Comunidade de Dormentes aprende manejo profissional da carne de carneiro

A animação é uma só e as ideias e novidades do curso de Cortes Especiais de Carne de carneiro em Dormentes mexem com os participantes empolgados, que debatem as novas técnicas que estão sendo aprendidas. como charcutaria (defumados e embutidos) e cortes comerciais de cordeiro. Tudo para aprender a selecionar carnes, tipos de cortes, garantindo assim uma carne vistosa e saborosa.

A orientadora do Senar, Ana Rosilda, está muito entusiasmada com o foco dos seus alunos no curso. Os alunos são cozinheiras, produtores rurais, empreendedores da comunidade que querem melhorar os seus negócios com carne de carneiro. O curso é uma parceria da prefeitura municipal e o Senar e Sebraer, dentro da programação da Caprishow 2023.” É uma grande oportunidade para a gente, eu já trabalho com criação de rebanho de carneiro e agora , é mais uma coisa que aprendo , o manejo da carne, diz o produtor rural José Brasilino, seguido da cozinheira Erivania , bastante animada com o aprendizado. ” Já dizem que sou uma boa cozinheira, então temos que aprimorar.”

E a comunidade vai poder comprovar o aproveitamento do curso em uma grande feijoada que será preparada com a carne defumada de carneiro e servida no próximo final, quando acontece a Caprishow 2023.

Hospital Dom Malan em Petrolina reúne mãe para celebrar o Dia Internacional de Sensibilização para o Método Canguru

O Hospital Dom Malan em Petrolina, Sertão de Pernambuco, comemorou nesta segunda-feira (15), o Dia Internacional de Sensibilização para o Método Canguru.  Uma palestra ministrada pela pediatra Carla Freire,  reuniu mães que estão acompanhando seus bebês prematuros.

A professora Vanessa Pereira, 28 anos, é mãe pela segunda vez. Ela já tinha ouvido falar do método Canguru, mas conheceu na Maternidade do Hospital Dom Malan dando à luz a segunda filha. “Está sendo muito bom. No berçário a gente não tinha contato. Ia amamentar a cada três horas, mas sem muito contato. No Alojamento Canguru a gente intensificou o contato e até meu leito aumentou. Esses dias com ela aqui têm sido maravilhosos. O método Canguru tem impacto mesmo na vida do bebê, ” destacou a professora.

A primeira etapa do Método Canguru tem início ainda no pré-natal da gestação de alto risco, tendo continuidade na internação do recém-nascido na Unidade Neonatal. No Hospital Dom Malan, o método foi implantado há 28 anos. A enfermeira responsável pelo Unidade de Cuidado Neonatal Canguru – Uncica do HDM, Kaliane Gomes, explica a importância do método. “Os principais objetivos do método são: estimular o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido, com o bebê sem roupinha promovendo o vínculo materno, manter a temperatura do bebê, o alívio da dor, promover o crescimento, e outros vários benefícios para o bebê e para a mãe também. ”

 “A mãe se sente mais confiante e esse método se estende também à família, principalmente ao pai, que é aquela pessoa que vai estar mais perto da mãe e do bebê, para que fiquem mais cientes dos cuidados com o bebê, “finaliza Kaline.

Método Canguru

O Método Canguru foi criado em 1978 pelo Dr. Edgar Rey Sanabria, no Instituto Materno-Infantil (IMI) de Bogotá, na Colômbia. O método consistia em colocar o bebê entre os seios maternos, em contato pele a pele, na posição supina (postura preventiva para refluxo gastroesofágico e aspiração pulmonar o contato pele a pele precoce e duradouro entre a mãe e o seu filho também favorecia a formação de vínculos afetivos e um melhor desenvolvimento do bebê, o que despertou interesse do Unicef por pesquisas e observações desta nova prática.

.

Assessoria de Comunicação do HDM

Mercado do Produtor de Juazeiro-BA: Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta segunda-feira 15 de maio

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (15). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar Aipim/Macaxeira por R$ 55,00 a caixa com 25kg, Amendoim S/Casca por R$ 102,50 o saco com 10kg, Batata-Doce por R$ 60,00 o saco com 26kg, Batatinha por R$ 137,50 o saco com 50kg, Berinjela por R$ 50,00 a caixa com 14kg, Beterraba por R$ 55,00 o saco com 20kg e Cebola Pera Cx 3 por R$ 45,00 o saco com 20kg.

A cotação completa segue em anexo.

Através do Transforma Petrolina, 22 instituições sociais são beneficiadas com cestas básicas doadas por empresário 

A solidariedade é  um sentimento de apoio e cooperação entre as pessoas, em que cada um se preocupa com o bem-estar do outro e se dispõe a ajudar quando necessário. Nessa sexta-feira (12), o Transforma Petrolina, programa de voluntariado criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021, conectou pessoas que buscam, através de boas ações, enfrentar  a insegurança alimentar no município e incentivar  a solidariedade nos mais variados segmentos da sociedade.Ao todo, 22 instituições sociais que participaram do 2º Workshop do Bem foram  contempladas com cestas básicas doadas pelo empresário e criador de conteúdo  Mateus  Bergonsi, do Bar do Gaúcho. Foram elas: O Bem Libera o Bem, FEVASF, Borboletas do Vale, APAE, K’ Entrenós, Cantinho do Aconchego , Projeto Cactus Pet PNZ , AAMAVASF, Projeto Oxente,  Casa Geriátrica , Salve Anjos Pet, Casa de Vó, Grupo Iluminados , Projeto Moringa , ONG Ajudar , Aliança do Bem, Afibrovasf, Maanaim, Casa de Passagem, CRELPS, Fundação Nilo Coelho e FEJEM.As entidades beneficiadas  com as 184 cestas atendem pessoas em situações de vulnerabilidade social, lares de idosos, centro de recuperação para  dependência química,  animais em situação de abandono, pessoas em situação de rua e associações de apoio à saúde. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a solidariedade é uma força transformadora e essencial para a construção de uma sociedade mais justa. “Ações como essa nos mostram a  importância de nos importarmos com o outro e de nos unirmos em prol de objetivos comuns”, comemora.

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta sexta-feira 12 de maio

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (12). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar Maracujá 1ª por R$ 75,00 a caixa com 16kg, Melancia por R$ 2,00 o  Kg, Melão Amarelo por R$ 2,80 o Kg, Morango por R$ 42,50 o Kg, Uva Itália (1ª) por R$ 110,00 a caixa com 20kg, Abóbora Comum por R$ 2,25 o Kg, Abobrinha por R$ 45,00 a caixa com 18kg e  Acelga por R$ 60,00 a caixa com 20kg,

A cotação completa segue em anexo.

Através do Transforma Petrolina, Empresa do Bem realiza ação de conscientização ao Autismo

Conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)  é uma estratégia  para construir  uma sociedade mais inclusiva  e  garantir que todas as pessoas com TEA tenham  seus direitos assegurados. Para apoiar  o papel de quem luta incansavelmente por essa causa, a empresa socialmente responsável Arte  e Corte, através do Transforma Petrolina, realizou uma ação voluntária em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela  Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco.

A atividade reuniu a diretora da AAMAVASF, Rose Rodrigues , a  proprietária da Arte  Corte,  Márcia Borges e a coordenadora do Selo Social Empresa do Bem, Wérica Aléxia. Os 100 chaveiros e a caixa de armazenamento  doadas no encontro entre instituição e iniciativa privada foram desenvolvidos, personalizados e  confeccionados em MDF pela Empresa do Bem  para serem destinados aos familiares e comunidade geral a fim de difundir  informações , enfrentar os preconceitos e promover reflexões sobre o tema.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a conscientização sobre o TEA é um esforço conjunto. “Ficamos muito felizes   quando vemos  uma empresa fazendo a sua parte e impactando positivamente a sociedade numa pauta tão importante que merece toda a atenção”, afirma.

Para ser uma Empresa do Bem é necessário seguir três passos: priorizar a contratação de pessoas que tenham trabalho voluntário comprovado através da plataforma do Transforma Petrolina, realizar ações solidárias semestralmente através da plataforma e incentivar o engajamento dos colaboradores nas ações solidárias realizadas.


Nayra Lima
Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina
Foto: Ascom

Prazo para tentar receber restituição no 1º lote do Imposto de Renda 2023 termina nesta quarta

Para tentar receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote, o contribuinte deve entregar a declaração até esta quarta-feira (10). O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, data limite para entrega do IR.

A Receita Federal informa que o pagamento é feito com base nas prioridades legais. A recomendação é que os grupos prioritários, como idosos, enviem a declaração até o dia 10 de maio para ter chances de receber no primeiro lote de restituição. Isso porque o critério de desempate entre os grupos é a data de entrega. Os contribuintes com prioridade são idosos a partir de 80 anos; idosos com 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e aqueles em que a maior fonte de renda seja o magistério.

Os outros lotes de restituição serão pagos nos seguintes dias: segundo lote (30 de junho), terceiro lote (31 de julho), quarto lote (31 de agosto) e quinto e último lote (29 de setembro).

Imposto a pagar

Aquele contribuinte com imposto a pagar deve também enviar a declaração até esta quarta-feira (10) se optar pelo débito automático da primeira cota ou cota única com vencimento no dia 31 de maio.

Novidades

A declaração tem novidades relativas à restituição. Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

Também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Quem deve declarar

Estão obrigados a declarar os cidadãos que tiveram, em 2022, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70. No caso de rendimentos considerados “isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte”, é obrigado a declarar quem recebeu valor superior a R$ 40 mil.

Continua obrigado a apresentar declaração quem teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto, bem como aqueles que, no dia 31 de dezembro de 2022, eram proprietários de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 300 mil; e pessoas que, na atividade rural, receberam rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 142.798,50.

Pessoas que tenham operado em bolsas de valores no ano passado também devem declarar o IR. Mas, neste ano, a Receita estabeleceu dois limites. Devem apresentação de rendimentos os que venderam ações em valores acima de R$ 40 mil, independentemente do volume de compras, e aqueles que fizeram operações e tiveram ganhos líquidos sujeitos à incidência dos impostos, acima do limite de isenção de R$ 20 mil.

.

Edição: Carolina Pimentel – Agência Brasil

Contribuintes já podem solicitar isenção do IPTU em Petrolina (PE)

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria da Fazenda e Planejamento, informa aos contribuintes petrolinenses que se encaixam nos critérios de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que já podem solicitar o benefício. O prazo segue até o dia 30 de setembro.

De acordo com o Secretário Executivo de Tributos, João da Costa, para solicitar a isenção, o contribuinte precisa atender aos seguintes critérios: ser proprietário de um único imóvel residencial e receber até 1 salário mínimo; ser proprietário de um único imóvel residencial, ser portador de doença grave, contagiosa ou incurável, desde que receba até 3 salários mínimos; ser beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida para pessoas com renda familiar mensal de até 03 (três) salários mínimos.

Os interessados na isenção devem solicitar através do Protocolo do PetroOnline no site http://www.petrolina.pe.gov.br/petro-online. Para fazer o pedido de isenção é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do CPF e RG do proprietário; extrato do benefício do INSS ou comprovante de renda do proprietário; cópia da certidão de casamento ou nascimento; cópia da certidão de óbito, no caso do proprietário do imóvel ser falecido e o requerente ser pensionista.

“O prefeito Simão Durando entende a dificuldade que muitas famílias têm de suprir seu sustento, por isso, esta é uma medida de inclusão social porque o dinheiro que essas famílias usariam para pagar o IPTU, poderá ser destinado a outras necessidades”, destaca a Secretária da Fazenda, Lucivane Lima.

“Doutor Google”: No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, médica do SESI-PE alerta para o uso da ferramenta

Não é de hoje que a questão do ‘doutor Google’ é debatida. O paciente está com algum sintoma, insere na ferramenta de busca e, em instantes, já tem informações, o “diagnóstico” e, provavelmente, qual medicamento resolverá aquela situação. No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no dia 5 de maio, a médica do trabalho do SESI-PE, Rosângela Ferreira, reforça que, embora seja uma prática comum, ela não deve substituir a consulta com o médico, uma vez que é possível surgirem preocupações desnecessárias ou, pior, tratar como insignificante um problema potencialmente sério.

“O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer consequências como reações alérgicas, dependência e até a morte. Dentre os riscos mais frequentes para a saúde que a prática da automedicação pode causar estão a intoxicação, resistência aos remédios e a possibilidade de interação medicamentosa. Por isso, não faça uso de nenhum medicamento por conta própria, pode ser perigoso para sua saúde.”, explica Rosângela, complementando que, no Brasil, de acordo com estudos realizados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), quase metade dos brasileiros se automedicam pelo menos uma vez por mês e 25% usam a prática todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

A médica pontua que o principal problema das pesquisas na internet é que as informações acerca de uma condição de saúde ou doença disponíveis online são, muitas vezes, tratadas como diagnóstico pelo usuário. “A pessoa lê as informações, se identifica com os sintomas descritos e acredita que aquela condição abordada corresponde ao seu caso. Isso é perigoso porque estimula a prática da automedicação”.

Rosângela esclarece que, antes de ingerir qualquer medicamento, a orientação é realizar uma consulta com um profissional da saúde, que vai avaliar as características do metabolismo do paciente e realizar o diagnóstico da patologia. “Mesmo remédios para dores de cabeça ou para cólica menstrual, por exemplo, que as pessoas costumam comprar na farmácia rotineiramente, devem ser prescritos por um profissional de saúde”, recomenda.

Embora a grande maioria dos remédios precisem de prescrição médica, existem os medicamentos isentos de prescrição (MIP), que são os que não exigem a receita para serem vendidos. “Essa nova categoria de medicamentos abrange aqueles medicamentos que podem ser prescritos por farmacêuticos”, esclarece Rosângela.

Não é de hoje que a questão do ‘doutor Google’ é debatida. O paciente está com algum sintoma, insere na ferramenta de busca e, em instantes, já tem informações, o “diagnóstico” e, provavelmente, qual medicamento resolverá aquela situação. No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no dia 5 de maio, a médica do trabalho do SESI-PE, Rosângela Ferreira, reforça que, embora seja uma prática comum, ela não deve substituir a consulta com o médico, uma vez que é possível surgirem preocupações desnecessárias ou, pior, tratar como insignificante um problema potencialmente sério.

“O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer consequências como reações alérgicas, dependência e até a morte. Dentre os riscos mais frequentes para a saúde que a prática da automedicação pode causar estão a intoxicação, resistência aos remédios e a possibilidade de interação medicamentosa. Por isso, não faça uso de nenhum medicamento por conta própria, pode ser perigoso para sua saúde.”, explica Rosângela, complementando que, no Brasil, de acordo com estudos realizados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), quase metade dos brasileiros se automedicam pelo menos uma vez por mês e 25% usam a prática todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

A médica pontua que o principal problema das pesquisas na internet é que as informações acerca de uma condição de saúde ou doença disponíveis online são, muitas vezes, tratadas como diagnóstico pelo usuário. “A pessoa lê as informações, se identifica com os sintomas descritos e acredita que aquela condição abordada corresponde ao seu caso. Isso é perigoso porque estimula a prática da automedicação”.

Rosângela esclarece que, antes de ingerir qualquer medicamento, a orientação é realizar uma consulta com um profissional da saúde, que vai avaliar as características do metabolismo do paciente e realizar o diagnóstico da patologia. “Mesmo remédios para dores de cabeça ou para cólica menstrual, por exemplo, que as pessoas costumam comprar na farmácia rotineiramente, devem ser prescritos por um profissional de saúde”, recomenda.

Embora a grande maioria dos remédios precisem de prescrição médica, existem os medicamentos isentos de prescrição (MIP), que são os que não exigem a receita para serem vendidos. “Essa nova categoria de medicamentos abrange aqueles medicamentos que podem ser prescritos por farmacêuticos”, esclarece Rosângela.

Governo federal anuncia antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS

O governo federal vai antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (4) um decreto que adianta o abono dos beneficiários da Previdência Social. Ao todo, 30 milhões de pessoas vão receber o repasse em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário de pagamentos do INSS. O investimento total é de R$ 62,6 bilhões.

A antecipação ocorreu nos últimos três anos, para aliviar os impactos da pandemia de Covid-19. O abono é normalmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro.

Têm direito ao benefício os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. A oficialização da medida será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5).

Por lei, não têm direito aqueles que recebem benefícios assistenciais. Por isso, o número de benefícios com o 13º salário é menor que o número total de benefícios pagos pelo INSS.

O piso nacional atual de R$ 1.320 é o valor mínimo para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença em 2023. Já o teto do INSS, que estabelece o valor máximo de qualquer benefício pago pelo instituto, é de R$ 7.507,49.

A antecipação do benefício alcança todos os estados brasileiros e representa uma injeção de recursos nos mercados locais.

São Paulo é o estado que receberá o maior repasse para pagamento do abono anual, levando em conta os dois meses de pagamento. Serão R$ 17,7 bilhões em recursos. Na sequência aparece Minas Gerais, com R$ 6,9 bilhões em repasses, seguido por Rio de Janeiro (R$ 6 bilhões), Rio Grande do Sul (R$ 5 bilhões), Paraná (R$ 3,67 bilhões) e Bahia (R$ 3,6 bilhões).