Com fechamento dos cartórios eleitorais, TSE lança site para regularização de título de eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou hoje (28) uma campanha para regularização eletrônica do título de eleitor. Diante da pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, o TSE pede que os eleitores resolvam as pendências no documento de forma eletrônica, no site criado pelo tribunal.

O prazo vale para quem tem o título e para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. Os eleitores que estiverem com pendências no documento não poderão votar nas eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral possa saber a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Auxílio Emergencial: mais de 300 pessoas tiram dúvidas em Central de Atendimento organizado pela Caixa e Prefeitura de Petrolina (PE)

Quem é de Petrolina e precisa de informações sobre o auxílio emergencial do Governo Federal não precisa ir à Caixa Econômica. Começou a funcionar nesta terça-feira (28), uma Central de Atendimentos no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho que está atendendo essa necessidade. A medida da prefeitura e da Caixa tem o objetivo de reduzir as filas nas agências bancárias da instituição e evitar a concentração de pessoas em um só espaço, para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus. No primeiro dia de atividade, mais de 300 pessoas foram atendidas.

Horário de funcionamento é das 8h às 12h e aqueles que ainda estavam na fila externa depois deste horário, receberam fichas para o atendimento de amanhã. Dez profissionais foram capacitados para tirar dúvidas da população. Além disso, uma equipe circula pela fila para identificar se é possível resolver o problema do cidadão dali mesmo sem a necessidade de esperar o atendimento interno.

Sabrina Santos é dona de casa e estava com dificuldades para acessar a conta criada no aplicativo da Caixa. “Achei uma boa opção ser atendida aqui no Centro de Convenções, facilita muito não ter que pegar a mesma fila das pessoas que precisam sacar”, disse.

A estrutura da Central de Atendimentos foi organizada para que 110 pessoas aguardem sentadas, obedecendo a distância de 1,5m recomendada pela Organização Mundial de Saúde. A organização da fila externa contou com a colaboração da Guarda Civil Municipal.

A ação vai continuar enquanto houver necessidade por parte da população. De acordo com a Caixa Econômica, cerca de 80% da demanda que tem recebido diariamente, que motivou longas filas na região central da cidade, é de pessoas que buscam apenas por informações. A prefeitura lembra que a população só deve sair de casa se não conseguir resolver  o que precisa por meio da Central Telefônica: 111.

Trecho da Avenida da integração será interditado nesta terça para serviço de drenagem

Um importante trecho da Avenida da Integração, em Petrolina, será interditado nesta terça-feira (28) a partir das 7h. A interrupção acontecerá entre o retorno do ‘Posto Ypê’ até as proximidades da loja ‘Paraíba Material de Construção’. De acordo com a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) a mudança é necessária para que a prefeitura efetue um serviço de drenagem que deve durar cerca de sete dias.

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) reforça ainda que os condutores que chegarem até os pontos de interdição deverão pegar o retorno já que as interdições acontecerão nos dois sentidos da via. A Ammpla reforça ainda que as interdições estarão devidamente sinalizadas e que os agentes de trânsito da autarquia estarão no local para dar o devido suporte aos condutores.

Saque de auxílio emergencial começa a ser liberado hoje

A Caixa Econômica Federal começa a liberar hoje (27) o saque do auxílio emergencial, de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do beneficiário. O objetivo da liberação aos poucos é reduzir o número de pessoas nas agências e lotéricas e, assim, evitar aglomerações.

Os recursos creditados na poupança digital já podiam ser utilizados por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou recebeu os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

Veja o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Balanço

Até as 21h desse domingo (26), a Caixa havia creditado R$ 26,2 bilhões para 37,2 milhões de pessoas, grupo formado por beneficiários do Bolsa Família, aqueles que fizeram inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e no aplicativo ou site do auxílio.

Pelo calendário da Caixa, foi iniciado o pagamento da segunda parcela no último dia 23, para os beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro. Hoje é a vez dos nascidos em julho e agosto, amanhã (28), a segunda parcela será paga aos nascidos em setembro e outubro e na quarta-feira (29), aos nascidos em novembro e dezembro.

O banco também segue fazendo pagamento para beneficiário do Bolsa Família, conforme calendário normal do programa. Hoje, será feito o pagamento para 921.061 pessoas, com Número de Identificação Social (NIS) final 7.

Amanhã será creditado o benefício para 917.991 pessoas, com NIS final 8. Na quarta-feira, será feito o pagamento para 920.953 pessoas com NIS final 9, e na quinta-feira (30), será a vez de 918.047 pessoas, com NIS final 0.

Por: Agência Brasil

Prefeitura de Petrolina e Caixa montam central para atendimento a beneficiários de auxílio emergencial

A partir da próxima terça-feira (28), os beneficiários que tiverem dúvidas a respeito do auxílio financeiro emergencial liberado pelo Governo Federal devem se dirigir até o Centro de Convenções de Petrolina. O local abrigará uma central de atendimento destinada a esse público. A decisão foi acordada em reunião do prefeito Miguel Coelho com o superintendente regional da Caixa, Paulo Lira, na última sexta (23).

A medida foi tomada para diminuir o volume de pessoas concentradas na agência federal, no Centro, e oferecer maior segurança sanitária, tendo em vista a transmissão do coronavírus na cidade. A central contará com 10 pontos de atendimento para o público esclarecer sobre direito ao benefício, quem pode receber, cadastro e formas de acessar o aplicativo do recurso emergencial. Isso, segundo os técnicos da Caixa, representa mais de 80% das demandas que tem lotado a agência.

A central funcionará de segunda à sexta, no Centro de Convenções, nos horários das 8h às 12h, exclusivamente, para o serviço referente ao “coronavoucher”. Todas as demais operações da Caixa serão mantidas nas agências da cidade. “A ideia é desconcentrar os clientes e oferecer um espaço mais amplo para atender os beneficiários do auxílio. Normalmente, a agência do Centro recebe 500 clientes numa manhã, mas esse número dobrou após a criação do benefício. Conversamos com o superintendente Paulo Lira e decidimos criar esse atendimento especial no Centro de Convenções para minimizar as aglomerações e o risco de contaminação”, justificou o prefeito após a reunião.

As equipes da Prefeitura de Petrolina e da Caixa ainda adotarão medidas para intensificar a segurança sanitária no Centro de Convenções. Os clientes terão espaçamento mínimo de 2 metros e a higienização será reforçada para evitar maiores riscos de contágio pelo coronavírus.

Foto: Alexandre Justino

Caixa abrirá agências neste sábado para atender serviços essenciais

A Caixa abrirá 799 agências neste sábado (25), das 8h às 12h, para atendimento de serviços essenciais à população. Poderão ser realizados saque de pagamentos do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) sem cartão; dos seguros desemprego e defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de abono salarial e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas.

Agências em Petrolina e Juazeiro que estarão abertas no sábado (25)

Outras agências que estarão abertas podem ser consultadas no site da Caixa. (Clique aqui e confira)

Segundo o banco, as unidades terão fluxo de clientes controlado e nas salas de autoatendimento será permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina, de acordo com o espaço físico disponível. De acordo com a Caixa, tais medidas visam manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Além disso, está sendo efetuada sinalização para delimitação nos pisos externos das agências para manutenção do afastamento social.

O banco informou também que reforçou seu protocolo de higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos caixas eletrônicos, balcões de caixa e torneiras e apare.

Medidas para redução de filas

Adicionalmente à abertura no sábado, a Caixa disse que vem adotando uma série de medidas para reduzir o impacto das filas. Desde quarta-feira (22), 1.102 agências pelo país passaram a abrir com 2 horas de antecedência para atendimento de serviços essenciais, funcionando das 8h às 14h.

Para o melhorar o controle e organização das filas, a Caixa está alocando mais de 2,8 mil vigilantes adicionais, bem como recepcionistas para reforçar orientação e atendimento ao público.

Caixa e Prefeitura de Petrolina adotam medidas para entregar moradias do Residencial Pomares

Em meio à pandemia do coronavírus, surge um motivo para comemorar: Quase 500 famílias, que hoje moram em ocupações irregulares ou áreas de risco de Petrolina serão contempladas com uma moradia digna. A prefeitura solicitou à Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (23), a entrega das unidades habitacionais do Residencial Pomares, adotando medidas que  evitem a aglomeração de pessoas, e a instituição financeira aceitou o desafio.

A entrega do Residencial Pomares estava prevista para o mês de abril, mas precisou ser adiada devido à crise sanitária causada pela Covid-19. O sorteio que vai definir onde vai morar cada beneficiário – lembrando que todas as famílias que vão participar já tiveram os cadastros aprovados previamente – está previsto para próxima quinta-feira (30), às 17h. De acordo com a Superintendência Regional da Caixa em Petrolina, a lista de beneficiários está sendo concluída.

Após o sorteio, será feita uma convocação virtual – com agendamento e hora marcada para cada família – para realização da vistoria, etapa que pode durar até um mês. Em seguida, será feita a assinatura do contrato e entrega das chaves.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurbh) estima que a entrega gradual das chaves poderá levar até dois meses para ser concluída,  visto que, para atender a orientação da Organização Mundial de Saúde e evitar aglomerações, a previsão é de que apenas 50 casas sejam entregues por semana – 10 por dia, de segunda a sexta-feira. Os beneficiários vão precisar ser pacientes e aguardar a convocação no dia e horário marcados. A prefeitura reforça que não haverá atendimento a quem procurar a Sedurbh ou a Superintendência da Regional da Caixa sem agendamento.

O Residencial Pomares é uma iniciativa do Governo Federal, como parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e a Prefeitura de Petrolina auxilia à Caixa Econômica Federal nos trâmites legais que envolvem o banco e os beneficiários. A obra está orçada em aproximadamente R$ 40 milhões. O empreendimento conta com 496 moradias de 42m². São 62 blocos, com oito casas em cada. Os imóveis dispõem de sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Além disso, esse será o primeiro conjunto habitacional de Petrolina a ser entregue com a estrutura para creche.

Auxílio Emergencial: cancelado a antecipação da 2ª parcela pelo Governo Federal

O Ministério da Cidadania informou, em nota divulgada na noite de hoje (22), que o governo está impedido legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Na segunda-feira (22), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que os trabalhadores informais e pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) nascidas em janeiro e fevereiro receberiam a segunda parcela amanhã (23).

Segundo a nota, o ministério recebeu uma recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) e cancelou a antecipação da segunda parcela.

O Ministério da Cidadania explicou que, devido ao alto número de informais cadastrados, o recurso disponível para cada uma das três parcelas é de R$ 32,7 bilhões, já foram transferidos R$ 31,3 bilhões, e ainda serão avaliados cerca de 12 milhões de cadastros para a primeira parcela. Em função disso, o ministério produziu nesta quarta-feira uma nota técnica e solicitou ao Ministério da Economia a previsão para uma suplementação orçamentaria o mais rápido possível.

Segundo a nota, em função disso, por fatores legais e orçamentários e pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, o ministério está impedido legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela do auxílio.

Por: Agência Brasil

Auxílio Emergencial com saldo na conta digital começará ser pago dia 27; confira o calendário

Os beneficiários aprovados no Auxílio Emergencial, que na hora de preencher o cadastro, indicaram a abertura de uma conta digital da Caixa e até o momento não conseguiram retirar o dinheiro por conta do Aplicativo Caixa Tem que sempre está fora do ar, vão poder receber a partir do dia 27 de abril. Conforme calendário abaixo.

Saque em espécie

Segundo a Caixa, o saque em espécie será liberado de forma escalonada para evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados e clientes ao risco de contágio.

Confira o calendário de saque em espécie da conta digital sem cartão nos canais de autoatendimento e em Casas Lotéricas:

Recebe em 27 de abril – Quem nasceu em janeiro e fevereiro

Recebe em 28 de abril – Quem nasceu em março e abril

Recebe em 29 de abril – Quem nasceu em maio e junho

Recebe em 30 de abril – Quem nasceu em julho e agosto

Recebe em 04 de maio – Quem nasceu em setembro e outubro

Recebe em 05 de maio – Quem nasceu em novembro e dezembro

Com informações da Agência Brasil

Auxílio Emergencial: análises infinitas, aplicativo de retirar dinheiro fora do ar

Desde segunda (20), pessoas que teriam direito ao auxílio emergencial tem relatado, nas redes sociais, auxílios negados, análises infinitas, e agora, problemas para acessar o aplicativo CAIXA TEM.

“Quem tem fome tem pressa”, escreveram muitos deles, sem dinheiro para comer e pagar suas contas básicas. A hashtag #CAIXATemNADA está desde cedo nos assuntos mais comentados do Twitter desta terça (21).