Definidos reajuste e novo piso salarial para comerciários de Petrolina (PE)

Após muitas idas e vindas, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) definiu, junto aos representantes patronais, o índice de correção salarial e os pisos salariais dos comerciários e motoristas, com vigência 2021/2022. Os trabalhadores do comércio terão um reajuste de 6,52%, passando o piso da categoria a valer R$ 1.225,00 (o valor para quem ingressa é de R$ 1.100,00). Já o piso para motoristas será de 1.554,00.

A data-base dos comerciários é o mês de março. Como a CCT será homologada neste mês de agosto, os trabalhadores terão direito a pagamento retroativo, de março a julho. Cada empresa deverá definir o próprio cronograma de pagamento, no valor de R$ 75,00 a cada mês, contanto que os valores sejam pagos até o quinto dia útil de novembro (ou seja, não poderá ultrapassar a folha de pagamento de outubro). O registro e arquivamento do instrumento coletivo na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco deve ocorrer ainda na primeira semana quinzena de agosto.

A definição dos valores e do índice é resultado de muito debate entre o Sintcope e o sindicato patronal. A pauta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) relativa a 2021/2022 havia sido entregue, em tempo hábil, pelo sindicato dos comerciários em janeiro de 2021, mas apenas em maio aconteceu a primeira rodada de negociações. Até o final de julho, três reuniões foram realizadas entre os representantes das entidades sindicais até a definição da CCT.

O sindicato patronal propôs um Regime Especial de Piso Salarial (REPIS), definido de acordo com o faturamento das empresas. Para aquelas que aderissem, o valor do piso, já negociado, seria de R$1.215,00; para quem não adotasse o REPIS, R$ 1.240,00. Como contrapartida, o Sintcope propôs a criação da Cobertura Social voltada aos trabalhadores do comércio de Petrolina. Pela proposta, o custeio do benefício ficaria a cargo do empregador, que arcaria, mensalmente, com o valor de R$ 20,00 por empregado beneficiado. Mas as negociações não avançaram e as duas propostas (REPIS e Cobertura Social) ficaram de fora da CCT 2021/2022.

Conheça o Centro de Treinamento de Tiro Prático – CTTP Juazeiro-BA

Esse é o Centro de Treinamento de Tiro Prático – CTTP.

Com o objetivo de incentivar e divulgar o Tiro Esportivo na Região, a nossa equipe trabalha incansavelmente para que nossos sócios e visitantes tenham experiências únicas com o tiro.

Quem pratica sabe, o esporte é agradável, relaxante e ao mesmo tempo competitivo. Diminui o stress, aumenta a concentração, otimiza o equilíbrio emocional, aprimora o autocontrole e reflexos rápidos.

Em conjunto com a Associação de Tiro de Petrolina (ATP), buscamos crescer cada dia mais, melhorando nosso ambiente e trazendo diversos cursos.

➖ Mais informações:
• Camila: 74 98847-5031
• Andréa: 74 99120-5282
. André: 74. 9 8824-9078
.Arquimedes : 87 99957- 1424
• Instagram: @cttp.oficial

Detran-PE adere ao SNE que permite desconto de até 40% em multas de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) passa a integrar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite desconto de até 40% no valor das multas e mais agilidade no tempo de emissão das notificações. Trata-se de uma solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que possibilita aos proprietários de veículos automotores a ciência das eventuais notificações de infrações de trânsito identificadas.

O sistema permite o desconto para infrações cometidas em todo território nacional para veículos de fora e de dentro do estado. Para usufruir do benefício, o motorista deve cadastrar-se no SNE no site do Denatran (sne.denatran.serpro.gov.br) ou baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) na Google Play ou Apple Store. A partir daí o proprietário do veículo pode optar por receber as notificações de forma eletrônica.

Com o sistema eletrônico, as notificações deixam de ser enviadas em papel e ficam disponíveis apenas no aplicativo. Assim, o usuário tem acesso aos detalhes da multa, pode copiar o código para pagamento e fazer o download do formulário para indicação do condutor infrator ou entrar com recurso. Caso não concorde com alguma infração específica, o usuário poderá apresentar sua defesa, mas não terá direito ao desconto de até 40%, válido até a data de vencimento. O benefício é disponibilizado multa a multa, não é generalizado para adesão ao sistema, mas para cada notificação reconhecida pelo condutor.

Para aderir ao SNE, o usuário habilitado deve informar CPF, e-mail, senha, o registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Aqueles que não são habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, também podem se cadastrar. Nesse caso, informa os mesmos dados, menos a CNH. Já para pessoa jurídica, o acesso deve ser feito por meio de Certificado Digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da empresa.

Há a possibilidade de cancelar o cadastro, mas as notificações encaminhadas até o dia do cancelamento serão válidas. O SNE também inclui a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) que aderiram ao sistema como órgãos autuadores.

  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19

Para mais informações sobre como baixar e configurar a Carteira Digital de Trânsito para adesão ao SNE, clique aqui.

Sindsemp debate com professores do município retorno às aulas presenciais em Petrolina (PE)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, se reuniu nesta segunda-feira (26) com professores da rede municipal para discutir o retorno às aulas presenciais marcado para o dia 02 de agosto.

Muitos servidores da educação não tomaram ainda a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O imunizante foi solicitado pelo Sindsemp à Secretaria de Saúde de Petrolina através de ofício no dia 06 de abril e o pleito foi atendido garante mais segurança à categoria. A professora Celiane Macedo trabalha no distrito de Rajada. Já tomou as duas doses da vacina, mas ainda tem medo de voltar nesse momento à sala de aula. “Eu perdi dois tios por causa da Covid-19 e ainda tenho medo. Vou voltar mas, com receio de contaminação,” explicou a professora.

“A decisão do retorno às aulas presenciais foi tomada pelo Conselho Municipal de Educação, pelo Ministério Público, com autorização das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e nacional, porque o Conselho Nacional de Educação permitiu o retorno às aulas.” ressaltou o Presidente do Sindsemp, Walber Lins.

O Sindsemp começa a fiscalizar o funcionamento das escolas para avaliar a segurança dos servidores. “Nós vamos começar fiscalizando as escolas de tempo integral. Aquele ambiente escolar que não tiver condição de realizar as aulas, a gente vai notificar o município e ao Ministério Público. Se não houver condição sanitária, não tem retorno.” destacou Walber.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Auxílio municipal: Prefeitura divulga lista de beneficiários que perderam entes para covid-19 e abre prazo para recursos

Já foi publicado no Diário Oficial do Município de Petrolina a lista com os nomes das pessoas que receberão o auxílio emergencial municipal ‘Petrolina BEM’. A nova lista é referente ao chamado ‘grupo 1’, ou seja, famílias carentes que perderam familiar devido à covid-19.

As famílias podem conferir a lista na edição do Diário Oficial da última sexta-feira (23) https://petrolina.pe.gov.br/diario-oficial/ e caso o pedido tenha sido indeferido elas poderão entrar com recurso nesta segunda(26) e terça-feira (27). Para fazer o recurso, basta preencher o seguinte formulário: https://petrolina.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=15&is=3635

O ‘Petrolina BEM’ foi criado pela prefeitura para dar assistência a dois públicos: famílias em extrema pobreza (com crianças de 0 a 5 anos), que ainda estão na fila de espera do Bolsa Família e estas famílias carentes que perderam entes devido à covid-19 (grupo 1).

O auxílio no valor de R$ 750 deve beneficiar cerca de 2.300 famílias que atendam aos critérios do programa municipal. Os pagamentos serão feitos via cartão magnético que será entregue às famílias e o benefício já começa a ser pago em agosto. Quem tiver dúvidas sobre regras para inscrição, pagamentos e cronograma do programa pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh): (87) 3866-1679.

Humanização e acolhimento: SAAE Juazeiro ajuda colaboradores que necessitam de assistência profissional para questões sociais e de saúde

Atendimento humanizado é um dos princípios da gestão Suzana Ramos. Baseado nisso, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), através do seu Departamento de Assistência Social, vem desenvolvendo um trabalho inspirador dentro da autarquia, para dar apoio e acompanhamento a colaboradores que reconhecem por exemplo que precisam de ajuda para vencer o alcoolismo, entre outros vícios, e até a depressão.

A assistente social Gilvana Oliveira, que lidera o departamento, explica que os colaboradores que são identificados nessa situação, têm recebido acompanhamento em parceria com a Secretaria de Saúde do município, através do CAPS AD. “O colaborador e sua família são acompanhados através desta rede de apoio, recebendo a atenção necessária, a exemplo de medicamentos, sessões terapêuticas com psicólogos e psicoterapeutas, e são reconduzidos ao convívio diariamente, sabendo que podem vencer e não estão sozinhos”, explica Gilvana.

Funcionários são assistidos em diversos aspectos, como informa a assistente social. “O vício é uma doença, por isso requer tratamento humanizado e adequado. Nós temos ido com eles, muitos têm vencido, continuam trabalhando e já ajudando outros colegas. É muito gratificante”, ressalta Gilvana Oliveira.

Exemplo

O colaborador Erivauto Dias Pacheco é um grande exemplo da eficácia dessas ações. Feliz com o resultado que tem resgatado sua autoestima, família e força para produzir dentro e fora do trabalho, tem tido dias bem melhores, após a ajuda para vencer o alcoolismo. Ele trabalha no SAAE desde 2013 e autorizou a divulgação das fotos e sua experiência, para estimular outras pessoas que enfrentam problemas semelhantes a não desistirem.

“Por pressões psicológicas, eu não tinha força para vencer o alcoolismo. Minha situação agravou, quase perdi o emprego e a família. Sou servente de pedreiro, concursado, fui bem acolhido pela equipe da atual gestão e com o acompanhamento dessa equipe, dando suporte, indo comigo, contribuiu para que há mais de 3 meses, eu não fizesse abuso excessivo de álcool, não faltasse mais ao trabalho e estivesse vivendo em paz, após tanto sofrimento”, disse Erivauto.

De acordo com a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, é preciso unir forças para dar continuidade às ações que promovem a dignidade dos trabalhadores. “Sabemos que todos podem ter problemas diversos, inclusive de saúde especificamente, por isso estamos aqui para acolher da melhor forma e buscar ajudar e cuidar das pessoas, nas diversas áreas. O setor é voltado para isso. Casos como este, têm recebido a mesma atenção e dedicação. Quando acolhemos, estamos mudando significativamente a vida dessas pessoas e isso reflete na sua vida pessoal, no convívio familiar e no trabalho”, enfatiza Josilene.

Texto: Fabíolla Paiva – Ascom/SAAE/PMJ

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta quarta-feira 21

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (21). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Abóbora Comum por R$ 2,00 o Kg; Aipim/Macaxeira por R$ 42,50 a caixa com 25kg; Beringela por R$ 35,00 a caixa com 14kg; Acerola por R$ 60,00 a caixa com 20kg; Laranja por R$ 25,00 o Cento e Manga Tommy 1ª por R$ 35,00 a caixa com 26. A cotação completa segue em anexo.

Texto: Welington Alves – Assessor de Imprensa da AMA

Equipe gestora do SAAE discute melhorias no saneamento básico de Juazeiro durante reunião com Agência Reguladora da Bahia

A equipe gestora do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro participou, nesta terça-feira (20), de uma importante reunião com representantes da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), em Salvador.

De acordo com a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, o objetivo do encontro foi apresentar a autarquia municipal à equipe da agência reguladora do estado, que é uma referência para o setor, uma vez que para adquirir convênios e buscar recursos para melhorar o saneamento de Juazeiro é necessário se manter dentro das normas e regimentos da agência.

“De acordo com a nova lei, o novo Marco do Saneamento, todas as companhias de saneamento devem estar reguladas por uma agência, e nós estamos em busca do que é melhor para Juazeiro. Esta é uma orientação da nossa prefeita Suzana Ramos e do nosso vice-prefeito, Leonardo Bandeira”, ressaltou Josilene, que esteve acompanhada de Vanda Rosado, gestora de Projetos e Obras do SAAE; Rafael Ângelo, superintendente Comercial; e Uirá Benevides, assessor jurídico da autarquia.

A Agersa, que também regula a Embasa e companhias em mais 367 municípios, esteve representada pelo diretor geral, Walter Oliveira; a diretora de Normatização da empresa, Eduarda Fernandes; e a engenheira Patrícia Lima.

“Juazeiro segue firme, buscando melhorar a vida das pessoas, através da coleta e tratamento do esgoto, diminuindo a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente”, finaliza a diretora-presidente do SAAE Juazeiro, Josilene Alixandre.

INSS e Dataprev desenvolvem sistema pra concessão de pensão por morte

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Dataprev e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) devem lançar neste ano um sistema para agilizar a análise de pedidos de pensão por morte.

O projeto prevê uma solução que facilitará o preenchimento dos requerimentos, a apresentação de documentos e a identificação de pendências. O sistema prevê formas de auxílio às pessoas que forem solicitar o benefício, como o aproveitamento de documentos já reconhecidos em bases utilizadas pelo INSS e pelo governo federal.

A pessoa que for entrar com o requerimento do pedido de concessão por morte será direcionada para ir fornecendo as informações necessárias. Uma tecnologia de inteligência artificial fará o reconhecimento dos documentos, indicando se eles atendem ou não ao padrão exigido.

Com isso, caso o cidadão cumpra as obrigações, já poderá sair com o benefício concedido. Caso tenha alguma pendência, esta será informada na hora, indicando quais informações ou documentos devem ser complementados.

Segundo a assessora da Enap e supervisora do projeto, Adriana Ligiero, a vantagem do sistema é diminuir o tempo de tramitação desses pedidos em relação aos procedimentos adotados atualmente.

“Em vez da pessoa entrar e esperar semanas para ter pedido analisado, aí depois correr atrás dos documentos pendentes e entrar em outra fila, ela já sai com a carta [de pendências], o que já economiza semanas ou meses nesse processo”, explica.

Outro desafio que o projeto visa superar é melhorar a linguagem do sistema de requisição. O intuito é facilitar as explicações sobre o que deve ser disponibilizado, como forma de reduzir as pendências.

“O que se diagnosticou é que não necessariamente a linguagem era a mais amigável e que a informação não estava disponível de forma mais simples. A gente vai adaptar os roteiros das perguntas para que se usem linguagem simples e vai procurar deixar mastigado como elas podem obter informações. Isso vai aparecendo a medida que a pessoa vai prestando as informações, para que o pedido venha mais bem instruído”, disse Adriana.

O projeto foi desenvolvido a partir de uma chamada da Enap para soluções voltadas a responder a demandas postas pela pandemia. O número de solicitações de pensão por morte com pendências saiu de 450 mil por mês antes da pandemia para 800 mil em setembro de 2020, por exemplo.

Ainda não há previsão de quando o sistema estará disponível, mas a expectativa dos responsáveis pelo projeto é que ele esteja finalizado ainda neste ano.

Edição: Fábio Massali – Agência Brasil

Caixa enviará informações para beneficiários do auxílio emergencial via Whatsapp

Em uma parceria inédita no país, a CAIXA passará a enviar informações para os beneficiários do Auxílio Emergencial por meio de uma conta oficial e verificada no WhatsApp. Desenvolvido gratuitamente para a CAIXA, o canal será utilizado para informar os beneficiários sobre a disponibilidade da assistência e liberação para saque em dinheiro, entre outros. As mensagens enviadas terão caráter informativo e impessoal, contendo, por exemplo, a data dos calendários de crédito e saque do benefício.

As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número 0800 726 0207, o CAIXA Cidadão. Apenas os beneficiários com o celular cadastrado no CAIXA Tem receberão as mensagens. O envio será feito de maneira escalonada e somente após a aceitação dos beneficiários para receber as informações por meio deste canal. O conteúdo será enviado regularmente aos que aceitarem o serviço.

O presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, destaca a importância da parceria e como ela favorece a política de crédito do banco para pessoas que, hoje, não têm acesso a uma taxa de juros justa no mercado bancário. “A parceria com o Whatsapp vai melhorar o fluxo de informação para os beneficiários do Auxílio Emergencial e demais programas sociais do governo federal. Este novo serviço também vai ser muito importante para a estratégia da CAIXA de oferecer microcrédito para os clientes das contas Poupança Digital, que terão condições de obter recursos com uma taxa de juros reduzida, que será a menor do Brasil em microcrédito”, diz.

“O WhatsApp tem muito orgulho de participar de uma iniciativa pioneira e de impacto social tão significativo como essa, contribuindo ativamente para uma comunicação simples, segura e acessível com os beneficiários do Auxílio Emergencial. Em um momento tão delicado como este, é muito importante que os beneficiários evitem aglomerações e tenham informações confiáveis de forma fácil, na palma da mão”, afirma Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil.

A CAIXA ressalta que nenhum dado pessoal ou senha será solicitado por meio deste canal e que mantém uma página exclusiva www.caixa.gov.br/seguranca com informações sobre os principais tipos de golpes e fraudes referentes ao sistema financeiro, além de orientações sobre como os beneficiários devem proceder caso, eventualmente, sejam vítimas de um deles.

O banco também reforça que é importante que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, como usuário de login e senha.

Abaixo, seguem algumas dicas de cuidados que devem ser tomados:

  • Verifique o selo de autenticidade do canal da CAIXA no WhatsApp;
  • Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pela CAIXA;
  • Certifique-se que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da CAIXA;
  • Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;
  • A CAIXA não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente;
  • Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
  • Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber;
  • Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
  • Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados;
  • A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página;
  • Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica;
  • A CAIXA não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
  • A CAIXA não envia empregado ou motoboy para recolher cartões;
  • Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela CAIXA, sempre verifique se o perfil é oficial.

A parceria inédita entre CAIXA e WhatsApp prevê o envio de 500 milhões de mensagens e não haverá qualquer custo para o beneficiário. O anúncio pode ser conferido no link.