Cronograma de coleta de lixo em sete bairros de Petrolina sofre mudança 

A Prefeitura de Petrolina não para de investir no fortalecimento dos serviços prestados à população. Dessa vez, as melhorias são na área da coleta de lixo urbana. Neste semestre, a gestão municipal aumentou o número de caminhões, de equipes e, consequentemente, está ampliando as rotas nas comunidades. Com isso, alguns bairros estão passando por mudanças nos turnos da coleta. Ao todo, até o momento, sete comunidades foram afetadas, mas esse número pode ser ampliado de acordo com a necessidade da administração pública.  

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) informa que, a partir de agora, estão sendo atendidos no 2º turno (tarde/ noite) os bairros: Loteamento Recife, Vila Rotary, Tereza Cristina, Santa Luzia, São Jorge, Santa Bárbara e São Joaquim. A mudança não afetou a ordem dos dias de passagem do caminhão de lixo, no entanto, os moradores precisam ficar atentos para os novos horários da coleta. 

Após os ajustes no cronograma do serviço municipal, a programação ficou da seguinte forma:

 Terças, quintas e sábado (a partir das 15h): 

 Loteamento Recife, Vila Rotary, Tereza Cristina e São Joaquim 

 – Segundas, quartas e sextas (a partir das 15h): 

Santa Luzia, São Jorge e Santa Bárbara 

A Seinfra orienta aos moradores que acondicionem de forma correta o material, evitando que animais rasguem as sacolas ou que os trabalhadores sofram pequenos acidentes. É recomendável não deixar soltos objetos pontiagudos e cortantes a fim de evitarmos acidentes com os colaboradores que fazem a coleta. 

IPTU 2023: Prefeitura de Juazeiro alerta para o prazo de vencimento da segunda parcela do imposto

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), alerta a população sobre o vencimento da segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2023. Os cidadãos têm até 14/08 para efetuarem o pagamento da segunda parcela do imposto.“Reforçamos a importância de estar em dia com o pagamento do IPTU, visto que os recursos arrecadados são fundamentais para a manutenção e melhoria dos serviços públicos oferecidos à população, como saúde, educação, infraestrutura e outras áreas essenciais”, disse Edson Jorge Pacheco, secretário da Sefaz.NovidadesUma das novidades implementadas pela gestão Suzana Ramos este ano é a opção de pagamento via PIX, uma forma prática e ágil de quitar o IPTU. Para realizar o pagamento via PIX, basta acessar o aplicativo ou plataforma de seu banco e selecionar a opção de pagamento através do PIX. Em seguida, insira a chave PIX disponibilizada pela Prefeitura para a quitação do IPTU. Certifique-se de inserir corretamente os dados para evitar qualquer contratempo no processo.Além do pagamento via PIX, os contribuintes que preferirem podem continuar utilizando os meios de pagamento tradicionais. É só baixar o Documento de Arrecadação Municipal pelo site da prefeitura (juazeiro.ba.gov.br), caso não tenha recebido o carnê, e efetuar o pagamento, ou pode ir diretamente ao Serviço de Atendimento Municipal (SAM), na Sefaz, que fica no prédio da Prefeitura de Juazeiro, localizado na Rua Dr. Pedro Borges Viana, 15, Centro.Calendário para Pagamento do IPTU 20231ª parcela ou cota única – 28 de julho de 20232ª parcela – 14 de agosto de 20233ª parcela – 12 de setembro de 20234ª parcela – 13 de outubro de 20235ª parcela – 13 de novembro de 20236ª parcela – 12 de dezembro de 2023Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ

Desenvolvimento econômico: com apoio da Prefeitura de Juazeiro comerciantes da Baixa do Sapateiro anunciam semana de liquidação

Os Lojistas da Baixa do Sapateiro, como é popularmente conhecida a Travessa Ribeiro, preparam para a próxima semana a segunda edição do Liquida. A ação, tem como objetivo dar visibilidade e movimentar o comércio na área e conta com a participação de 40 lojas dos segmentos de roupas masculinas, femininas, Infantis e Juvenis, artigos para bebê e enxoval, variedades, bolsas, calçados, eletroeletrônicos, acessórios para celular, artigos de decoração, cama, mesa e banho, esportivos e presentes.

A 2ª Liquida oferecerá descontos especiais de até 50% para atrair os clientes. A liquidação começa nesta segunda-feira (07) e vai até o sábado (12) e a expectativa é aumentar as vendas em 50%, segundo uma das organizadoras do evento, Vera Coelho. “O mês de agosto geralmente apresenta uma baixa nas vendas, e o Liquida vem justamente para motivar os consumidores com a oferta de artigos a preços mais acessíveis, isso deve garantir um aumento nas vendas. Outro objetivo da campanha é fazer com que a Baixa do Sapateiro, uma área comercial importante, fique mais conhecida pela população”, explicou a lojista.

O movimento tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). “Eu parabenizo os organizadores e participantes dessa liquidação. Toda e qualquer ação que objetive movimentar o comércio terá sempre o nosso apoio. A função da Adeap é promover, por todos os meios possíveis, o desenvolvimento econômico, se depender de nós, a 2ª Liquida será um sucesso de vendas’, declarou Carlos Neiva.

Texto e Fotos: Rinaldo Lima – Ascom Adeap/PMJ

Agosto Dourado: Prefeitura de Juazeiro conscientiza a população sobre importância da amamentação

Segundo dados do Ministério da Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida reduz em até 63% as internações hospitalares de crianças por doenças respiratórias. Ciente deste e de muitos outros benefícios à saúde dos bebês, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde, conscientiza as mamães sobre a importância do aleitamento materno.Através do leite materno, a mãe passa diversos anticorpos para o bebê que serão fundamentais para a sua saúde e desenvolvimento. “Alguns estudos, inclusive, apontam que os bebês amamentados apresentam maior escolaridade. Pesquisadores também defendem a manutenção do aleitamento materno, mesmo após a introdução de outros alimentos na dieta da criança”, comentou o enfermeiro da Sesau, Luan Borges.Ainda segundo o enfermeiro, o leite materno ainda reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos. “O aleitamento, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. A amamentação ainda fortalece os vínculos entre mães e filhos. É realmente um momento especial para ambos”, completou.Benefícios para as mãesA amamentação também traz benefícios à saúde das mães. A mulher que amamenta, até os seis meses, diminui o risco de câncer de mama.  Ela também ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.RecomendaçõesA Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses de idade. As crianças podem seguir sendo amamentadas, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, pelo menos até os dois anos de idade.

Secretaria de Administração realiza 3º Leilão de Bens Móveis de 2023

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), realizará no dia 10 de agosto, a partir das 09h30, o 3º Leilão de Bens Móveis deste ano. Estão disponíveis 54 lotes de mercadorias apreendidas pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz) para compra por pessoas físicas ou jurídicas, incluindo fogões, freezers e refrigeradores, bem como peças de roupa, climatizador de ar, entre outros tipos de produtos. A expectativa é arrecadar, no mínimo, R$ 83.680,00 mil.

O leilão acontecerá na modalidade online, por meio do site: www.lancecertoleiloes.com.br. Poderão participar e ofertar lances pessoas físicas acima de 18 anos, portando CPF e RG ou documentos que o substituam, e também pessoas jurídicas inscritas no CNPJ. Representantes deverão apresentar procuração e os documentos citados acima.

Os arrematantes deverão acessar o site e realizar o seu cadastro, no prazo de 72 horas antes da realização do leilão, clicando no banner demonstrativo da SAD, aceitando todas as regras contidas no Termo de Uso e Condições Gerais para Participação de Leilões Online.

No site da SAD (www.sad.pe.gov.br), assim como na página eletrônica do leiloeiro (www.lancecertoleiloes.com.br), é possível acessar o edital completo do leilão com todas as normas do processo. Para vistoriar os bens que compõem os lotes, os interessados poderão ir ao Depósito Central de Mercadorias Apreendidas da Sefaz, localizado na Rua da Fundição, nº 510, no bairro de Santo Amaro. O horário de visitação será das 09h às 12h e das 14h às 16h, nos dias oito e nove de agosto.

Para acessar o edital com todas as informações, CLIQUE AQUI

Estágio: segundo semestre traz oportunidades para quem quer entrar no mercado

Além de marcar o período de volta às aulas, agosto também é um mês importante para os estudantes que estão em busca de oportunidades de estágio. É que, segundo a gestora do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), Juliana Nogueira, muitas empresas intensificam suas buscas por novos talentos nessa época do ano, já que muitos contratos de estágio são encerrados ao fim do primeiro semestre. Somente no IEL-PE, há mais de 300 vagas disponíveis em todo o Estado, sendo 5 em Petrolina, com oportunidades para estudantes do nível médio, técnico e superior. Para concorrer a uma dessas vagas, o interessado deve realizar seu cadastro no site ielpe.org.br.

Juliana orienta os estudantes a aproveitarem os últimos dias de férias atualizando o currículo e buscando vagas alinhadas às suas habilidades e aos seus interesses profissionais. “As empresas podem estar à procura de novos estagiários para reforçar suas equipes, seja devido à necessidade de preencher os espaços que ficaram abertos com o término dos contratos anteriores, seja para atender demandas sazonais. Muitas organizações iniciam projetos ou aumentam suas operações no segundo semestre e, para isso, precisam de estudantes dedicados e cheios de novas ideias”, reforça.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) – que tem foco na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua escola de negócios – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o SENAI. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação.

CLAS Comunicação & Marketing

Travessia Urbana: BR-235 é parcialmente interditada e CSTT trabalha na orientação dos condutores

A BR-235 começou a receber nesta terça-feira (01), intervenções e foi parcialmente interditada, ficando, assim, seu acesso limitado a usuários locais que possuam comércio e residências. A intervenção faz parte da obra da Travessia Urbana e o tráfego de veículos foi direcionado para a BR-407. Nesta fase da obra, a BR-235 começa a ser alargada.A fiscalização do trânsito nas BRs é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas equipes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), estão atuando na orientação de condutores de veículos pesados para que não entrem nos bairros e danifiquem as fiações.“Estamos com equipes mobilizadas no bairro João XXIII, para evitar que condutores de caminhões sigam para a BR-407 por dentro do bairro. Mesmo sendo uma responsabilidade da PRF, a CSTT está orientando os motoristas para evitar transtornos no trânsito”, pontuou o diretor presidente da CSTT, Tenório Filho.  A obraAo assumir a prefeitura em janeiro de 2021, a prefeita Suzana Ramos foi a Brasília com o objetivo de destravar a importante obra que estava impedida de receber recursos públicos. Com o apoio do Deputado Federal Adolfo Viana, que colocou uma emenda de R$ 2 milhões, foi possível refazer o projeto, corrigindo as irregularidades, incluindo os cinco viadutos e deixando apto para ser pago com recursos federais. Suzana também pleiteou e articulou para que a licitação fosse realizada e conquistou R$ 53 milhões no orçamento deste ano para o início das obras, conquista que também contou com a participação do deputado estadual Jordávio Ramos.A obra possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias, começando com a construção de um viaduto na região da Lagoa de Calú.Texto: Lucas Lima – Ascom PMJFotos: Pedro Angelo – PMJ

“Ainda dá tempo”: Termina nesta segunda campanha de doação de roupas para recém-nascidos do Hospital Dom Malan

Termina nesta segunda-feira (31), a campanha de doação de roupas para enxoval dos recém-nascidos Hospital Dom Malan (HDM) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O movimento solidário começou no dia 19 de julho com os próprios funcionários do hospital, no dia da caridade.

Além dos funcionários e visitantes dos pacientes, a população também pode ajudar e deixar sua doação no próprio Hospital Dom Malan em quatro pontos diferentes: na entrada do ambulatório, entrada à administração, na emergência e na entrada dos funcionários da unidade.
“As doações podem ser de roupinhas novas ou usadas de qualquer peça que companha o enxoval do recém-nascido, como por exemplo, casaquinhos, mijões, camisetas, meias, luvas, etc. Muitas mães tiveram bebês que as roupinhas não servem mais e podem doar tudo o que estiver bom para uso. Nós aceitamos qualquer peça e nessa reta final nós esperamos a doação da população também, que é bem-vinda e importante para nós e para as mamães e os bebezinhos. Quem não fez sua doação, ainda dá tempo, ” explicou a coordenadora da campanha do HDM/ISMEP, Ingride Lima.

Público da campanha

Os recém-nascidos são o público alvo dessa campanha. O HDM, que é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – ISMEP, atende pacientes de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia). São mulheres em gravidez de alto risco que recorrem à maternidade do Dom Malan por ser a única em toda a região com leitos de UTI neonatal.

.

Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP

BR-235 será parcialmente interditada para as obras da Travessia Urbana a partir desta terça-feira

A Prefeitura de Juazeiro comunica que a BR-235 passará por intervenções de restauração e será parcialmente interditada, ficando, assim, seu acesso limitado apenas a usuários locais que possuam comércio e residências. O tráfego pesado e de transeuntes será direcionado para a BR-407. A intervenção faz parte da obra da Travessia Urbana. A mudança no trânsito começa a valer a partir desta terça-feira (01).

As obras estão avançando a passos largos e a gestão municipal pede a compreensão e atenção dos condutores de veículos neste período de obras, isso porque os postes de energia serão retirados da BR.

A obra

Ao assumir a prefeitura em janeiro de 2021, a prefeita Suzana Ramos foi a Brasília com o objetivo de destravar a importante obra que estava impedida de receber recursos públicos. Com o apoio do Deputado Federal Adolfo Viana, que colocou uma emenda de R$ 2 milhões, foi possível refazer o projeto, corrigindo as irregularidades, incluindo os cinco viadutos e deixando apto para ser pago com recursos federais. Suzana também pleiteou e articulou para que a licitação fosse realizada e conquistou R$ 53 milhões no orçamento deste ano para o início das obras, conquista que também contou com a participação do deputado estadual Jordávio Ramos.

A obra possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias, começando com a construção de um viaduto na região da Lagoa de Calú.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: Luan Medrado – PMJ