Caixa Econômica começa a pagar nesta quarta-feira Bolsa Família de setembro

A parcela de setembro do Bolsa Família para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1 começa a ser creditada nesta quarta-feira (17) pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, cerca de 19,2 milhões de famílias recebem o benefício.Beneficiários de todo o estado do Rio Grande do Sul e de alguns municípios do Piauí, Paraná e de Sergipe recebem o pagamento hoje independentemente do NIS, em razão de situação de emergência ou de calamidade pública nessas regiões.

O valor mínimo corresponde a R$ 600. Há ainda três adicionais – o Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até 6 meses; um acréscimo de R$ 50 a gestantes; e um acréscimo de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e de R$ 150 a cada criança de até 6 anos.

Como utilizar

Os beneficiários podem movimentar os valores preferencialmente pelo App Caixa Tem, não sendo necessário ir até uma agência para saque do benefício.

Segundo a Caixa, também é possível utilizar o cartão para realizar compras em estabelecimentos comerciais por meio da função de débito, bem como realizar saques em unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.

Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão, com identificação biométrica cadastrada previamente.

Confira Calendário Bolsa Família:

SCJ-PE dá suporte aos municípios interessados no programa de implementação das Casas da Juventude 

Buscando dar celeridade à universalização das Casas da Juventude em Pernambuco, a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) reforça com as prefeituras a importância da manifestação de interesse pelos espaços junto à pasta. As esquipes da SCJ-PE estão à disposição dos gestores para ajudar na organização dos requisitos necessários para a implementação dos espaços. Na licitação lançada pela governadora Raquel Lyra neste mês, constam para anuência do convênio entre o Governo do Estado e as Prefeituras as seguintes condições: Comprovação do Conselho da Juventude ativo, indicação de um gestor da juventude que deverá ser responsável pela unidade e a apresentação de um espaço físico para receber o kit de equipagem da Casa.

As Casas da Juventude de Pernambuco são importantes instrumentos descentralizados de prevenção social da violência, transformando a energia e a criatividade da juventude em força de mudança positiva para os territórios. Os espaços atuam de forma estratégica na promoção da cidadania, oferecendo atividades formativas, culturais, esportivas e de convivência que fortalecem o protagonismo juvenil, estimulando a participação social, a construção de projetos de vida e o desenvolvimento de habilidades pessoais e coletivas.

Os investimentos de quase R$ 6 milhões serão executados pela SCJ-PE e prevê o fornecimento aos municípios de kits com itens de informática, mobiliário, além de equipamentos de TV e som, que deverão ser entregues após a formalização dos convênios firmados entre o Governo do Estado e as Prefeituras. “Seguimos analisando as manifestações, recebendo os prefeitos, secretários e gestores de juventude dos municípios para dialogar e ajudar na condução do levantamento dos requisitos necessários para a formação desses espaços tão importantes no impulsionamento do protagonismo da nossa juventude. As Casas oferecem, além de ambientes de diálogo e acolhimento, oportunidade de preparação social e profissional”, frisa a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.

Pernambuco tem atualmente 28 municípios com Casas da Juventude em atividade. A expansão da licitação para a cobertura de 100% dos municípios supera a meta prioritária inicial da governadora, que previa 150 Casas. “O compromisso da governadora Raquel Lyra com a juventude pernambucana está muito evidente, a partir da sua sensibilidade em ampliar essa oportunidade sem deixar nenhum município de fora do programa”, acrescenta a secretária. Microcomputadores, mesas de escritório, cadeiras giratórias, impressora, mesa de reunião, armário, TVs, caixas de som, microfones, pedestais e cadeiras de auditório são os equipamentos previstos no kit.

Fotos: Surama Negromonte/SCJ-PE

ANDIFES EMITE NOTA DE REPÚDIO AOS RECENTES ATAQUES ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) repudia veementemente os recentes episódios de agressões, hostilidade e ataques verbais direcionados às universidades federais, seus estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos.

Tais práticas atentam contra a autonomia universitária, a liberdade acadêmica e o papel histórico dessas instituições na vida democrática do país.

Nesses últimos dias, registraram-se situações graves envolvendo a UFPR, a UNIFESSPA, a UFMT, a UFRGS e a UNIFESP com relatos de agressões físicas e verbais, interrupção de eventos acadêmicos, ameaças a estudantes e declarações públicas desrespeitosas. Esses episódios ferem diretamente os princípios constitucionais que asseguram às universidades federais a liberdade de ensinar, pesquisar e difundir o conhecimento.

Reafirmamos que as universidades federais são espaços de pluralidade de ideias, de convivência democrática e de promoção do conhecimento, essenciais para o desenvolvimento científico, social e econômico do Brasil. A Andifes permanecerá firme na defesa dessas instituições, de sua autonomia e da integridade de toda a comunidade universitária.

Operação Carro-Pipa do Exército em Petrolina: Hoje último dia para recadastramento

Chega ao fim, nesta segunda-feira (15), o prazo para o recadastramento da Operação Carro-Pipa do Exército. A atualização cadastral é destinada aos apontadores, que são responsáveis por receber os pipeiros nas localidades beneficiadas. A ação é coordenada pela Prefeitura de Petrolina, através Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu).

Nos últimos dois meses, aproximadamente 400 apontadores regularizaram sua situação cadastral, o que corresponde a 85% do número total previsto. Segundo levantamento no banco de dados, cerca de 70 pessoas não atualizaram até o momento. O recadastramento é obrigatório e, caso não seja realizado, o abastecimento poderá ser suspenso pelo Exército.

Atualmente, cerca de 500 localidades são atendidas pela Operação Carro-Pipa em Petrolina, beneficiando aproximadamente 16.200 pessoas. Segundo o último cadastro, 512 apontadores constavam no banco de dado. Desses, somente 436 regularizaram a situação cadastral.

Inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida seguem abertas em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, informa que seguem abertas as inscrições no Casdastro Municipal de Habitação de Interesse Social. Até o momento, já foram realizados mais de 60 mil pré-cadastros. Desse total, cerca de 31 mil e-mails de confirmação foram enviados e aguardam validação pelos candidatos, cerca de 24 mil pessoas já concluíram o processo de inscrição.

Os interessados em participar da seleção para o Residencial Dom Avelar I devem acessar o sistema ‘Novo Lar’ até o dia 26 de setembro, por meio do link: https://www.acessoseg.com.br:8081/NovoLar. A plataforma digital foi desenvolvida para facilitar o processo de cadastro e garantir mais transparência a seleção. O procedimento é totalmente online e gratuito, podendo ser feito por celular ou computador.

A Secretaria reforça que ao receber o e-mail de confirmação, o candidato deve apenas clicar no botão de validação para confirmar a inscrição. Não é necessário responder ao email. Após a confirmação, é preciso finalizar corretamente o preenchimento dos dados até que seja gerado o número de protocolo, documento que comprova a conclusão do cadastro. Todas as informações devem ser cuidadosamente preenchidas.

A seleção seguirá os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como: estar inscrito no Cadastro Municipal de Habitação de Interesse Social; possuir cadastro ativo e atualizado no CadÚnico até o término do prazo das inscrições; residir em Petrolina há, no mínimo, dois anos; ter no mínimo 18 anos ou ser emancipado; possuir renda bruta familiar mensal de até R$ 2.850,00 e ser, obrigatoriamente, o responsável pela unidade familiar, conforme o CadÚnico.

Para outras informações e esclarecimento de dúvidas, a Secretaria de Habitação disponibiliza atendimento exclusivo pelo WhatsApp (87) 3983 6577.

Travessia Urbana: DNIT inicia testes de intervenção na banca e Prefeitura de Juazeiro reforça orientações aos motoristas

A Prefeitura de Juazeiro acompanha de perto o início da fase de testes da interdição da banca da BR-407, realizada nesta segunda-feira (15), como parte das obras do Complexo Viário (Travessia Urbana), executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/DNIT.

Com a interdição, o tráfego de veículos foi direcionado para as vias marginais: Avenida Raul Alves, para quem desce da ponte sentido Petrolina–Juazeiro, e Avenida Santos Dumont, para quem segue de Juazeiro para Petrolina. Esta etapa tem como objetivo analisar o comportamento do fluxo viário antes da demolição da estrutura, prevista para o dia 22 de setembro. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local orientando os motoristas.
O coordenador do Gabinete de Crise, Paulo Lima, reforçou o pedido de colaboração dos condutores “Pedimos atenção redobrada dos motoristas. Sabemos que a obra pode gerar transtornos temporários, mas é uma ação fundamental para garantir desenvolvimento e uma mobilidade urbana mais moderna”, destacou.
“Apesar dos transtornos momentâneos no trânsito, as obras vão garantir mais mobilidade e contribuir para o crescimento e o desenvolvimento de Juazeiro”, complementou Paulo Lima.
Restrições no trânsito
•Veículos leves, ônibus e caminhões de 2 e 3 eixos até 26 toneladas – liberados em qualquer horário pelas marginais.
•Caminhões de 4 eixos, não articulados, com até 36 toneladas – permitidos apenas das 21h às 6h pelas vias laterais.
•Caminhões articulados ou acima de 4 eixos, com peso superior a 36 toneladas – proibidos de trafegar pelas marginais, devendo utilizar rotas alternativas, como a BR-407/BA.

Texto: Ascom PMJ

DNIT adia interdição parcial na Avenida Honorato Viana em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) adiou a interdição parcial da Avenida Honorato Viana, que estava prevista para começar na próxima segunda-feira (15). Assim que a nova data for definida, os condutores serão comunicados.
A interdição será necessária para o avanço das obras de duplicação da BR-407 no perímetro urbano de Petrolina, no trecho entre o semáforo da Havan e o Posto Santa Clara, no sentido Petrolina–Juazeiro.

Com chegada do novo transporte coletivo, Prefeitura de Juazeiro orienta sobre suspensão da venda de passagens

A Prefeitura de Juazeiro informa que, a partir desta quinta-feira (11), estará suspensa a venda de passagens do sistema municipal de transporte coletivo. A medida faz parte do processo de transição entre empresas, garantindo que a chegada da nova operadora aconteça de forma organizada e transparente.

Essa mudança marca um passo histórico na mobilidade urbana do município. Pela primeira vez em décadas, Juazeiro contará com um serviço de transporte coletivo estruturado dentro de um modelo de concessão pública, que trará mais qualidade, acessibilidade e segurança para os usuários. A medida atende a uma antiga demanda da população e vai transformar a experiência de quem depende do transporte público no dia a dia.

A nova empresa, que começa a operar já na próxima segunda-feira (15), chega para oferecer um serviço moderno, regular e eficiente, alinhado às necessidades da cidade em crescimento. Além disso, o novo modelo vai garantir maior controle do poder público sobre a operação, o que significa mais transparência e responsabilidade na gestão.

A secretária de Administração, Ana Angélica, destacou a importância desse momento.“Com essa iniciativa, a Prefeitura de Juazeiro mostra que está priorizando a mobilidade urbana e assegurando que os cidadãos tenham acesso a um transporte coletivo digno e de qualidade. A suspensão temporária da venda de bilhetes é apenas um passo necessário para que a população possa usufruir, em breve, de um sistema totalmente renovado e pensado para o bem-estar de todos”, ressaltou.
____
Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ

AMMPLA anuncia interdições no trânsito para a Serenata da Nossa Petrolina neste sábado

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que haverá interdições em vias centrais da cidade neste sábado (13), a partir das 18h, para a realização da Serenata da Nossa Petrolina, evento que integra as comemorações dos 130 anos do município.
O cortejo terá início em frente à Catedral e seguirá pela Rua Pacífico da Luz até a Igreja Matriz. Em seguida, o trajeto continua pela Orla, passando pela rotatória do “Eu Amo Petrolina”, pelo Posto Orla e subindo até a Praça 07 de Setembro, conhecida como Praça da 21, onde a festa seguirá com programação musical.
Durante a passagem dos seresteiros, as vias do percurso estarão interditadas. Assim que o cortejo avançar, as ruas serão gradualmente liberadas para o tráfego. A única exceção será a Rua Joaquim Nabuco, que permanecerá interditada durante toda a noite em razão dos shows na Praça da 21.
Além da parte cultural, a Serenata vai homenagear 11 personalidades de Petrolina. O cantor Geraldo Azevedo será reverenciado com um pot-pourri instrumental dos Seresteiros do Vale, além de apresentações especiais de Nilton Freitas, Elisson Castro e Murilo Camargo, também homenageados na noite. O evento contará ainda com o cantor Fernando Júnior e a tradicional Banda Labaredas.

Cadastro Único em Petrolina passará por paralisação temporária

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, informa a população que o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) passará por uma pausa temporária entre esta sexta-feira (12) e domingo (14), devido a um processo técnico de atualização e manutenção realizado em todo o país. A ação é de responsabilidade do Governo Federal e visa garantir o bom funcionamento do sistema nacional.

Durante esse período, não será possível realizar novas inscrições, atualizações cadastrais ou consultas digitais. O restabelecimento do sistema está previsto para a segunda-feira (15), quando os serviços voltarão ao funcionamento normal. Mesmo com a suspensão temporária do sistema, os agendamentos por telefone e as visitas domiciliares realizadas pelas equipes do Cadastro Único ocorrerão normalmente nesta sexta-feira (12). Essa medida reforça o compromisso da gestão municipal com a continuidade do atendimento humanizado às famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome ressalta que o acolhimento às famílias segue sendo prioridade mesmo diante de ajustes técnicos pontuais. A população que tiver dúvidas pode buscar atendimento no CRAS mais próximo ou entrar em contato pelos telefones (87) 3983-6416, (87) 3983-6418 ou (87) 3983-6464. A Prefeitura de Petrolina reforça que a pausa no sistema é uma ação de caráter nacional e temporário, necessária para garantir a melhoria contínua dos serviços voltados às famílias que dependem de políticas públicas sociais.

Texto: Elaine Barbosa