Cras de Petrolina adaptam atividades para garantir programação na Semana da Mulher

Mesmo diante das novas regras de funcionamento para reduzir a contaminação pelo coronavírus, os atendimentos da rede assistencial de Petrolina continuam ocorrendo, porém, com maior cuidado. A partir desta segunda-feira (8), por exemplo, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estarão com uma programação especial para marcar as homenagens pelo Dia Internacional da Mulher.

Com atividades totalmente adaptadas para evitar aglomerações, os equipamentos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) levarão às usuárias palestras virtuais de assuntos como Autoestima; relações abusivas; Empoderamento feminino; Autonomia e Inserção no mercado de trabalho, Violência Urbana contra gênero, entre outros. A programação segue até a próxima sexta-feira (12) em oito unidades dos Cras de Petrolina.

Além das palestras virtuais nos Cras, as equipes que atuam junto ao Programa ‘Criança Feliz’ também levaram homenagens em forma de música às mães assistidas pelo programa neste Dia Internacional da Mulher. Já na próxima sexta-feira, haverá ainda uma palestra online sobre nutrição feminina a partir das 14h com a nutricionista, Ionara Gonçalves. As interessadas poderão acessar a palestra através do link https://meet.google.com/eka-oyfz-mht com  o código: eka-oyfz-mht.

Confira a programação:

CRAS Rajada 08/03 – Palestra virtual sobre maternidade, insegurança Alimentar e Garantia de direitos da mulher)

CRAS José e Maria 08/03 – Palestra virtual sobre empreendedorismo)

CRAS Dom Avelar 08/03 – palestra virtual: Autoestima; Empoderamento feminino; Violência Doméstica)

CRAS N7 08/03 – Palestra remota sobre Violência Doméstica e empreendedorismo)

CRAS Rio Corrente 08/03 – Palestra virtual sobre Formação gênero e mulher na mídia)

CRAS João de Deus 09/03 – Atividade Audiovisual sobre lutas e conquistas.

CRAS Uruás 10/03 – Palestra virtual: Gravidez na Adolescência)

CRAS Agrovila 10/03 – palestra virtual: Quem sou eu na minha família e a comunidade)

Variação de preços da cesta básica pode passar de 200%, segundo pesquisa da Facape

A Faculdade de Petrolina – Facape, fechou a pesquisa do custo da Cesta Básica a comparando os preços nos meses de Fevereiro e Janeiro de 2021. A pesquisa foi retomada no mês de agosto do ano passado e, neste boletim, a comparação ocorre entre o mês de Fevereiro com Janeiro de 2021. Os resultados mostram que o custo da Cesta Básica em Juazeiro foi de R$ 417,72 e em Petrolina foi de R$ 444,09.

Petrolina aparece mais uma vez com preços mais altos em relação à Juazeiro. Sobre o comportamento em relação à janeiro, este foi de aumento de preços nas duas cidades, sendo 2,77% em Juazeiro/BA e de 1,27% em Petrolina/PE.

O Colegiado de Economia da Facape, que coordena a pesquisa, observou que nos últimos seis meses do ano, em Juazeiro os alimentos acumulam alta de 14,77%. Em Petrolina, o acumulado é de 22,62%. “Nas duas cidades praticamente todos os itens que compõe o custo da cesta básica tem valores acumulados positivos, ou seja, apresentam aumento de preços nos últimos 6 meses, com destaque para carne, arroz, farinha, banana, óleo de soja, feijão, leite e açúcar,” explica o coordenador da pesquisa, professor doutor João Ricardo Lima.

A pesquisa destaca aumentos relevantes no preços da carne, que teve um aumento de 2,30% em Juazeiro e 3,87% em Petrolina. “Este item tem forte peso no custo da cesta básica. O que explica isto é a quantidade ainda limitada de animais para o abate, mesmo com menor demanda no mercado interno e de exportações,” conclui João Ricardo.

A variação de preços dos itens da cesta se destacou na pesquisa, podendo ultrapassar os 200%. Assim, os consumidores precisam ficar atentos e pesquisar para economizar.

Por: Assessoria de Comunicação da Facape

Detran-PE suspende atendimentos presenciais aos sábados no expresso cidadão, clínicas médicas e psicológicas

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, seguindo as determinações do Governo de Pernambuco, informa que, em cumprimento às medidas anunciadas pela gestão estadual, e com o objetivo de colaborar com as ações de combate à Covid-19, os atendimentos realizados nas lojas dos shoppings e nas clínicas médicas e psicológicas credenciadas ao Órgão de trânsito, além dos expressos cidadão estão suspensos a partir deste sábado (06).

O DETRAN informa que, os usuários que estavam com agendamentos para os sábados serão cancelados, podendo ser reagendado no site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br sem ônus.

Também estão com atividades suspensas aos sábados as lojas de placas, Empresas Credenciadas de Vistoria – ECV’s, e os Centros de Formação de Condutores – CFC’s, estão encerrando as aulas, durante a semana, pontualmente às 20h, em todo o Estado.

A medida, que visa proteger a saúde da população em geral, evitando o contágio comunitário, foi anunciada no dia 03 de março pelo Governador Paulo Câmara e segue até o dia 17 de março.

Imposto de Renda: titular e dependentes que receberam o auxílio emergencial terão de devolver os valores recebidos

A Receita Federal apresentou as regras para declaração do Imposto de Renda 2021, referente aos rendimentos recebidos no ano de 2020. O declarante deve ficar atento com dependentes que receberam “o auxílio emergencial” que são considerados rendimentos tributáveis e devem ser declarados como tal na ficha de rendimentos recebidos de pessoa jurídica”.

O governo chama de “auxílio emergencial” o pagamento de R$ 600 ou R$ 1.200 feito aos trabalhadores informais entre abril e agosto de 2020. Quando o benefício foi reduzido à metade, entre setembro e dezembro, passou a ser chamado de “auxílio emergencial residual“. Rendimentos tributáveis são aqueles sobre os quais é preciso pagar imposto de renda, como salário, pensões, renda de aluguel e ganhos de capital de investimentos.

A Receita esclareceu ainda que “o contribuinte que tenha recebido rendimentos tributáveis em valor superior a R$ 22.847,76 no ano-calendário 2020 deve devolver os valores recebidos do auxílio emergencial, por ele e seus dependentes”.

Caso a devolução não tenha sido feita até 31 de dezembro de 2020, o próprio sistema da Receita Federal vai gerar um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para pagamento dos valores a serem devolvidos.

DARF devolução do auxílio

No preenchimento do Imposto de Renda, quando é colocado o dependente ou até mesmo o titular tenha recebido o auxílio emergencial, assim que envia a declaração é detectado através do CPF e gerado um DARF com valor e data de até 30 de abril para pagar, “conforme exemplo foto acima“.

De acordo com o Fisco, a expectativa é de que 3 milhões de pessoas que receberam o auxílio emergencial em 2020 devolvam o benefício através da declaração do imposto de renda.

Reclamações

Para quem acha que foi vítima de fraude, pois acredita que seu CPF foi usado indevidamente por outras pessoas para sacar o Auxílio Emergencial, e para aqueles que querem questionar os valores a serem devolvidos, pois já fizeram devoluções anteriores que não estão sendo apresentadas no site de consulta da Dataprev, o Ministério da Cidadania disponibilizou o serviço.

Para utilizar esse serviço, que está hospedado no Portal de Serviços do Governo Federal, é necessário ter CPF e fazer o cadastro inicial. Depois de preencher e enviar o formulário de reclamação, o Ministério da Cidadania analisará o pedido. A análise da solicitação poderá ser acompanhada pelo próprio site, no item “Minhas solicitações”.

Em caso de fraude, a pessoa pode anexar, se desejar, o Boletim de Ocorrência registrado junto à Delegacia de Polícia. Caso a pessoa já tenha apresentado denúncia de fraude anteriormente ao Ministério da Cidadania, poderia informar nesse serviço o número de protocolo anterior.

Zoneamento das áreas suscetíveis à desertificação em Pernambuco é lançado em live

Em uma live realizada no dia 4 de março, será lançado o Zoneamento das Áreas Suscetíveis à Desertificação em Pernambuco. O estudo é resultado de uma parceria entre a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O evento será transmitido simultaneamente pelos canais das três instituições no YouTube, a partir das 10h.

>> Acesse a live no canal da Embrapa

O Zoneamento apresenta dados, informações e análises sobre o grau de suscetibilidade à desertificação em que se encontram os 123 municípios do Estado localizados na região semiáridaEste é um importante instrumento para a elaboração de planos, programas, projetos e políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

O documento faz parte da Política (Lei º 14.091/2010) e do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE/PE), e atende ao Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN Brasil), do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador técnico do projeto, o pesquisador da Embrapa Semiárido Iêdo Bezerra Sá, “com este trabalho nós  damos uma noção clara e atualizada de onde acontece o problema e em que estado ele está, e isso deve auxiliar as gestões estadual e municipais”. Ele ressalta, ainda, que estudos semelhantes podem e devem ser desenvolvidos por todos os estados que têm áreas no Semiárido, e, portanto, o zoneamento de Pernambuco também pode colaborar com o esforço de outros estados e municípios que passam pelo mesmo tipo de problema.

O lançamento do documento terá com a participação do chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, do secretário da Semas, José Bertotti, e da coordenadora-Geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, Beatriz Lyra. Também contará com apresentações do processo de construção e dos resultados do trabalho, feitas pelos responsáveis das três instituições envolvidas.

Serviço 

O queLançamento do Zoneamento das Áreas Suscetíveis à Desertificação em Pernambuco

Quando: 04/03 às 10h

Onde: Transmissão pelos canais YouTube/Embrapa, YouTube/SemasPernambuco, YouTube/Sudenebr

Link direto do evento no YouTube da Embrapa: https://youtu.be/G6-LSJs9Luc

 Programação 

10h – Abertura

José Bertotti – Secretário de Meio ambiente e Sustentabilidade

Beatriz Lyra – Coordenadora-Geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene

Pedro Gama – Chefe-Geral da Embrapa Semiárido 

10h30 – Painel da Publicação: Zoneamento e Política de Adaptação e Resiliência do Semiárido, com o gerente de Resiliência do Semiárido da Semas-PE, Sérgio Azevedo.

10h40 – Painel da Publicação: A publicação como síntese do processo de construção do Zoneamento, com a coordenadora técnica da sistematização, Edneida Cavalcanti. 

10h50 – Painel da Publicação: Mapeamento das Suscetibilidades, a coordenação Técnica do Projeto da Embrapa Semiárido, com Iêdo Bezerra Sá. 

11h – Painel da Publicação: Zoneamento e Desenvolvimento Regional, com o coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, Victor Uchôa Silva.

INSS divulga calendário de retomada da prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou hoje (26) no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que suspende até abril a obrigatoriedade de aposentados e pensionistas fazerem a prova de vida, com o calendário de retomada do procedimento.

medida de suspensão da obrigatoriedade já havia sido anunciada pelo presidente do órgão, Leonardo Rolim, na terça-feira (23).

O procedimento deve ser feito a cada ano para que o pagamento do benefício do INSS não seja bloqueado. Desde março de 2020, entretanto, os bloqueios foram suspensos em decorrência da pandemia de covid-19, que prejudicou a realização da prova de vida de modo presencial.

A suspensão da obrigatoriedade da prova de vida vem sendo postergada sucessivas vezes. Desde agosto, o governo tem investido em um projeto piloto para que o procedimento possa ser feito de modo remoto, pelo celular. Uma nova etapa do projeto, lançada na terça (23), disponibilizou o serviço digital para mais de 5 milhões de beneficiários do INSS.

Segundo dados apresentados por Rolim, a suspensão da obrigatoriedade levou 5,3 milhões de aposentados e pensionistas a não realizarem o procedimento. Esses beneficiários precisam agora regularizar a situação. Pela portaria publicada nesta sexta (26), os bloqueios de benefício para quem não fez a prova de vida no ano passado voltarão a ocorrer a partir de maio, de forma escalonada.

De acordo com a nova portaria, por exemplo, quem deveria ter feito a prova de vida até abril de 2020 e não realizou o procedimento, poderá ter o pagamento de seu benefício bloqueado a partir de maio deste ano, caso não se regularize até lá.

Confira abaixo o cronograma de bloqueio do pagamento de benefícios do INSS para os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida:

Tabela Ministério da economia
Reprodução do site do Ministério da Economia

SAAE faz manutenção emergencial e suspende abastecimento em cinco comunidades rurais de Juazeiro

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informa que está realizando uma manutenção emergencial na rede de abastecimento de Caraíba Metais, nesta sexta-feira (26). Com isso, foi preciso suspender o abastecimento nas comunidades de Angico, Angical, Abóbora, Massaroca e Poções, na zona rural. O serviço foi iniciado de forma urgente, ainda durante a madrugada.

Segundo a coordenação geral da região, a previsão de normalidade na rede de abastecimento será até o período da tarde, quando tudo voltará a funcionar normalmente. O SAAE pede a compreensão dos usuários e reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para a melhoria dos serviços oferecidos.

Clientes da Caixa podem acessar serviços do governo pelo aplicativo

Foto: Nelson Fontes - Divulga Petrolina

Mais de 47 milhões de clientes da Caixa Econômica Federal podem ter acesso direto a serviços digitais oferecidos pelo governo com a mesma senha do aplicativo do banco. Os serviços são do Portal de Serviços Públicos do Governo Federal (www.gov.br). Além da União, Distrito Federal, 11 estados e 74 municípios estão integrados à plataforma.

Atualmente, 93 milhões de pessoas têm cadastro no gov.br. Entre os principais serviços oferecidos pelo portal estão o Meu INSS, a carteira digital de trânsito, a carteira de trabalho digital, o saque do abono salarial e o pedido de seguro-desemprego.

Nos estados e nos municípios que aderiram ao Portal gov.br, o usuário pode ter o acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados, ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de limpeza e de iluminação pública, administrados pelos municípios que tenham aderido ao portal único.

Expansão

Atualmente, o Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e BRB oferecem o acesso aos serviços por meio dos aplicativos. Na semana passada, o Sicoob, uma instituição cooperativa, também passou a oferecer o acesso à plataforma a cerca de 5 milhões de clientes.

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, responsável pela plataforma gov.br, informa que o acesso por meio do aplicativo é seguro. Com a integração, o governo tem acesso apenas ao nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), telefone e e-mail do usuário.

Como acessar

Ao acessar sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o cidadão será direcionado a uma tela que apresentará o item “Bancos Credenciados”. Ao acioná-lo e selecionar a Caixa, por exemplo, entre as instituições, será direcionado para o ambiente do sistema cooperativo, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem no aplicativo.

Após esse processo, o correntista é convidado a aprovar o compartilhamento dos dados pessoais. Ao final dessa etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou originalmente já de forma identificada. O compartilhamento da senha do banco com o Portal gov.br pode ser desfeito a qualquer momento.

Edição: Claudia Felczak – Agência Brasil

Paciente reencontra família com ajuda da UPAE/IMIP de Petrolina (PE)

A paciente Tatiane Silva Sena foi encontrada em via pública, no início de fevereiro, e enviada pelo SAMU para a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), onde recebeu assistência.

No atendimento, ela estava sem documentos, mas sinalizou que era de Feira de Santana. “Entramos em contato com a rede de assistência de lá e através de busca ativa conseguimos encontrar os seus familiares, que inclusive já tinham feito um Boletim de Ocorrência sobre o seu desaparecimento”, esclarece a supervisora do Serviço Social da UPAE.

“Em geral, quando recebemos pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade, prestamos a assistência necessária e buscamos fazer o encaminhamento dentro da rede socioassistencial, que é composta pelo CAPS, Centro POP e outros. Neste caso, percebemos que se tratava de um desaparecimento e fomos atrás das pistas”, complementa.

“Com sorte conseguimos contactar o pai e o sobrinho, que mesmo com todas as dificuldades financeiras conseguiram o dinheiro da passagem e vieram buscá-la. Sem dúvida, é uma alegria muito grande participar de um desfecho feliz como esse. Uma vida pode ser salva de diversas maneiras, e essa é uma delas”, comemora.

A diretora médica da UPAE, Bruna Spíndola, fez um reconhecimento ao bom trabalho da equipe: “Esse é o tipo de assistência integral que nos orgulhamos de prestar. Estão todos de parabéns”.

Edição: Anna Monteiro – Assessoria de Comunicação Social Media

Transforma Petrolina mobiliza voluntários para abastecer o Hemope

Todos os anos, nos períodos de férias e de carnaval, os hemocentros brasileiros têm uma baixa de 20% a 30% no estoque de banco de sangue. Com a pandemia da Covid-19, foi registrado uma diminuição de 50% nessas doações. Pensando nisso, o Transforma Petrolina, em parceria com o Transforma Brasil, realizará o “Muda Junto – Doe Sangue”, uma ação de voluntariado para abastecer o Hemope do município sertanejo.

A iniciativa vai acontecer entre os dias 22 a 26 de fevereiro e faz parte de uma mobilização nacional. Para participar, os interessados devem atender os critérios para doação de sangue, se inscrever no site do Transforma (www.transformapetrolina.com.br) e depois se dirigir ao Hemope, localizado na rua Pacífico da Luz, no centro da cidade.

“Este é o segundo ano que realizamos o Muda Junto – Doe Sangue e é muito gratificante saber que estamos ajudando na saúde de pessoas através do engajamento cívico. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e isso proporciona aos doadores um sentimento de realização e dever cumprido de forma instantânea”, explica a coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho.

As ações “Muda Junto” são realizadas em parceria com o Transforma Brasil e tem o intuito de mobilizar a população para causas específicas. Em Petrolina, o Transforma também realizou o Muda Junto – Velho Chico onde reuniu mais de 300 voluntários em iniciativas para defender o Rio São Francisco.

Critérios para doação de sangue

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 anos e 69 anos.  Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Serviço

O que: Muda Junto – Doe Sangue

Onde: Hemope Petrolina

Quando: 22 a 26 de fevereiro, das 8h às 12h

Inscrições: Pelo link https://transformapetrolina.com.br/acao/muda-junto-doe-sangue-20

Mais informações pelo instagram @transformapetrolina