Termina hoje o prazo para declarar o IRPF 2024; quem não declarar poderá ter problemas com o leão

Os brasileiros têm até hoje, sexta-feira (31) para entregar a declaração do Imposto de Renda de 2024. Caso o prazo não seja respeitado, o contribuinte estará sujeito a multa. Uma exceção é feita para os moradores de cidades do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas, que terão até 31 de agosto para fazer a declaração.

A Receita Federal espera receber os informes de 43 milhões de contribuintes este ano, ante os 41 milhões registrados em 2023.

Com vários métodos digitais disponíveis para declarar o IRPF, todo cidadão que recebeu rendimentos acima de R$ 28.735,92 em 2023 tem a obrigação de preencher a documentação ao fisco.

Se você tem dúvidas ou não sabe fazer sua declaração, procure um profissional.

 

Agendamento do Cadastro Único será feito diariamente em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, informa que, a partir desta semana, o agendamento para atendimento do Cadastro Único será feito diariamente até o preenchimento das vagas. Para o mês de junho, estão sendo disponibilizadas 2.323 vagas.
Com o aumento de averiguações e bloqueios dos Cadastros Únicos por parte do Governo Federal, a procura por atendimento aumentou em todo o Brasil neste ano. Diante disso, a gestão municipal realizou um Processo Seletivo, que até o momento já contratou mais de 120 servidores, para fortalecer as políticas públicas de assistência social, dentre elas, o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família através de capacitação dos servidores e aumento de vagas para atender a demanda dos beneficiários.
Os agendamentos continuam através da Agenda Social: agendasocial.petrolina.pe.gov.br. Os atendimentos serão programados para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, exceto os CRAS de Rajada e Uruás, que atendem por demanda espontânea os moradores das suas áreas de abrangência.

Prefeitura de Petrolina orienta sobre coleta de lixo no feriado de Corpus Christi

A coleta de lixo em Petrolina será mantida durante o feriado católico conhecido como Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30), bem como, na sexta-feira (31), quando foi estabelecido ponto facultativo nos órgãos públicos municipais. A decisão da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) se deu em virtude da relevância do serviço considerado essencial à coletividade.
.
Sendo assim, as atividades dos caminhões de lixo seguirão o cronograma normal previsto para cada bairro ou localidade. A Secretaria orienta aos moradores que descartem o lixo nos horários corretos e com o devido cuidado, evitando assim que animais rasguem as sacolas e espalhem o material, bem como, diminuindo os riscos de acidentes com os trabalhadores durante a coleta.
.
Ao longo do ano, no município, as atividades são suspensas somente em três datas: feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro), Sexta Feira da Paixão e São João.

Compesa prorroga campanha de negociação de dívida

Quem ainda não negociou dívidas junto à Compesa, para aproveitar as vantagens da campanha Quita Fácil, contará com mais um mês para zerar débitos. É que a ação foi prorrogada em atendimento a pedidos de clientes, que solicitaram a ampliação do prazo para que tenham mais tempo de regularizar as pendências. Outro fator que motivou o prazo estendido foi a grande procura de clientes para adesão à campanha, permitindo assim, que um maior número de pessoas pudesse aproveitar as facilidades desta negociação. Por isso, a Compesa decidiu levar a campanha para o dia 30 de junho, quando a iniciativa deveria ser encerrada no dia 31 de maio.

De março até o momento, mais de 90 mil clientes já aproveitaram e negociaram as dívidas junto à Companhia. As vantagens oferecidas pela campanha não serão alteradas, ou seja, as opções para pagamentos à vista ou parcelado continuam. Os clientes que decidirem pelo pagamento à vista terão desconto de até 50%, e quem realizar a negociação pelo aplicativo ou site da Compesa terá um desconto adicional de mais 10%, chegando a um total de até 60% de desconto sobre a dívida, a depender do histórico do débito.

De acordo com o gerente de Arrecadação da Compesa, Bruno Lisboa, os clientes, além de receberem descontos, podem parcelar o pagamento em até 21 vezes no cartão de crédito. “Com essa nova oportunidade, esperamos ampliar o número de negociações porque, para a Compesa, o entendimento entre empresa e cliente sempre é a melhor opção. Não temos interesse em cortar o fornecimento de água ou negativar o cliente. Por isso, estamos oferecendo excelentes oportunidades para não deixar ninguém com conta pendente”, ressaltou o gerente.

Os inscritos na Tarifa Social também serão beneficiados com a prorrogação da campanha Quita Fácil. Eles poderão negociar dívidas com parcelamento de até 60 vezes sem juros.

As negociações podem ser feitas pelo aplicativo Compesa, no site www.compesa.com.br (na Loja Virtual) ou em uma das lojas de atendimento em todo o estado.

Prefeitura de Juazeiro desmente fake news sobre rompimento da barragem de Sobradinho

A Prefeitura de Juazeiro, através da Defesa Civil de Juazeiro esclarece que trata-se de fake news a informação divulgada sobre o risco de rompimento da barragem de Sobradinho (BA). De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, a barragem não representa nenhum risco para a população de Juazeiro e o vídeo da prefeita Suzana Ramos que vem circulando nas redes sociais é de 2022.

“Eu quero tranquilizar a população sobre as fake news que vêm sendo divulgadas nas redes sociais. Não existe risco de rompimento da barragem de Sobradinho. Ela é extremamente segura e é monitorada, periodicamente, por profissionais capacitados. Em relação ao vídeo da prefeita Suzana Ramos que vem circulando nas redes sociais, trata-se de um vídeo antigo, de 2022, quando o nível do Rio São Francisco subiu em virtude do aumento da vazão de água da barragem”, explicou Ramiro.

Caravana das Juventudes chega ao Sertão com emissão de documentação, nos dias 28, 29 e 30 de maio

As cidades de Salgueiro e Orocó, no sertão do estado, recebem nos dias 28, 29 e 30 de maio a Caravana das Juventudes, uma iniciativa das Secretarias da Criança e Juventude (SCJ) e Defesa Social (SDS) visando fortalecimento dos municípios e Casas das Juventudes e com foco na retirada de documentação dos jovens com idade de 15 à 29 anos. Serão ofertadas as primeiras vias de RGs, certidões de nascimento e casamento e CPF.

Os povos tradicionais são o público-alvo das ações. Em Salgueiro, no dia 28 de maio, a iniciativa acontece com a juventude indígena, na Aldeia Poço da Pedra – sede da AIPAPP (Associação Indígena dos Produtores Agrícolas do Poço da Pedra), já no dia 29, a ação será voltada para a juventude quilombola, no Quilombo Conceição das Crioulas – sede da AQCCC (Associação de Quebradeiras de Coco de Conceição das Crioulas).

Em Orocó, a Caravana da Juventude será na quinta-feira, dia 30 de maio, no FUNPREOR (Fundo Previdenciário do Município de Orocó), localizado na rua Agamenon Magalhães, no Centro da cidade. “A atualização e universalização de acesso à documentação básica é uma das prioridades da nossa gestão. A partir da posse desses documentos, os jovens podem ter acesso a importantes políticas públicas”, explica o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra.

“Através das ações do Governo do Estado estamos proporcionando oportunidades às juventudes pernambucanas. Em mais uma ação integrada estamos levando acesso à documentação para os jovens. Facilitando, assim, o seu ingresso em cursos, estágios e demais oportunidades de trabalho e emprego”, acrescenta o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, Flávio Queiroz.

Mais de 500 jovens já foram beneficiados com a ação desde o seu início, no último mês de abril, passando pelas cidades de Paudalho, Lagoa do Carro e Feira Nova.

Confira as datas e locais:

28/05 – Aldeia Poço da Pedra – sede da AIPAPP – Associação Indígena dos Produtores Agrícolas do Poço da Pedra.

29/05 – Quilombo Conceição das Crioulas – sede da AQCCC – Associação de Quebradeiras de Coco de Conceição das Crioulas

30/05 – Orocó – no FUNPREOR – Fundo Previdenciário do Município de Orocó-PE, localizado na rua Agamenon Magalhães/ Centro.

 
Fotos: Divulgação/SCJ-PE

Durante o São João na Cohab Massangano, a AMMPLA orienta condutores sobre interdição da via de trânsito

Dando continuidade ao ‘São João dos Bairros’ em Petrolina, neste final de semana será a vez da Cohab Massangano receber a festa junina. A programação acontecerá nesta sexta-feira (24) e sábado (25) a partir das 20h, no pátio de eventos, que funciona ao lado da Feira.
Para garantir que todos tenham uma festa tranquila e em segurança, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa que haverá interdição na Avenida Martiniano Cândido Silva nos dois dias de festa no período das 20h às 3h da manhã. A Autarquia informa ainda que terá agentes de trânsito no cruzamento das ruas Cid Bezerra Bandeira e José Clemente Amorim com a Rua 21.

Pelos bons indicadores, Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan em Petrolina receberá certificação do Ministério da Saúde

O Banco do Leite Humano do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, receberá do Ministério da Saúde, o credenciamento na Rede Brasileira de BLH através da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O evento acontecerá nesta sexta-feira (24), na Sala da Defesa de Tese do IMIP, em Recife.

O evento deverá reunir representantes da Rede Solidária de Aleitamento Materno do Estado de Pernambuco. “Os Bancos de Leite do Brasil são organizados em rede. O Biama do Hospital Dom Malan Ismep está entre os 11 bancos de leite do estado de Pernambuco que foram certificados. O que vai acontecer é a formalização dessa certificação. Isso embasado nos nossos indicadores e sobre controle de qualidade do leite e atendimento à população. Para nós é um reconhecimento muito importante, “ explicou a gerente do BIAMA do HDM Ismep, enfermeira Joice Fonseca.

A certificação do Biama HDM Ismep será recebida pela coordenadora, a  médica pediatra Flávia Guimarães e pela diretora geral do HDM Ismep, enfermeira Daniele Moreno.

Biama HDM

O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan completa 29 anos de implantação. O Biama atende bebês prematuros que ficam internados na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru. Além disso, o Biama oferece apoio e orientação às mães em dificuldade para amamentar, não só do hospital, mas de toda a cidade.

As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o Banco de Leite com o cartão de gestante que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h.

Por: Assessoria de Comunicação HDM Ismep

Prefeitura de Petrolina oferta dia de cuidados com a saúde para os aposentados e pensionistas do IGEPREV

Pensando na saúde e bem-estar da população, a Prefeitura de Petrolina vem desenvolvendo ações que aproximam os serviços da comunidade. E nessa sexta-feira (24), será realizado a primeira edição do evento ‘IGEPREV+Saúde’, ação desenvolvida para os aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV), que ofertará diversos serviços voltado a promoção da saúde.
A ação acontecerá de 8h às 12h, e contará com a presença de uma equipe multidisciplinar que irá oferecer serviços de: Auriculoterapia; consulta com Nutricionista; vacinação; atendimento médico com especialista em Geriatria; aferição de pressão e glicose e orientação farmacêutica. Além disso, a ação ainda vai contar com os serviços da Podóloga, Joeci de Oliveira, que realizará avaliação e verificação do pé diabético, calosidades, rachaduras, entre outros. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e Faculdade Soberana
O evento acontecerá no auditório do IGEPREV e tem como objetivo proporcionar um dia de autocuidado. Essas ações servem para reforçar o cuidado com a saúde, além de agradecer a esse público pelos serviços prestados para o município.

Prefeitura de Juazeiro abre inscrições para o Casamento Coletivo 2024

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), iniciou, nesta terça-feira (21), as inscrições para o Casamento Coletivo 2024. Podem participar da iniciativa os casais interessados em oficializar a união. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 27 de maio.

Para participar, os interessados devem ter mais de 16 anos, sendo que os menores de idade precisam da autorização e presença dos responsáveis. As inscrições podem ser realizadas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) nos bairros Malhada da Areia, João Paulo II, Quidé, Itaberaba e Tabuleiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na sede da Superintendência de Políticas Sociais da Sedes, na Avenida Carmela Dutra, Orla I, das 8h às 14h. 

Documentos necessários

No ato da inscrição, os casais devem apresentar a certidão de nascimento original, expedida há, no máximo, 90 dias (para solteiros); certidão de casamento original, constando a averbação do divórcio expedida há, no máximo, 90 dias (para divorciados); ou certidão de casamento original, constando a averbação de óbito, expedida há, no máximo 90 dias (para viúvos). Além da certidão, os casais devem apresentar o documento de identificação civil com foto, comprovante de residência de Juazeiro, documentos de identificação de duas testemunhas e, ainda, a ficha de inscrição do casamento coletivo e o Termo de Ciência e Comprometimento, que serão preenchidos pelos noivos no momento da inscrição.

A expectativa é que a cerimônia do casamento aconteça no final de junho.