Park Mundo da Lua ingressa com demanda judicial contra órgão público da cidade de Petrolina e Blogs

Após sofrer calúnias em redes sociais o Park Mundo da Lua, localizado na Avenida da Integração, Petrolina/PE, pleiteia judicialmente as acusações obtidas em rede sociais.

Com mais de 10 anos de História no Vale do São Francisco, o Park vivenciou situações constrangedoras e comentários deturpadores.

No intuito de manter preservada sua imagem construída por década, bem como prosseguir com sua reputação e fidelidade do seu trabalho prestado na Cidade e região, o Park busca seu direito de resposta junto aos blogs e as devidas indenizações judiciais”.

Ministros do STF aprovam reajuste para seus salários, que podem chegar a R$ 46 mil em 2023

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Por unanimidade, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram favoravelmente, nesta quarta-feira (10), à aprovação da proposta de orçamento da Corte para 2023 que prevê aumento dos salários dos magistrados de R$ 39,2 mil para R$ 46 mil.  O aumento de 18% sobre os provimentos será parcelado entre 2023 e 2024.

A sessão administrativa ocorreu de forma online e não teve transmissão pela internet. A partir de agora, a proposta será encaminhada para o Congresso — que deve votar o texto, tendo a palavra final sobre o orçamento do Judiciário.

Como a remuneração dos ministros do Supremo serve como teto para os salários de todo o funcionalismo público, o reajuste tem potencial de gerar efeito cascata, com impacto também no orçamento do Executivo e do Legislativo.

O último aumento de salário dos ministros do STF ocorreu em 2018, com percentual de reajuste de 16,38%. Na época, estudos da Câmara e do Senado projetaram que somente a correção automática nos vencimentos de todos os juízes teria impacto de R$ 4 bilhões.

Conforme a lei do teto de gastos, o orçamento do Judiciário para o ano que vem pode chegar aos R$ 850 milhões, 10,9% maior que os R$ 767 milhões previstos no orçamento deste ano. O percentual é o mesmo da inflação oficial registrada em 2021. A previsão é que os reajustes sejam absorvidos por esse espaço maior.

Defesa Civil de Petrolina garante que não há risco de rompimento na Barragem de Sobradinho

Circulando em alguns Blogs onde o apóstolo Jonatas Scoralick, morador do Rio de Janeiro, diz ter recebido uma revelação trágica sobre o rompimento da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia. “O desastre será entre Sobradinho e Petrolina se preparem”.

 A DEFESA CIVIL DE PETROLINA SE PRONUNCIA SOBRE O ASSUNTO

Periodicamente, a equipe da Defesa Civil de Petrolina se reúne para discutir a atualização do Plano de Contingência (PLANCON), como também as ações de risco referente à Barragem de Sobradinho, além de realizar visitas técnicas para detectar alguma irregularidade no local. Durante essas atividades, nunca foi identificado qualquer risco de rompimento.

O PLANCON é um documento em que estão definidas as responsabilidades estabelecidas para atender a uma emergência, contendo também as informações detalhadas sobre as características da área, definição de um sistema de alarme e estabelecimentos de rotas de fuga. O plano tem como objetivo minimizar os efeitos em uma situação de emergência na Barragem de Sobradinho, caso isso venha acontecer.

“Petrolina é uma das poucas cidades de Pernambuco que possui um plano de contingência. Isso demonstra que a equipe da Defesa Civil está realizando um trabalho sério e muito bom de estruturação dos mecanismos municipais de proteção à vida de todos. Tranquilizamos a população da região, a Barragem não oferece risco algum”, informou o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton Aquino.

A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 153 ou pela Ouvidoria Municipal pelos números 156 ou (87) 988442540. O contato pelo número de celular disponibilizado deve ser feito por WhatsApp.

Sindsemp e GASP conquistam auxílio fardamento para Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina

Depois da luta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp em parceria com a Associação dos Agentes de Segurança Patrimonial(GASP), chegou a conquista: o auxílio fardamento para a categoria. Há dez anos o grupamento não recebia uniformes novos. Depois de várias rodadas de negociações do sindicato e GASP, nesta segunda-feira (8), o presidente da associação, Milton Amorim, participou de reunião com o prefeito Simão Durando que assinou um decreto regulamentando o auxílio fardamento. Com a autorização, será incluido no pagamento dos servidores o valor de R$ 1.518,29.

“Foi um avanço importante para a categoria. Nossa luta é pela conquista de direitos e pela visibilidade da nossa categoria. Com certeza o fardamento dará essa visibilidade maior dos nossos colegas nos postos de trabalho. Isso traz entusiasmo para a categoria, porque vamos nos sentir mais confortáveis e a população também terá essa visão,” ressaltou Milton.

– Maria Lima – Assessora de Comunicação do Sindsemp

Restaurante Popular de Petrolina retornou atendimento presencial nesta segunda-feira

O Restaurante Popular de Petrolina retornou os atendimentos presenciais no estabelecimento nesta segunda-feira (08). Devido à pandemia da Covid-19, o serviço estava funcionando somente com a entrega das refeições no sistema de marmitex.

Elisângela Alves de Andrade, frequentadora do Restaurante Popular há cinco anos, estava ansiosa para o retorno das refeições dentro do local. “A qualidade da comida aqui é maravilhosa, assim como o atendimento, todos muito atenciosos. Só tenho a agradecer a Deus por este equipamento”, disse.

De acordo com a secretária executiva de Administração, Finanças e Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), Rubia Medeiros, o retorno foi bastante tranquilo. “Na entrada, estamos realizando o controle da fila, para não haver aglomeração dentro do estabelecimento. Também estamos disponibilizando álcool em todas as mesas. O primeiro dia transcorreu com tranquilidade e elogios dos usuários”, destacou.

O atendimento do Restaurante Popular continuará sendo de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30 para o almoço, e das 16h às 17h30 para o jantar. As refeições permanecem com o mesmo valor: R$ 1,50 (almoço) e R$ 0,50 (jantar).

Fotos: Prefeitura de Petrolina

Anvisa proíbe uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (8) por unanimidade a proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que proíbe, em todo o país, o uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos.

A deliberação de hoje, ou seja, a conclusão da reavaliação toxicológica do carbendazim, cumpre determinação judicial que deu o prazo de 60 dias – a partir do dia 10/6/2022 – para que Anvisa concluísse o procedimento. A eliminação do produto, no entanto, será gradual, uma vez que ele é largamente utilizado por agricultores brasileiros nas plantações de feijão, arroz, soja e de outros importantes produtos agrícolas.

Tendo por base o sistema Agrofit do Ministério da Agricultura, a Anvisa informou que o carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais utilizados no Brasil. “Atualmente existem 41 produtos formulados e 33 produtos técnicos a base da substância com registro ativo no Brasil, divididos entre um total de 24 empresas”, detalhou a agência.

Conclusões

O voto do relator – o diretor Alex Machado Campos – teve por base as conclusões de um levantamento feito pela área técnica da Anvisa, apresentadas pelo especialista em regulação e vigilância sanitária Daniel Coradi.

Entre as conclusões apresentadas no relatório, está a de haver “evidências de carcinogenicidade, mutagenicidade e toxidade reprodutiva” para o carbendazim, e que “não foi possível encontrar um limiar de dose seguro para a população, no que se refere a mutagenicidade e à toxicidade reprodutiva” deste produto.

Portanto, acrescentou o especialista, como a exposição da população à carbendazim é “relevante, dietética e ocupacional”, será proibido seu uso “como ingrediente agrotóxico no Brasil”, concluiu.

Eliminação gradual

A fim de evitar que a imediata proibição acabe resultando em danos ao meio ambiente, devido à queima ou ao descarte inadequado dos produtos já adquiridos pelos produtores, a Anvisa optou por implementar uma eliminação gradual de agrotóxicos contendo carbendazim.

A importação, tanto do produto técnico como do formulado, será proibida de imediato, a partir da publicação da RDC. A proibição sobre a produção (na versão formulada) começará a valer no prazo de três meses. Já proibição da comercialização terá início no prazo de seis meses, contados a partir da publicação, que deve ocorrer nos próximos dias.

A Anvisa dará prazo de 12 meses para o início da proibição da exportação desses produtos. “Lembrando que a validade do carbendazim é de dois anos, o descarte adequado deverá ser implementado no prazo de 14 meses”, detalhou Coradi.

Além de aprovar na íntegra o voto do relator [pelo banimento, pelo esgotamento dos estoques e pelos encaminhamentos de ofício aos órgãos competentes], a diretora Meiruze Sousa Freitas sugeriu o envio, ao Ministério da Saúde, de ofício sugerindo a reavaliação das condições para trabalhadores que manuseiam o carbendazim para fins não-agrícolas, como é o caso de seu uso visando a conservação de madeira e de tintas.

Segundo ela, essa medida levaria evitaria “riscos a trabalhadores e ao sistema de saúde”. A sugestão foi acatada por toda a diretoria.

Argumentações

Além de detalhar a composição e o modo de ação da carbendazim no combate a fungos, o especialista Daniel Coradi disse que diversos países – entre eles, os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e a comunidade europeia – não autorizam o uso do produto em culturas alimentares.

A Anvisa contabilizou 72 notificações de exposições ao produto entre 2008 e 2018 e apresentou avaliações feitas por meio do sistema de monitoramento da qualidade da água, o Sisagua do Ministério da Saúde.

“Entre 2014 e 2019, em 63.317 amostras do Sisagua, 15,45% (9.784) tiveram como resultado a detecção de carbendazim em várias concentrações. Algumas delas, acima dos limites de detecção considerado adequado para a normativa do Ministério da Saúde”, disse.

“A Anvisa avaliou, entre 2013 e 2015, 25 culturas [agrícolas]. Resíduos de carbendazim foram encontrados em 24% das amostras; sendo 3,6% consideradas insatisfatórias. Ou seja, estava presente acima do limite máximo permitido ou estavam em cultura não autorizadas”, acrescentou Coradi. Em outra avaliação – de 14 culturas, feita entre 2017 e 2018 –, os resultados foram 11% e 1,34% respectivamente.

Cancerígena

A determinação de suspensão do carbendazim já havia sido feita de forma cautelar no dia 21 de junho, durante reunião extraordinária da diretoria colegiada da Anvisa. Entre os argumentos apresentados na oportunidade estava o de que o carbendazim “possui aspectos toxicológicos proibitivos de registro, não sendo possível estabelecer um limiar de dose segura para a exposição” humana.

O documento então divulgado pela agência citou o potencial do agrotóxico para provocar câncer, prejudicar a capacidade reprodutiva humana e afetar o desenvolvimento. “Os aspectos toxicológicos que motivaram a reavaliação do carbendazim são as suspeitas de mutagenicidade, carcinogenicidade, toxicidade para o desenvolvimento e toxicidade reprodutiva”, detalhou a Anvisa.

Foi em 2019 que a Anvisa deu início à reavaliação do carbendazim, em razão dessas suspeitas. Como não há, no Brasil, prazo de validade para o registro de agrotóxicos, o produto pôde então entrar no mercado e ser comercializado de forma indefinida. “Por isso, a reavaliação é o instrumento técnico e legal para a revisão do perfil de segurança de produtos, a partir de novas informações produzidas pelos sistemas de monitoramento ou pesquisas científicas”, justificou, em nota, a Anvisa.

Edição: Lílian Beraldo – Agência Brasil

Preocupada com a arborização da cidade AMMA intervém em retirada de tamareiras

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), tem intensificado o processo de arborização em Petrolina e com isso, vem esclarecer a retirada das Tamareiras na entrada da cidade na BR- 428.

A empresa que está executando a duplicação do local tinha autorização do IBAMA para retirar as árvores, porém, era necessário que já houvesse um novo local para plantio. Como a AMMA não foi informada sobre o local que receberia as árvores, a Patrulha Ambiental se dirigiu até a BR onde tinha ocorrido a erradicação das Tamareiras e, juntamente com a empresa, ficou acordado que elas serão plantadas no início da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio.

A AMMA lembra que a população tem que ficar atenta quanto a eliminação de árvores no município, isso só pode ser executado com a autorização dos órgãos públicos do meio ambiente. A Agência Municipal de Meio Ambiente reforça que, desde 2017, a gestão tem feito uma força-tarefa para avançar com o plantio de árvores e preservação das que existem. Já foram plantadas mais de 15 mil árvores nativas da caatinga.

Comunidade do Residencial São Francisco elogia atendimento do projeto ‘Itinerante da Educação para o Trânsito’ da Prefeitura de Juazeiro

O Residencial São Francisco recebeu, nesta sexta-feira (5), o ‘Itinerante da Educação para o Trânsito’, projeto da Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). Diversos serviços da companhia, junto com a Junta Militar, foram levados para a comunidade, com dezenas de atendimentos realizados e moradores satisfeitos. A ação aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Vanda Guerra.

Felipe Benevides, de 23 anos, foi atendido pela equipe da Junta Militar para requerer o certificado de dispensa. “Eu moro aqui no residencial e aproveitei essa oportunidade. Devido ao trabalho e a correria do dia a dia, receber esse atendimento aqui é muito bom. Fui o primeiro a ser atendido e já estou saindo com esse documento”, elogiou.

Seu Severino José de Amarante, de 68 anos, foi atendido logo cedo e fez o Cartão do Idoso, exclusivo para o uso da Zona Azul. Ele elogiou o atendimento. “O atendimento foi ótimo, rápido e eles ainda me deram dicas para a renovação da minha CNH. Saio daqui muito satisfeito”, disse o idoso.

Para o presidente da Associação de Moradores do Residencial São Francisco, Aloisio Silva Cardoso, a ação foi um sucesso. “A CSTT está de parabéns, através da prefeita Suzana Ramos e do secretário Tenório Filho, por esse trabalho bem feito. Temos vários idosos e deficientes tirando sua carteirinha da zona azul. Esse projeto tem que continuar, pois abrange a comunidade”, falou a liderança.

Mais perto das pessoas

O gestor da CSTT, Tenório Filho disse que o projeto reforça o papel da atual gestão, de levar os serviços mais próximos da população, garantindo comodidade a quem mora mais distante do centro da cidade. “Esse é um projeto que está crescendo e chegando mais longe, pois muitas pessoas não têm disponibilidade de ir à nossa sede para realizar esses serviços. Vamos continuar levando o projeto para mais perto das pessoas”, declarou.

A ação desta sexta-feira contou ainda com ações educativas de trânsito, com a participação do Palhaço Pouquinho, que animou a criançada realizando atividades lúdicas. João Carlos de Sousa, coordenador de Educação para o Trânsito da CSTT, evidenciou a importância do projeto. “Esse projeto cresceu e tem chegado mais perto das comunidades. Seguimos enaltecendo as ações da CSTT e a equipe de Educação para o Trânsito continua conscientizando os pequenos, que serão futuros adultos conscientes”, finalizou.

Petrolina deverá incluir em seu calendário Dia Municipal da Policial Militar

Vereadora Maria Elena

Petrolina, no Sertão do São Francisco, passará a contar em seu calendário oficial de festas e eventos com o Dia Municipal da Policial Militar. O Projeto de Lei nº 054/2022, que tem como uma das autoras a vereadora Maria Elena, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (4) por 18 votos a zero.

Para Maria Elena, a presença das mulheres nos quadros da PM vem se tornando fundamental. “Elas fortaleceram a instituição, caracterizada até então apenas pela força física dos homens. Além disso, humanizaram a atividade policial e, ao longo dos anos, as policiais militares femininas se superam na busca de seu espaço. Mesmo atuando em um universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais”, afirmou.

O primeiro Estado brasileiro a incluir mulheres na PM foi São Paulo (em 1955). Pernambuco foi o sétimo. Em 26 de janeiro de 1983, três oficiais do sexo feminino marcaram uma nova época na segurança pública pernambucana: as Tenentes Fátima, Eunice e Eleonora foram incorporadas aos quadros da instituição. Desde então, a presença das mulheres na carreira militar só vem aumentando – e Petrolina é um exemplo.

“Muitas expõem suas vidas aos riscos que a profissão exige, mas se dizem felizes com o caminho que decidiram seguir, determinadas para mostrar que também são capazes de proteger a sociedade petrolinense”, argumenta Elena, quem tem como uma de suas bandeiras de luta o protagonismo das mulheres na sociedade. O projeto aprovado tem também a coautoria do Pastor Alex de Jesus.

Ascom/Vereadora Maria Elena

Morre em hospital de São Paulo aos 84 anos o humorista Jô Soares

O humorista Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5/08) aos 84 anos de idade. A informação foi confirmada por sua ex-mulher Flavia Pedras nas redes sociais. Em nota, o hospital informou que ele estava internado desde o dia 28 de julho e morreu às 2h20 de madrugada.

“Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos”, ela escreveu ao postar uma foto de Jô em seu perfil.