Uso da assinatura digital Gov.br cresce 130% em um ano

O uso da assinatura digital Gov.br cresceu 130% de 2023 para 2024em um ano. A ferramenta foi usada mais de 120 milhões de vezes no ano passado e, no período anterior, 51,7 milhões de vezes. A assinatura digital é um serviço gratuito que permite, por meio do portal Gov.br, assinar documentos digitalmente, sem recorrer a papel e caneta.O gov.br foi desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para acessar o serviço, pode-se usar tanto o aplicativo quanto o próprio portal gov.br. O cearense Wagner Lima, morador de Brasília há 18 anos, é um dos usuários do serviço. Ele conheceu a assinatura gov.br em 2022, quando procurou a ferramenta para resolver uma necessidade pessoal.

“Estava adquirindo um imóvel em Fortaleza, e a assinatura digital pelo gov.br facilitou muito o processo. Toda a documentação, inclusive uma procuração, foi assinada com o gov.br daqui de Brasília e fechamos o negócio lá. Então, essa assinatura reconhecida oficialmente em documentos me ajudou bastante”, disse Lima.

Além do uso para questões pessoais, a assinatura gov.br também pode ser usada em contratos administrativos e serviços públicos, pelo elevado nível de confiança e segurança, sendo associada ao signatário de maneira individual.

Outra vantagem do processo é que a assinatura digital do gov.br permite detectar alterações posteriores à assinatura original. O documento com assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.

“Economizei tempo e recursos, pois evitei deslocamentos, assinando tudo no próprio celular ou no computador. E aí pude destinar esse tempo que eu ganhei em outras atividades, ganhando tempo para estudar, para trabalhar e tempo com a família”, acrescentou Lima.

Outro usuário da assinatura Gov.br é o servidor público Eduardo Tosta, que recorre à ferramenta há mais de três anos. SegundoTosta, a ferramenta trouxe facilidade e praticidade para formalização de contratos, seja no trabalho ou na vida particular. “Eu, usualmente, ia a cartórios para assinar documentos de contrato de locação. Então, tinha que ver a minha disponibilidade de tempo, a do inquilino, marcar no cartório, fazer o deslocamento, pegar fila, pagar para fazer reconhecimento de firma, para ter a mesma simplicidade e eficácia de uma assinatura digital feita remotamente”, exemplificou o servidor.

Segundo a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, os usuários da assinatura gov.br podem ficar tranquilos quanto à segurança, pois é protegida por criptografia avançada e autenticada pela infraestrutura do Gov.br.

“Além de facilmente integrada a fluxos de trabalho digitais, o que aumenta a eficiência em processos administrativos, a assinatura Gov.br também é inclusiva, pois democratiza o acesso à assinatura digital, dispensando a necessidade de certificados complexos”, completou Luanna.

Como usar

Para usar o recurso, o usuário precisa ter uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br. A conta de nível prata pode ser obtida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da carteira nacional de habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação dos dados em um dos 14 bancos credenciados pelo gov.br.

Já para ter uma conta ouro, com acesso a qualquer serviço público digital, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da carteira de identidade nacional (CIN). Outra maneira é a partir de um certificado digital, compatível com a ICP-Brasil.

Atualmente, o Gov.br conta com mais de 163 milhões de usuários. A plataforma do governo federal possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços digitais.

Fonte:Agência Brasil

Leilão de veículos acontece em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), irá realizar um leilão com os veículos que foram apreendidos, removidos e recolhidos em fiscalizações há mais de 60 dias e, até agora, os proprietários não buscaram recuperá-los. O Leilão está previsto para a próxima segunda-feira (13), a partir das 9h, e vai acontecer de forma virtual, pelo site www.lancecertoleiloes.com.br.

Os veículos que serão leiloados ficarão disponíveis para serem visitados por quem tiver interesse no arremate. A visitação ocorrerá nessa quarta (8), quinta (9) e sexta-feira (10), das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Pátio da Transguard, empresa contratada pela AMMPLA, que fica localizada na Antônio Macedo Filho nº 81, Distrito Industrial Paulo Coelho. Os interessados vão poder avaliar visualmente os automóveis, não será possível tocar, entrar ou remover as peças.

Para participar, é necessário fazer um cadastro no site onde o leilão será realizado. O cadastro deve ser preenchido com nome completo, número do documento de identidade, CPF e endereço. Se a pessoa estiver representando terceiros, é necessário apresentar a procuração. Outras informações estão disponíveis no site www.lancecertoleiloes.com.br.

Janeiro Roxo: Prefeitura de Petrolina alerta como identificar sinais de hanseníase

O mês de janeiro é dedicado à conscientização da hanseníase. Através da campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de Petrolina intensifica as ações para alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. O objetivo é reduzir o estigma social e garantir que mais pessoas recebam o atendimento necessário para evitar complicações graves.

A hanseníase é uma doença que pode se manifestar de forma silenciosa, isso dificulta o diagnóstico em sua fase inicial. É importante ficar atento aos seguintes sinais: manchas na pele, que podem ser claras ou avermelhadas com alteração na sensibilidade, sendo mais difíceis de perceber, pois podem não causar dor ou coceira; alteração na sensibilidade, a perda da sensação de toque, calor ou dor, principalmente nas mãos, pés e outras partes do corpo; lesões na pele como caroços, placas e áreas com alteração na cor da pele; dormência e fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés, que podem prejudicar os movimentos e a força muscular; e dor nos nervos que pode causar dor ou desconforto nos nervos periféricos, afetando a mobilidade e a funcionalidade das extremidades.

É fundamental que qualquer pessoa que identifique os sintomas de hanseníase procure atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde para um diagnóstico preciso. A doença é tratada com medicamentos específicos. O tratamento dura entre 6 e 12 meses e pode interromper a transmissão da doença e evitar danos permanentes à saúde.

A Prefeitura de Petrolina reforça que o tratamento da hanseníase é totalmente gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. A hanseníase tem cura e, quando tratada precocemente, os riscos de sequelas permanentes são reduzidos.

___
Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

Prefeitura de Petrolina faz mutirão de limpeza no bairro Padre Cícero

Equipes de limpeza e manutenção atuaram durante o final de semana no bairro Padre Cícero em um mutirão de zeladoria de ruas importantes da localidade. O trabalho da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, promoveu coleta, poda, capinação, pintura de meio fio e limpeza de canal de drenagem.

O mutirão levou equipes manuais e máquinas ao longo da sexta (03) e do sábado (04) para as avenidas das Garças e Raimundo Nonato, além da Rua Do Colibri. Serão atendidas ainda as ruas do Condor e das Ovelhas ao longo desta semana. A prefeitura ainda reforça a importância de contar com a colaboração da comunidade, para que não o lixo não seja depositado em local inadequado.

Os mutirões são ações estratégicas do programa Cidade Mais Limpa. Só nos primeiros 100 dias de 2025 estão previstas oito operações deste tipo em diversas localidades do município sertanejo.

SAMU Petrolina alerta sobre os perigos dos trotes nos atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina registrou 5.160 trotes em 2024. Um número alarmante, que representa um grave risco à vida de quem realmente precisa de atendimento de urgência. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, pede conscientização sobre os prejuízos causados por essas ligações falsas.

Os trotes atrasam os atendimentos reais de emergência, comprometem a execução do trabalho dos profissionais de saúde e podem custar a vida de quem está em situação crítica e precisa de socorro em tempo ágil. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser utilizado exclusivamente para emergências como, dores no peito (indicando possível infarto), intoxicações, perda de consciência, hemorragias, crises convulsivas, entre outras situações graves. Além dos trotes serem prejudiciais também podem se configurar como crime, conforme o Artigo 266 do Código Penal Brasileiro, que prevê Pena de detenção de até 6 meses, além de multa para quem executa essa prática.

Apelo à população
O SAMU é um serviço essencial e salva vidas. A colaboração da comunidade é fundamental para garantir que o atendimento chegue a quem realmente precisa. Seja consciente e ajude a preservar este recurso tão importante para todos. O 192 foi criado para salvar vidas.

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.As idades vão aumentando seis meses a cada ano. No caso da mulher, a idade chegará a 62 anos em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027. A possibilidade de se aposentar pelo sistema dos pontos (somatória da idade com o tempo de contribuição) também tem alterações neste ano. Para mulheres, são necessários 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 102 pontos (com 35 anos no sistema do INSS).

Uma situação diferente é para professores, que precisam ter tempo de contribuição mínimo no magistério (25 anos para mulher e 30 anos para homens). Em 2025, as professoras precisam somar 87 pontos e os professores, 97. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem.

Pedágio

Existem ainda as regras de transição de “pedágio” voltadas às pessoas próximas de se aposentar. O pedágio de 50% prevê que o trabalhador cumpra um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige idade mínima, tempo de contribuição e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo faltante. Esse método pode proporcionar um benefício mais alto.

No pedágio de 50%, as pessoas precisariam trabalhar por mais metade do tempo que faltava para chegar ao tempo previsto de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para pedir o benefício, no aplicativo do INSS. Todas as regras podem ser conferidas no site do instituto.

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

O prazo para que o eleitor que não votou no segundo turno das eleições municipais de 2024 justifique a ausência terminará na próxima terça-feira (7). O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro, em 51 municípios do país, sendo 15 capitais.A justificativa vale para quem tem a obrigação de votar, porém não compareceu às urnas. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e é facultativo para pessoas com idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e também para analfabetos.

Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente pela justiça eleitoral, para efeito de comparecimento. Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não-comparecimento em cada um dos turnos.

Como justificar

A justificativa pós-eleição pode ser feita presencialmente, no cartório eleitoral, ou online por meio do aplicativo para smartphones, o e-Título da Justiça Eleitoral ou pela internet.

O eleitor que estiver com o título eleitoral regular ou o mesmo suspenso poderá justificar a falta pelo e-Título. No app, o eleitor faltoso deve acessar o link ‘Mais opções’, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados.

Então, será gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título de eleitor para a devida análise. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, o cidadão será notificado.

Outro modo de justificar a ausência ao pleito é pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. É preciso informar o número do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste). O internauta poderá acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral no mesmo endereço virtual.

Os dados informados devem coincidir com os do cadastro eleitoral. Se o sistema não reconhecer os dados digitados, o eleitor deverá contatar a zona eleitoral responsável pelo título para esclarecimentos.

E se o eleitor preferir justificar a ausência ao pleito presencialmente, deverá se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo no ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título de eleitor.

Ausência ou negativa

A ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor que faltou às eleições municipais.

Entre elas, está o pagamento da multa de R$ 35,13 imposta pela Justiça Eleitoral.

De acordo com a resolução-TSE 23.659/2021, o cidadão que declarar estado de pobreza ficará isento do pagamento da multa por ausência às urnas.

Após 7 de janeiro, na página Quitação de Multas, os eleitores podem consultar seus débitos e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.

Além da multa, quem não compareceu à seção eleitoral no segundo turno do pleito de 2024 e não justificou a ausência ficará impedido de tirar o passaporte e a carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; inscrever-se em concurso público e tomar posse em cargo público; receber remuneração em função pública, entre outras restrições.

No caso de o eleitor ter feito o pedido de justificativa de ausência a um dos turnos da eleição municipal de 2024 e a motivação não ser aceita pelo juízo eleitoral, será arbitrado o valor da multa pelo magistrado da justiça eleitoral.

Se o título estiver na situação de “cancelado”, devido a três ausências consecutivas injustificadas às eleições, além de pagar as multas devidas, é necessário solicitar uma revisão ou uma transferência de domicílio para regularizar a situação.

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Petrolina orienta sobre coleta de lixo no feriado da Confraternização Universal

Conforme cronograma anual de serviços públicos, nesta quarta-feira, 1º de janeiro, data em que se celebra o feriado da Confraternização Universal, o serviço de coleta de lixo domiciliar será suspenso.

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), orienta à população que não descarte o lixo doméstico ao longo do dia, evitando assim que animais rasguem as sacolas e espalhem o material pelas vias. O serviço será retomado, normalmente, nas zonas urbana e rural do município, a partir das 7h, da quinta-feira (2), conforme programação determinada.

Ao longo do ano, as atividades são suspensas somente em três datas: feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro), Sexta-Feira da Paixão e São João.

‘Operação Corujão’ disponibilizará transporte coletivo para a ‘Virada Petrolina’

A Prefeitura Municipal, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que quem for curtir a chegada do Ano Novo no ‘Virada Petrolina’ poderá contar com o transporte coletivo para voltar para casa em segurança.

A ‘Operação Corujão’, tem como objetivo facilitar o deslocamento de petrolinenses e turistas até o evento que acontecerá na Porta do Rio. Serão disponibilizados quatro ônibus de meia-noite até às 4h da manhã. Dois veículos atenderão os bairros da Zona Leste e os outros dois atenderão a Zona Oeste da cidade. Os terminais de cada zona serão na Avenida Guararapes e na Avenida Joaquim Nabuco, respectivamente.

A Autarquia ressalta ainda que, na terça-feira (31), as linhas de ônibus continuarão a funcionar nos horários normais, até às 23h, levando os passageiros no sentido bairro/centro.

Serviço:
Para quem for para os bairros da Zona Leste (Henrique Leite; Vila Eduardo; Areia Branca; José e Maria; Santa Luzia; Dom Avelar; Vila Débora; Loteamento Recife; Vila Marcela; Monsenhor Bernardino e Vivendas): o terminal será na Avenida Guararapes (em frente ao Itaú);

Para quem for para os bairros da Zona Oeste (Antônio Cassimiro; Vila Eulália; Condomínios Real, Vila Verde e Vinhedos; Pedra Linda; Cacheado; João de Deus; Cosme e Damião; Jardim Amazonas; Pedro Raimundo; Cohab Massangano; São Gonçalo; Rio Claro; Cohab VI; Jardim Guararapes; Residenciais Brasil, Nova Petrolina e Pomares): o terminal será na Avenida Joaquim Nabuco (em frente ao Colégio Auxiliadora).

Petrolina terá esquema especial de Trânsito durante o ‘Virada Petrolina’

A Prefeitura Municipal, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que haverá interdição e proibição de estacionamento nessa terça-feira (31), em decorrência da ‘Virada Petrolina’, a celebração de Réveillon da cidade.

Para garantir segurança e tranquilidade de quem for curtir a festa gratuita na Porta do Rio, apenas o acesso ao local ficará bloqueado, a partir das 15h, para circulação e estacionamento. Os veículos poderão trafegar pela Avenida Cardoso de Sá normalmente. Um efetivo de 15 agentes de trânsito irá atuar a noite toda para garantir o ordenamento.

A Autarquia destaca que, dependendo do fluxo de veículos e pessoas, poderá interditar o trecho da Avenida Cardoso de Sá, entre a entrada e a saída da Porta do Rio. A AMMPLA recomenda ainda que os motoristas fiquem atentos à sinalização que proíbe estacionar ao longo da Orla. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas, em fila dupla ou em frente a garagens será rebocado.