Trânsito terá alterações durante festejos do aniversário de Petrolina 

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa e alerta a população que diversos pontos da área central serão interditados nos próximos dias, por conta da celebração dos 128 anos de emancipação política da cidade.

Nesta quarta-feira (20), dois trios elétricos, comandados por Xand Avião e Cheiro de Amor, vão animar o público na Orla 2. O percurso será entre as rotatórias localizadas em frente ao restaurante Bêra D’Água e à loja de conveniência All Time. Por conta disso, será proibido estacionar e transitar por esse trecho das 14h até o fim do evento.

Haverá bloqueios de acesso à Avenida Cardoso de Sá, na Avenida José Theodomiro de Araújo e nas ruas do Trabalho, dos Industriários e Manoel Antônio Galdino. Os agentes de trânsito da AMMPLA estarão realizando o ordenamento do tráfego durante todo o evento. 

Já na quinta-feira (21), haverá interdição do tráfego de veículos e proibição de estacionamento, a partir das 14h para o desfile comemorativo. O fluxo ficará interrompido das proximidades do contorno do monumento da Integração até o viaduto dos Barranqueiros. 

Orientações: 

– O acesso de veículos de serviço, com parada temporária, aos estabelecimentos comerciais situados na Avenida Cardoso de Sá (Orla 2), estarão autorizados até às 16h do dia 20/09; 

– Os veículos estacionados na Avenida Cardoso de Sá (Orla 2), após às 16h do dia 20/09, serão retirados da via por reboque apropriado da AMMPLA; 

– Os moradores de condomínios residenciais ou hóspedes do Hotel Nobile Suites Del Rio deverão retirar seus veículos da Avenida Cardoso de Sá (Orla 2) até às 18h do dia 20/09. 

INSS terá quadro ampliado com 250 técnicos de seguro social

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a nomeação de 250 candidatos aprovados no concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizado em 2022. A medida foi publicada nesta terça-feira (19), no Diário Oficial da União.Os novos servidores ocuparão vagas de técnico do seguro social, profissionais de nível médio que atuam diretamente no atendimento ao público nas agências do país.

Em junho deste ano, o governo federal já havia autorizado a nomeação de 1 mil candidatos aprovados para o cargo, que aguardavam no cadastro reserva do mesmo concurso público.

De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ainda restam cerca de 2 mil candidatos aprovados remanescentes do último concurso para o cargo de técnico do seguro social, e a urgência em agilizar a fila de benefícios fez com que o governo optasse por aproveitar o processo seletivo e deixasse para o próximo ano a realização de novo concurso para analistas.

A medida é mais uma das ações que buscam reduzir o tempo dos processos administrativos de benefícios do INSS. Em julho deste ano, uma medida provisória criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que oferece aos servidores uma remuneração adicional para atuarem no cumprimento de metas, além dos processos regulares.

Além dessas medidas, o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou, em agosto, a Proposta Orçamentária da Previdência Social (PLOA) para 2024, com a previsão de realização de novo concurso público para contratação de mais 7.655 técnicos do seguro social e de 1.574 peritos médicos, com o objetivo de garantir a melhoria do atendimento pela Previdência Social e a execução das políticas públicas. A proposta ainda será submetida ao Ministério da Previdência Social.

.

Fonte: Agência Brasil

Espaços públicos de Petrolina agora contam com Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis

A Prefeitura de Petrolina dá mais um importante passo para tornar a cidade sertaneja em um exemplo de sustentabilidade. A partir de agora, espaços públicos, a exemplo do Parque Josepha Coelho, sede da Prefeitura Municipal e da Promotoria de Justiça de Petrolina contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de materiais recicláveis como vidro e garrafas, eletroeletrônicos, baterias e lâmpadas. A iniciativa visa garantir o descarte adequado desses objetos que, infelizmente, ainda são jogados nas vias públicas ou canais da cidade.  

De segunda a sexta-feira, nas sedes da Prefeitura (7h às 13h) e Promotoria (8h às 14h) ficarão disponíveis PEV’s para o descarte de vidro, lâmpadas e baterias/pilhas. Já no Parque Municipal, de segunda a domingo, das 5h às 22h, poderão ser deixados vidros, lâmpadas, pilhas/baterias e eletroeletrônicos. No local, os PEV’s estão instalados logo na entrada do parque, do lado esquerdo do portão principal. Qualquer cidadão poderá deixar os materiais listados, durante o horário de funcionamento dos equipamentos públicos.

Para Rosane Cavalcanti, Promotora de Defesa à Cidadania e Justiça, essa parceria vai além da sustentabilidade. “Fico muito feliz com essa parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, através do programa ‘Petrolina Sustentável’. Vamos mobilizar toda equipe do MPPE para fortalecer esse trabalho que, além de sustentável, também é social. Quando o lixo é levado para um local adequado através da reciclagem, estamos transformando esse lixo em uma renda extra para centenas de famílias tão vulneráveis que atuam como catadores no nosso município. É um trabalho de muitas mãos!”, pontua. 

Esses materiais serão recolhidos a cada dois dias pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e serão posteriormente destinados para as cooperativas de reciclagem e o aterro sanitário.  

Para Alisson Oliveira, secretário executivo de Serviços Públicos, essa iniciativa vai possibilitar que os materiais, em especial o vidro, tenha o devido descarte e beneficiamento. “Existia na cidade uma dificuldade de concentrar um volume maior de garrafas e vidros, de modo que esse material não era tão visado pelos catadores. Por ser um produto de baixo custo na reciclagem, as garrafas e objetos de vidros eram excluídos no momento da coleta. A partir de agora, com o auxílio dos PEV’s, esse recolhimento e beneficiamento serão otimizados. Esse é mais um importante passo dentre as ações capitaneadas pelo Simão Durando na área de sustentabilidade”, destaca o secretário. 

Simão Durando emite nota de pesar pelo falecimento de Francisco de Assis Gomes Vieira, ‘Chicão do João de Deus’

Nota de pesar

“Recebemos com imensa tristeza a notícia da morte de Francisco de Assis Gomes Vieira, conhecido como Chicão do João de Deus, aos 66 anos, ocorrida nesta segunda-feira (18). Lider comunitário, deixa um legado de compromisso e luta pelas comunidades periféricas de Petrolina, importante contribuição com a gestão municipal. Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tão profunda dor. Que Deus console os corações e traga a força necessária para este momento tão difícil”.

Simão Durando
Prefeito de Petrolina

Semana Nacional do Trânsito 2023 tem atividades educativas e de orientação em Petrolina 

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), promove, até o dia 1º de outubro, uma programação especial de atividades relacionadas a Semana Nacional de Trânsito 2023. O tema da campanha deste ano é ′No trânsito, escolha a vida′ e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito e segurança no trânsito. 

De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito, Jilmar Barros, a programação se estende durante toda a semana com palestras nas escolas, projeto Turminha do Trânsito, Blitz educativa e passeio ciclístico. “Ao longo do ano e, com maior intensidade nesta semana, estamos trabalhando de forma preventiva e educacional. A imprudência é uma ameaça à vida e devemos nos atentar a isso aumentando os cuidados e comportamentos defensivos”, destacou Jilmar Barros. 

Para o diretor-presidente da AMMPLA, Franklin Alves, se cada um fizer sua parte, teremos um trânsito cada vez mais seguro e com fluidez. “Conforme orientação do prefeito Simão Durando, a Autarquia tem feito sua parte através de ações educativas nas escolas, sinalizando as vias e também fiscalizando. E cabe a cada cidadão respeitar as leis de trânsito”, alerta Franklin Alves. 

Confira a programação completa abaixo: 

– Terça-feira (19/09): 

9h: Palestra na CMEI Tereza Maria de Amorim (Rio Corrente) 

– Quarta-feira (20/09): 

9h: Projeto ‘Turminha no Trânsito’ (Arena 3, Parque Josepha Coelho) 

– Sexta-feira (22/09):  

7h: Blitz educativa na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio 

– Sábado (23/09):  

9h: Projeto ‘Turminha no Trânsito’ (Arena 3, Parque Josepha Coelho) 

– Segunda-feira (25/09): 

9h: Palestra na Nova Semente João Miguel Ribeiro Nunes (São Gonçalo) 

– Domingo (01/10): 

7h: Passeio Ciclístico 

Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) 

Fotos: Deivid Menezes 

Governo federal cria Observatório Nacional de Direitos Humanos

© Rudnei Barbosa/Divulgação Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania SP

Portaria publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União cria o Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), que estabelece metas e objetivos da nova plataforma. A ferramenta digital reunirá informações e fará análise dos dados, que servirão de base para o planejamento e a avaliação das políticas públicas do setor.De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o ObservaDH terá como base de dados várias fontes como censos, pesquisas e amostras disponibilizadas por instituições como o disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), o Judiciário e o sistema de segurança pública. São dados sobre públicos considerados prioritários para as ações do governo, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.

Os indicadores e informações deverão ser compilados de forma que possam embasar ações e estimular a produção de pesquisas orientadas para investigar questões relevantes à promoção dos direitos humanos. Os dados também servirão para a elaboração de material educativo a ser utilizado na formação de cidadãos e de agentes públicos, com foco na promoção da diversidade e da equidade.

“Nosso objetivo é que essa plataforma gere frutos também para a educação e a cultura em direitos humanos, desde a mídia até as escolas”, disse a secretária executiva do ministério, Rita Oliveira.

A ferramenta será coordenada pela secretaria executiva do MDHC, que também promoverá articulação e parcerias institucionais para acesso à base de dados e a troca de informações necessárias à construção dos indicadores. A gestão do conteúdo será exercida pela recém-criada Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos

Cooperação

A criação do ObservaDH é parte de um plano de ação do governo federal que busca governança e políticas públicas baseadas em evidências. Para isso, também foi firmado, na última sexta-feira (15), acordo de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para a realização de estudos sobre a execução de políticas de direitos humanos e cidadania.

O acordo terá duração de três anos, que poderão ser prorrogados, e funcionará nos moldes do que já ocorre desde 2022, na gestão da Plataforma de Recursos Pró-equidade em Políticas Públicas (Inclua).

.

Edição: Graça Adjuto

Prefeitura de Petrolina informa que mais de 3 mil famílias se tornaram beneficiárias do Bolsa Família em setembro 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), tem a satisfação de informar que 3.689 famílias foram contempladas e passarão a receber o programa de transferência de renda chamado Bolsa Família, a partir deste mês de setembro. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

De acordo com a secretária executiva de Assistência Social, Francinete Panta Nery, é papel da gestão municipal cumprir as metas estabelecidas pelo Governo Federal, como a taxa de atualização cadastral e a atualização das condicionalidades das famílias no que diz respeito ao Social, Educação e Saúde.  

“Com a orientação do prefeito Simão Durando, criamos um plano de ações estratégicas como aumento das visitas domiciliares, ampliação do número de vagas de atendimento nos CRAS e na Central do Cadastro Único, e o agendamento via canal do whatsapp do ‘Informa Petrolina’. Também iniciamos as reuniões com os grupos de novas famílias inseridas no Bolsa Família e o acompanhamento através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). A gestão do Cadastro Único no Município não tem medido esforços e podemos ver os resultados refletidos no quantitativo de Cadastros liberados para Petrolina e também no número total de beneficiários que é de 49.070”, destaca Francinete Panta Nery.  

Os novos contemplados devem baixar o aplicativo do Bolsa Família ou Caixa Tem no seu celular para obter maiores informações sobre o programa, como data de pagamento e calendário. Em caso de dúvida, o responsável da família, pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), a fim de realizar o primeiro cadastro. É necessário levar o Número de Identificação Social (NIS), um documento oficial de identificação com foto, um comprovante de residência atualizado e o aparelho de telefone celular.   

– Datas de pagamento do Bolsa Família em setembro: 

  • NIS terminado em 1: 18 de setembro; 
  • NIS terminado em 2: 19 de setembro; 
  • NIS terminado em 3: 20 de setembro; 
  • NIS terminado em 4: 21 de setembro; 
  • NIS terminado em 5: 22 de setembro; 
  • NIS terminado em 6: 25 de setembro; 
  • NIS terminado em 7: 26 de setembro; 
  • NIS terminado em 8: 27 de setembro; 
  • NIS terminado em 9: 28 de setembro; 
  • NIS terminado em 0: 29 de setembro. 

Confiram a lista em PDF com os 3.689 contemplados de setembro: 

.

Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) 

Fotos: Erlan Alexandre

Festival Cristão em Petrolina investe em área de acessibilidade 

O acesso à cultura para pessoas com deficiência foi garantido durante o Festival Cristão em Petrolina, evento produzido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), e que fez parte das comemorações do aniversário de 128 anos da cidade. Durante os shows, que aconteceram no final de semana, foram disponibilizados intérpretes de libras e uma área de acessibilidade com o intuito de atender a todos.  

Sobre o espaço que ficou em frente ao palco e foi destinados às pessoas com deficiência, Rosângela Gomes, diz ser uma ação muito importante, pois proporciona que eles tenham mais visibilidade e conforto. “Nossa comunicação do surdo se dá no campo visual. Precisamos ter mais essa aproximação para que consigamos, de fato, ter a compreensão do que está acontecendo no palco. Estou muito feliz de estar aqui e parabenizo a Prefeitura pela preocupação em criar essa área”, frisou Rosângela, ela possui uma deficiência auditiva. 

“Foi sensacional a criação desse espaço. Para nós, que temos uma mobilidade reduzida, poder ver de pertinho as atrações isso é muito bom. Já nos deparamos com tantas dificuldades no nosso dia a dia e chegar aqui e ter uma área com mais conforto realmente não tem preço.  Parabéns a todos os envolvidos”, destacou Jane Cleide da Silva. 

A cadeirante, Rosimeire da Cruz Freitas, fala da felicidade de poder ver o show de pertinho. “É muito importante ter esse espaço para a gente aproveitar. A gente pode curtir igual todo mundo. Pela primeira vez estou vendo isso em Petrolina, de um lugar diferenciado. É muito bom isso, de verdade”, pontuou Rosimeire.

“A acessibilidade é um direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social. Seguindo a orientação do prefeito Simão Durando nosso objetivo é fortalecer os direitos da pessoa com deficiência no acesso à cultura e ao lazer, fazendo valer a igualdade de oportunidades para todos”, falou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giovanni Costa.

.

Texto: Luzete Nobre – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo   

Fotos: Deivid Menezes  

Setor de Tributos de Petrolina começa a funcionar no Núcleo Administrativo Municipal 

A partir desta segunda-feira (18), o Setor de Tributos da Secretaria da Fazenda e Planejamento, que ficava na sede da Prefeitura de Petrolina, começa a funcionar no Núcleo Administrativo Municipal. A mudança aconteceu por conta de uma reforma que será realizada na sede oficial do setor para melhor atender aos contribuintes.   

De acordo com a secretária executiva de Tributos, Patrícia Almeida, o atendimento segue de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. E todos os serviços estarão à disposição dos contribuintes: como ISS, IPTU, ITBI, cadastro imobiliário, entre outros. Quem preferir, pode solicitar atendimento através dos canais online: da plataforma ‘Petro Online’ (www.petrolina.pe.gov.br/petro-online) e também pelo Whatsapp do Setor de Tributos que é o (87) 99190-7667. 

Serviço: 

– Setor de Tributos: Núcleo Administrativo Municipal (Avenida Clementino Coelho, Nº 174, Atrás da Banca). 

– Atendimento: de segunda a sexta-feira 

– Horário: 7h às 13h 

Votação para Conselho Tutelar de Petrolina contará com urnas eletrônicas pela primeira vez  

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), publicou essa semana a lista com os locais de votação para a eleição dos Conselheiros Tutelares que irão atuar no quadriênio 2024/2028. O processo eleitoral está sendo conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA). 

Para garantir a acessibilidade e facilitar o processo de votação, serão disponibilizados 38 locais distribuídos entre escolas municipais, estaduais e particulares. A eleição acontecerá no dia 1º de outubro e contará, pela primeira vez, com urnas eletrônicas. Os petrolinenses irão eleger 10 candidatos para as vagas de membros titulares e seus respectivos suplentes, que irão atuar nas duas unidades de atendimento do Conselho Tutelar no município. 

“Essa eleição é tão importante quanto escolher os representantes que ocupam cadeiras do Legislativo e Executivo. Essa ampla disponibilidade de locais reflete o compromisso do prefeito Simão Durando em promover uma eleição democrática e participativa, buscando envolver o maior número possível de eleitores no processo de escolha dos conselheiros tutelares”, afirma o Conselheiro e membro da Comisão Eleitoral, João Callou. 

A presidente da comissão eleitoral e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanda Ferreira, enfatiza a relevância do Conselho Tutelar e a necessidade de eleger profissionais comprometidos com a proteção das crianças e adolescentes. “O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial em nossa comunidade, garantindo a defesa dos direitos desta classe. É essencial que tenhamos pessoas genuinamente dedicadas a essa causa ocupando essas posições”, ressalta. 

Confira os locais de votação (segue lista em anexo logo abaixo em PDF):