chamada para a Assembleia Geral Ordinária  

O Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC),  divulgou nesta quarta-feira (24)), o 3ª e último edital de convocação  para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) a ser realizada, no dia 26 de abril, no Centro Comercial da Vila CS-1, zona rural de Petrolina (PE), às 14h.

A Assembleia é destinada aos produtores do Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho (PPISNC), que estejam em dia com suas obrigações junto o Distrito. Conforme estabelece o Estatuto, nesta 3ª convocação às deliberações e decisões serão tomadas com qualquer número de usuários presentes.

Na ocasião serão deliberados os seguintes assuntos: Prestação de contas dos órgãos de Administração, referente ao exercício de 2023; Demonstrações Contábeis de 2023; Relatório Gerencial do encerramento 2023 e a Eleição dos membros do Conselho Fiscal gestão 2024/2025

É importante ressaltar que o cargo Conselho Fiscal  não é remunerado, pois trata-se de uma função voluntária que visa promover a imparcialidade e independência necessárias para fiscalizar as atividades financeiras e contábeis da organização.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (87) 3024-8485 ou pelo whatsapp (87) 98835-6487, ou ainda pelo e-mail: faleconosco@dinc.org.br. O edital está disponível no site: www.dinc.org.br

Prefeitura de Juazeiro alerta sobre FAKE NEWS de inscrições para cadastro do Programa Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), alerta, novamente, a população para a circulação de fake news a respeito do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A Prefeitura informa que, no momento, ainda não está aberto o processo de inscrição para o programa em Juazeiro.

A Sedes destaca que o projeto está em fase de aprovação de propostas que serão, após, selecionadas pelo Ministério das Cidades. A Sedes chama a atenção da  população para o não fornecimento de dados pessoais por meio de mensagem de aplicativo ou ligação telefônica.