Morre a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, na Escócia

A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia.

O filho mais velho e herdeiro da monarca, o príncipe Charles, e sua esposa Camilla estão no castelo, ao lado da rainha.

Os filhos da rainha – príncipes Andrew e Edward – além do neto da monarca, príncipe William, chegaram à Escócia. Os príncipes William e Harry e sua esposa Meghan Markle também viajam para o local.

Estado de saúde
Médicos expressaram preocupação com a saúde da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira, afirmando que a monarca britânica de 96 anos deveria permanecer sob supervisão médica.

A soberana com o reinado mais longo da Grã-Bretanha sofria de “problemas de mobilidade episódicos” desde o final do ano passado, de acordo com o Palácio de Buckingham.

“Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, disse o palácio em comunicado anteriormente. “A rainha continua confortável e em Balmoral”, completa.

Em outubro passado, Elizabeth passou uma noite no hospital e foi forçada a reduzir seus compromissos públicos desde então. Na quarta-feira, ela cancelou uma reunião virtual com ministros seniores depois de ser aconselhada a descansar por seus médicos.

No dia anterior, ela havia sido fotografada nomeando Liz Truss como a nova primeira-ministra do país em Balmoral, a 15ª premiê de seu reinado recorde. Uma fonte do palácio disse que familiares imediatos foram informados e minimizou as especulações de que a monarca sofreu uma queda.

Elizabeth é rainha da Grã-Bretanha e de mais de uma dúzia de outros países desde 1952, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e no início deste ano marcou seu 70º ano no trono com quatro dias de celebrações nacionais em junho.
.
Fonte: CNN

Pela quarta vez, muro do CCZ é derrubado em ato de vandalismo em Petrolina

A noite dessa terça-feira (6) foi de mais um ato de vandalismo contra o patrimônio público em Petrolina. A ação foi a derrubada do muro de proteção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Este ano, essa é a quarta vez que são registrados atos de vandalismos contra o patrimônio público em Petrolina.

O crime contra o patrimônio público se configura nos atos de vandalismo contra bens públicos e de uso coletivo. De acordo com o artigo 163 do Código Penal, “destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público com pena de detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência”.

Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, a ação nessa terça-feira foi  na mesma área onde outras invasões ocorreram, o local dá acesso ao curral dos animais de grande parte. “Ressaltamos que todas as medidas administrativas e punitivas estão sendo adotadas e logo os responsáveis por tais atos irão responder criminalmente. Ainda é importante destacar que, o nosso trabalho é de proteção à saúde da população e a lei será cumprida como está escrita. Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém e seguiremos nosso trabalho de retirada dos animais de grande porte dos perímetros urbanos e continuaremos as aplicações de multas para a retirada dos mesmos. Caso não procurem o CCZ para retirada dentro do prazo de 24h, esses animais serão doados. Está na lei e estamos cumprindo”, explicou.

Adagro lança Módulo de Agrotóxico em Pernambuco

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de desenvolvimento Agrário (SDA), lança o Módulo de Agrotóxico do Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC3. nova ferramenta conterá o cadastro dos fabricantes e dos produtos, além dos registros das revendas, dos armazenadores, transportadores, unidades ou estações experimentais e postos ou centrais de recebimentos de embalagens vazias, possibilitando uma gestão mais eficaz de toda a cadeia de agrotóxicos em Pernambuco.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Anfiteatro IFPE e contou com palestras do Subprocurador geral do Ministério Público do Trabalho e presidente do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Serafim; da Gerente do LABTOX do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Adélia Cristine; além de representantes do CREA/PE, das revendas, fabricantes e demais atores envolvidos na cadeia de agrotóxicos.

“Com a nova ferramenta, as revendas e os profissionais legalmente habilitados terão um sistema seguro e gratuito, onde poderão controlar os estoques. Registro de entrada e saída de agrotóxicos, histórico de vendas e emissão dos receituários agronômicos. Informações como essas serão valiosas e podem nortear a Adagro na implementação de políticas públicas para o setor”, explica o presidente da Adagro, Paulo Lima.

O novo módulo já se encontra em funcionamento e pode ser acessado no Siapec3 que está disponível no https://siapec3.adagro.pe.gov.br/siapec3/portaldeservicos.wsp, no portal da Adagro (www.adagro.pe.gov.br) e na versão aplicativo mobile para sistemas iOS e Android. “A Gerência Estadual de Inspeção Vegetal da Adagro (GEIV) vem realizando capacitações para revendas, agrônomos (RTs) e demais atores envolvidos na cadeia de agrotóxicos para garantir a adesão de todos”, conclui a diretora de Inspeção Vegetal da Adagro, Raquel Miranda.

Projeto do Transforma Petrolina incentiva colaboradores de empresas a ingressarem no voluntariado

O envolvimento da iniciativa privada em projetos sociais é um dos objetivos do Transforma Petrolina. A  ideia é construir pontes na maneira como a organização se relaciona com o terceiro setor e incentivar a prática de ações de impacto social em suas metas.

Na segunda edição do Selo Social Empresa do Bem, a A7Safe, empresa que atua no ramo de Gestão Contábil e Empresarial, assinou o termo de adesão se comprometendo em realizar uma ação social semestralmente; engajar seus colaboradores ao voluntariado e priorizar a contratação de novos funcionários que tenham em seu currículo social o trabalho voluntário.

A empresa já incorpora a cultura da responsabilidade social  em seu negócio, e se une ao Transforma Petrolina para investir em ações ainda mais específicas, conforme a necessidade mapeada em conjunto com o programa, para beneficiar a sociedade em que está inserida de forma sustentável e permanente.

De acordo com a coordenadora do projeto Selo Social Empresa do Bem,  Wérica Aléxia Souza, um dos eixos da parceria vai agregar para as iniciativas sociais, principalmente na difusão de conhecimento sobre gestão. “Estamos muito felizes em dialogar com mais uma instituição da iniciativa privada de forma  assertiva e responsável. Assim, colheremos muitos frutos dessa parceria”, afirma.

Eleitor que não entregar celular não poderá votar, diz TSE

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou hoje por unanimidade a proposta de resolução que fixa as restrições decididas pela Corte sobre o uso de celulares nas cabines de votação e o porte de armas no dia das eleições. Neste segundo caso, o tribunal aprovou a possibilidade de prisão em flagrante para quem descumprir a proibição.

Se não entregar o celular, não vota. Em relação ao uso de celulares, fica proibido o porte do equipamento na cabine de votação. O celular deverá ficar desligado e com o mesário até o eleitor concluir o seu voto. Pela resolução, o mesário perguntará se o eleitor possui um equipamento com ele e, em resposta positiva, deverá entregar o equipamento para proceder à cabine de votação.

Segundo a resolução, se o eleitor se recusar a entregar o aparelho, ele não será autorizado a votar. O episódio constará em ata e as autoridades eleitorais poderão acionar a força policial.

Além disso, em situações excepcionais e com autorização judicial, poderão ser utilizados detectores de metais em seções eleitorais específicas. Os custos ficarão por conta dos Tribunais Regionais Eleitorais, que poderão firmar parcerias com a Justiça Estadual e Federal.

Na sessão que barrou o uso de celulares nas cabines de votação, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, relembrou que o tribunal já havia flexibilizado o porte do equipamento, permitindo ao eleitor ir com ele para a cabine, desde que desligado.

SAAE de Juazeiro investe na valorização e segurança do trabalho

Desde o início do ano o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro tem investido em treinamentos e procedimentos diversos na área de segurança do trabalho. Nos últimos três meses, cerca de 400 funcionários receberam cursos e palestras relacionados à saúde e segurança do trabalho e treinamentos específicos, como NR35 e NR33.

Além disso, foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados ao risco de cada atividade, como 300 pares de botas de segurança; 180 de botas de PVC’s; mais de 200 pares de luvas de vaquetas; 120 luvas nitrílica para produtos químicos; 100 luvas para eletricistas; luva neoprene; 250 óculos de proteção; 120 luvas de PVC cano longo (para quem exerce atividade de manutenção no Setor de Esgoto); protetores solares para todos os servidores; Calça bota; mais de 400 peças de Calças Brins e Jeans; camisas de campo; Bonés árabes para os servidores que estão expostos ao sol, além de compras de mochilas para leituristas; Cones de sinalização; fitas zebradas; Canalizadores; Telas de proteções e cavaletes de sinalização, multi gás, e exaustor/insuflador.

Todo esse investimento, de acordo com Josivaldo Barbosa, técnico de segurança no trabalho do SAAE, mostra a preocupação da diretoria com o servidor. “Esse olhar especial para o nosso setor faz com que trabalhemos de forma mais produtiva, além de prevenir acidentes de trabalho, preservando a saúde e a segurança dos trabalhadores”, disse Josivaldo.

“Entendemos que este setor é muito importante, por isso estamos fazendo todo esse investimento e garantindo a segurança, a saúde e a integridade física dos nossos servidores”, afirmou o diretor do SAAE Juazeiro, Britoaldo Bessa.

Welington Alves – Assessora de Imprensa do SAAE

TSE proíbe portar arma de fogo nos locais de votação no dia da eleição

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conheceram, de forma unânime, de consulta que indagava sobre a proibição da circulação de pessoas portando armas nos locais de votação, nas seções eleitorais e em outras localidades eleitorais no dia da eleição. Ao acompanhar o entendimento do relator, ministro Ricardo Lewandowski, de que “armas e votos não se misturam”, o Plenário decidiu que, nesses locais, não será permitido o porte de armas no dia, nas 48 horas que antecedem e nas 24 horas que sucedem o pleito, no perímetro de 100 metros.

A consulta, analisada na sessão plenária desta terça-feira (30), foi formulada pelo deputado federal Alencar Santana (PT). Segundo o relator da matéria, “eleições constituem o próprio coração da democracia” e, por isso, a proibição da presença de pessoas armadas nos locais de votação tem por objetivo proteger o exercício do voto de qualquer ameaça, concreta ou potencial, independentemente da procedência.

Ao votar, Lewandowski observou que o porte de armamento só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente. “Tal proibição [é estendida] para os locais que Tribunais e juízes eleitorais, no âmbito das respectivas circunscrições, entendam merecedores de idêntica proteção, sendo lícito ao TSE, no exercício de seu poder regulamentar e de polícia, empreender todas as medidas complementares necessárias para tornar efetivas tais vedações”, afirmou.

Cumprimento da lei

Ao conhecer da consulta, Ricardo Lewandowski citou dispositivos já previstos no Código Eleitoral sobre o tema. “É proibido aos membros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, das Polícias Federal, Civil e Militar, bem assim aos integrantes de qualquer corporação armada, aproximar-se das seções de votação portando armas, salvo se convocados pelo presidente da mesa receptora de votos ou pela autoridade eleitoral”, lembrou o ministro, destacando os artigos 141 e 154 do normativo.

Por sua vez, a ministra Cármen Lúcia reforçou que o TSE foi instado a se pronunciar sobre como aplicar as leis, elucidando apenas algo que já consta na Constituição e nas normas vigentes no país e considerando uma nova realidade de presença de mais pessoas detentoras de porte de arma. “Isso é uma questão da lei. Porém, nos locais de votação, sujeitos, portanto, ao cuidado e a segurança com a garantia da Justiça Eleitoral, o portar a arma é vedado”, destacou.

O presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, complementou ressaltando que o TSE não está afastando o porte de arma, mas sim o portar armas nos locais de votação, assim como é determinado para os estádios, aeroportos e bancos, entre outros.

Acompanhando os votos, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Mauro Campbell Marques, destacou que a decisão não extravasa em nada o que a disciplina legal brasileira já traz. “Estamos aqui para dar um ponto a mais de tranquilidade, de apaziguamento ao eleitorado no momento das eleições. É isso que o Tribunal está fazendo, cumprindo com seu dever constitucional e legal”, disse o ministro Campbell.

Projeto Conecta Bahia chega a Sento-Sé e população passa a ter sinal de internet gratuito na Praça Central

Oferecer conectividade ao cidadão é um dos principais objetivos do Projeto Conecta Bahia, iniciativa que disponibilizou nesta terça-feira (30) a liberação do sinal de internet, de forma gratuita, na Praça Principal de Sento-Sé. A ação é fruto de um convênio firmado pela Prefeitura de Sento-Sé junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que leva internet gratuita a praças de municípios baianos.

“Essa é mais uma ação que chega ao nosso município fruto da forte parceria que temos com o Governo do Estado, que sempre teve um olhar atento às demandas do nosso povo. Muito obrigada governador Rui Costa por mais essa iniciativa da sua gestão em Sento-Sé”, destaca a prefeita Ana Passos.

Para ter acesso ao serviço basta estar na Praça Central de Sento-Sé acessar a rede: Praça.

O Projeto Conecta Bahia – previsto no PPA 2020-2023, visa promover a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação através de serviços públicos de provimento de Wi-Fi nas cidades do Estado, que possibilitará conectar, ligar, unir, aproximar o cidadão ao exercício da cidadania, ao conhecimento, ao Município e ao Estado. Trata-se de um primeiro passo de popularização da internet através do Governo do Estado que poderá ser continuada por outros projetos de expansão deste serviço nos municípios. Na prática, caracteriza-se pela implantação de rede Wi-Fi, inicialmente, em cerca de 100 (cem) municípios do estado da Bahia, obedecendo-se, dentre outros, às leis nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet) e nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), concentrando-se em praças públicas da cidade e/ou praças da ciência, conforme a disponibilidade, a partir da utilização de uma rede de acesso à internet provida pela prefeitura e/ou provedores de internet.

Como objetivos principais do projeto, destacam-se os seguintes pontos: Incentivar a utilização de serviços públicos digitais providos pelo município e Governo do Estado da Bahia; empoderar a administração municipal e estadual na aproximação do cidadão às iniciativas públicas através das redes sociais; promover o acesso a conteúdo educacional que desperte o cidadão para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação; fomentar a cultura de internet nas praças por parte das prefeituras municipais na Bahia.

Embrapa lança o Agritech Semiárido: desafio de soluções para a Fruticultura do Vale do São Francisco

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias, processos ou serviços inovadores para a cadeia da fruticultura do Vale do São Francisco, a Embrapa Semiárido lança o Agritech Semiárido, um desafio de inovação voltados a startups de todo o Brasil, com foco na região, considerada um dos principais centros de produção irrigada de frutas do país.

A inscrição é gratuita e deve ser feita no site  http://www.embrapa.br/agritech-semiarido até o dia 15 de setembro de 2022.  A final do evento acontecerá durante a programação da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (FENAGRI), que será realizada no dia 19 de novembro de 2022, em Petrolina-PE.

O desafio traz como premiação a oportunidade de codesenvolver projetos junto à Embrapa, bem como a participação especial dos vencedores em eventos de inovação da Instituição, oportunizando a ampliação de redes de contatos e visibilidade da startup.

De acordo com a coordenadora do desafio, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Daniela Campeche, a realização tem o propósito de atrair para o ecossistema do Vale do São Francisco os empreendedores que estão desenvolvendo soluções inovadoras no país.

As etapas

O desafio é dividido em quatro etapas. Durante o período de inscrição, a equipe proponente deve preencher o item referente ao detalhamento da proposta, presente no formulário, podendo também enviar um PITCH em forma de vídeo de até três minutos.

Na etapa de Pré-classificação, a comissão composta por pesquisadores da Embrapa Semiárido e parceiros ligados à inovação agropecuária selecionará as propostas utilizando critérios pré-estabelecidos no regulamento. A etapa seguinte consiste na Homologação, quando será divulgada, no dia 3 de outubro, a lista com as 10 propostas pré-classificadas e suas respectivas pontuações.

A etapa de Solução Match será a fase final do processo, em que será feita a apresentação das propostas selecionadas para uma banca composta por instituições financiadoras, pesquisadores da Embrapa Semiárido e produtores da região do Submédio do Vale do São Francisco.

Nesta etapa, os proponentes selecionados apresentarão o PITCH de até 10 minutos, explicando o problema/oportunidade, a solução/produto e alguns números de impacto da proposta. Esta fase acontece durante a programação FENAGRI.

Quem pode participar?

Poderão participar da seleção empresas/startups de todos os municípios brasileiros, com produtos ou soluções validados e em fase de operação. Os proponentes não poderão inscrever soluções que já estejam sendo comercializadas há mais de 24 (vinte e quatro) meses. Também não poderão participar empresas e startups que tenham entre seus membros empregados da Embrapa ou seus parentes em primeiro grau.

Serviço:

O que: Agritech Semiárido

Para quem: Empresas/startups de todo o país

Quando: 19 de novembro de 2022 (etapa final)

Inscrições: 29 de agosto a 15 de setembro de 2022

Informaçõeswww.embrapa.br/agritech-semiarido

Itamotinga ganha letreiro que exalta amor pelo distrito e Prefeitura de Juazeiro convida população para inauguração neste domingo 

A Prefeitura de Juazeiro está realizando diversas ações de embelezamento e paisagismo em Itamotinga. O pacote de serviços faz parte da programação festiva que o distrito está recebendo em comemoração ao seu padroeiro, Bom Jesus dos Navegantes. Como destaque, neste domingo (28), às 18h, a prefeita Suzana Ramos vai conferir o resultado da implantação de um letreiro com a frase “Eu Amo Itamotinga” no balneário da comunidade.

“Quero muito ver de perto este espaço onde os moradores terão mais uma forma de demonstrar seu amor pelo distrito, um ponto turístico que valoriza e fortalece o sentimento de pertencimento à sua terra. Temos realizado e planejado muitas ações, sabemos o quanto o povo merece e vamos anunciar mais obras. Então, convido a todos para estarem conosco em toda programação da festa”, disse Suzana Ramos.

Ações

Além do letreiro, instalado às margens do Rio São Francisco, estão sendo realizados operação tapa buracos, patrolamento das vias vicinais, iluminação, paisagismo dos canteiros da via de acesso à comunidade e reforma da quadra poliesportiva, além de outras ações como a reforma de escola e construção de creche.

Festejos

Desde o dia 26, a população está em festa e a programação segue até 28 de agosto com muita música e diversão na praça principal, além de momentos de fé. Neste sábado (27), a partir das 23h, a festa é por conta de Clint Alves e Banda Juá com Mel e, no domingo, a festa começa a partir das 19h com Rodrigão e Natinho Capim. Entre as atrações, haverá ainda o Paredão do Patrick.

A programação religiosa realiza no domingo, a Santa Missa, às 17h, que será celebrada por Padre Valmir, em seguida acontece a grande carreata pelas principais ruas do distrito, que nos últimos anos vem substituindo a tradicional procissão devido à pandemia.